06/07/2022

9/7 ás 8:30 horas- Caminhada da luta operária

 


ESPORTISTAS LANÇAM GRUPO DE CAMINHADA POR LULA PRESIDENTE

 

Com a presença do jornalista Juca Kfouri e a participação de Isabel Salgado, ex-jogadora de seleção brasileira de vôlei, mais o apoio da cartunista Laerte, além de manifestações de atletas, lideranças políticas e sindicais, educadores, artistas e ativistas da saúde e do ambiente, foi divulgado nesta segunda-feira (4/7) o Manifesto do Coletivo de Caminhantes e Corredores Lula Presidente.

Criado no final do mês passado, o grupo é um sucessor, ampliado e fortalecido, do coletivo Corredores Patriotas Contra o Golpe, que realizou diversas atividades cívico-esportivas contra o processo que derrubou a presidenta Dilma e na campanha eleitoral de 2018.

Divulgar a caminhada e a corrida como caminhos para melhor qualidade de vida é um dos objetivos do grupo, que defende a saúde como direito coletivo, e que os corpos precisam ser livres e em movimento para ter saúde. Por isso mesmo, lutam por uma sociedade democrática, em que cada um e todos tenha direito a se expressar.


A primeira atividade do grupo é a organização de uma caminhada de apoio ao evento do Dia da Luta Operária, em 9 de Julho, que celebra a memória dos pioneiros da primeira greve geral brasileira, realizada em São Paulo em 1917.

A concentração será no largo da Concórdia -onde a “Internacional” foi cantada pela primeira vez no Brasil, exatamente em uma grande assembleia dos grevistas do século passado. De lá o pelotão parte até o local da homenagem, que é organizada pelas centrais sindicais, partidos políticos e o mandato do vereador Antonio Donato, autor do projeto que instituiu o Dia da Luta Operária, celebrado deste 2017.

A seguir, a íntegra do texto do manifesto do grupo:

CAMINHAMOS COM LULA

PELA SAÚDE E PELO BRASIL

Nós caminhamos pela saúde, pela vida, pelo Brasil.

Fazemos de nossos passos denúncia dos crimes desse governo. Bolsonaro é culpado por centenas de milhares de mortes na pandemia. Ataca o SUS e deixa nossas crianças sem vacina e sem escola. Joga os brasileiros no desemprego, na miséria e na fome. Desmonta a Petrobras e vende a Eletrobras, provoca aumentos do gás, da gasolina e da luz; o preço da comida dispara, a inflação come o salário já enfraquecido. Incentiva a violência contra os povos indígenas, os negros, as mulheres, a população LGBTQIA+, os moradores de rua; o sangue escorre nos campos, nas florestas, nas cidades.

Nossa caminhada nega e se rebela contra tudo isso. Com o exercício, buscamos mais qualidade de vida, bem-estar físico, mental e social, o sonho e a esperança. Nossos corpos na rua são ação e encontro, não repressão e opressão. Queremos mudar; queremos um país melhor.

Um Brasil soberano, mais saudável, com comida de verdade para todos. Uma nação livre para se desenvolver, produzir ciência, criar empregos, garantir educação para nossos filhos e casa para todos. Um país que defenda a natureza e aprenda com a sabedoria dos povos originários e dos quilombolas. Um país que respeite as diferenças e que combata a desigualdade e o racismo: um país que caminhe junto.

Tudo começa com um passo. Um passo em direção ao outro, um passo firme que proteja a terra, um passo até a urna: votar em Lula presidente, por nós e por nosso futuro.

Venha caminhar com a gente.

COLETIVO DE CAMINHANTES E CORREDORES

LULA PRESIDENTE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário