ESPORTISTAS LANÇAM GRUPO DE CAMINHADA POR LULA PRESIDENTE
Com a presença do jornalista Juca
Kfouri e a participação de Isabel Salgado, ex-jogadora de seleção brasileira de
vôlei, mais o apoio da cartunista Laerte, além de manifestações de atletas,
lideranças políticas e sindicais, educadores, artistas e ativistas da saúde e
do ambiente, foi divulgado nesta segunda-feira (4/7) o Manifesto do Coletivo de
Caminhantes e Corredores Lula Presidente.
Criado no final do mês passado, o
grupo é um sucessor, ampliado e fortalecido, do coletivo Corredores Patriotas
Contra o Golpe, que realizou diversas atividades cívico-esportivas contra o
processo que derrubou a presidenta Dilma e na campanha eleitoral de 2018.
Divulgar a caminhada e a corrida
como caminhos para melhor qualidade de vida é um dos objetivos do grupo, que
defende a saúde como direito coletivo, e que os corpos precisam ser livres e em
movimento para ter saúde. Por isso mesmo, lutam por uma sociedade democrática,
em que cada um e todos tenha direito a se expressar.
A primeira atividade do grupo é a
organização de uma caminhada de apoio ao evento do Dia da Luta Operária, em 9
de Julho, que celebra a memória dos pioneiros da primeira greve geral
brasileira, realizada em São Paulo em 1917.
A concentração será no largo da
Concórdia -onde a “Internacional” foi cantada pela primeira vez no Brasil,
exatamente em uma grande assembleia dos grevistas do século passado. De lá o
pelotão parte até o local da homenagem, que é organizada pelas centrais
sindicais, partidos políticos e o mandato do vereador Antonio Donato, autor do
projeto que instituiu o Dia da Luta Operária, celebrado deste 2017.
A seguir, a íntegra do texto do
manifesto do grupo:
CAMINHAMOS
COM LULA
PELA SAÚDE
E PELO BRASIL
Nós caminhamos pela saúde, pela
vida, pelo Brasil.
Fazemos de nossos passos denúncia
dos crimes desse governo. Bolsonaro é culpado por centenas de milhares de
mortes na pandemia. Ataca o SUS e deixa nossas crianças sem vacina e sem
escola. Joga os brasileiros no desemprego, na miséria e na fome. Desmonta a
Petrobras e vende a Eletrobras, provoca aumentos do gás, da gasolina e da luz;
o preço da comida dispara, a inflação come o salário já enfraquecido. Incentiva
a violência contra os povos indígenas, os negros, as mulheres, a população
LGBTQIA+, os moradores de rua; o sangue escorre nos campos, nas florestas, nas
cidades.
Nossa caminhada nega e se rebela
contra tudo isso. Com o exercício, buscamos mais qualidade de vida, bem-estar
físico, mental e social, o sonho e a esperança. Nossos corpos na rua são ação e
encontro, não repressão e opressão. Queremos mudar; queremos um país melhor.
Um Brasil soberano, mais saudável,
com comida de verdade para todos. Uma nação livre para se desenvolver, produzir
ciência, criar empregos, garantir educação para nossos filhos e casa para
todos. Um país que defenda a natureza e aprenda com a sabedoria dos povos
originários e dos quilombolas. Um país que respeite as diferenças e que combata
a desigualdade e o racismo: um país que caminhe junto.
Tudo começa com um passo. Um passo
em direção ao outro, um passo firme que proteja a terra, um passo até a urna: votar
em Lula presidente, por nós e por nosso futuro.
Venha caminhar com a gente.
COLETIVO
DE CAMINHANTES E CORREDORES
LULA
PRESIDENTE

Nenhum comentário:
Postar um comentário