20/07/2022

APESR: VOLTA ÀS AULAS, EXPECTATIVAS E REALIDADE



da pagina da Apesr - Associação dos Profissionais da Educação de SR e região

Às aulas na rede municipal de ensino de São Roque, voltam amanhã, quarta-feira, 20/07.
E qual a expectativa dos docentes para este retorno?
Os docentes mais uma vez voltam desmotivados pagando o preço da falta de planejamento da administração live, marketing e oba-oba.
Com o atraso das aulas no início do ano, devido as "reformas fakes" das escolas, os docentes perderam seu recesso, merecido descanso de vinte dias.
Quatorze dias, no meio da semana, em plena quarta-feira, sem qualquer parada pedagógica, planejamento, nada...
Apenas voltem com alunos!
Todos sabem que é na escola que se constrói parte da identidade e pertencimento do mundo. Nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola depositam-se as expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias.
O que foi feito até agora?
Voltamos sem professores, crianças sem cuidadores e somente agora (final do segundo bimestre), com alguns professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), NADA MUDOU!
Não tem um professor por unidade escolar e CONTINUA A VELHA PRÁTICA de retirar o aluno da SALA DE AULA, EM HORÁRIO DE AULA, para atendimento, fazendo com que este perca aquele momento de vivência coletiva e DRIBLANDO A LEI QUE DETERMINA: ATENDIMENTO EM HORÁRIO CONTRÁRIO AO HORÁRIO DE AULA.
Para piorar, às salas continuam alunos com dificuldades, alguns não alfabetizados e a recuperação paralela "fake" é fazer o próprio professor parar de dar sua aula e mesclar alunos para tal projeto. Modelo que NÃO, TEM QUALQUER RESULTADO, um faz de CONTA DE OFERTA DE RECUPERAÇÃO.
Nenhuma parada para planejamento, para discutir em rede os problemas.
Continua cada escola fazendo o que quer, cada diretor fazendo como entendem, muitos desconhecem o significado de gestor, ou gestão democrática. Alguns convidados para almoços luxuosos, passeios em chácara e Parque da Mônica em HORÁRIO DE EXPEDIENTE.
Fica taxativo repetir que as escolas vivem um abandono disfarçado de autonomia.
Para piorar a situação, com quase 18 milhões de FUNDEB EM CAIXA, dinheiro este que VEM DO GOVERNO FEDERAL PARA PAGAMENTO DOS DOCENTES, cortou 20% dos salários dos professores e NADA se faz para resolver este prejuízo. Coisa de criança birrenta que estando no poder, acredita que maquinando COM OUTROS DIREITOS, tapeia a categoria. Acredita que sua propaganda eterna garante sua reeleição, portanto não precisa do voto do professor.
Além de tudo, é inacreditável ver que ainda com escolas caindo, vai e COMPRA UM PRÉDIO para o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, localizado na BRASITAL onde não pagava aluguel...
🔊🔊🔊 DOIS MILHÕES E DUZENTOS MIL, PARA A COMPRA DO NOVO PRÉDIO
Sim! Este é o valor pago para um local apertado, sem espaço para formação e teve apenas como intenção desalojar quem lá estava, com uma "provável" intenção posterior de comprar o prédio onde funciona o Colégio São Roque, escola cujo um dos proprietários seria o ex-prefeito Cláudio Góes.
É lamentável que enquanto se faz inauguração, com os batem palmas, (àqueles sempre) às escolas terminaram o semestre sem material de limpeza e em alguns casos, até sem papel higiênico.
E após reclamações alguns reparos feitos em horário de aula, manutenção de fossa em horário de aula, troca de vidros, fios, pinturas em sala de aula, falta de professores e xerox ...
Professores, só podemos lhes desejar coragem, garra e que não desistam.
A APESR está à disposição para acolhê-los pois, somos do chão de giz, a sobrecarga oriunda da pandemia destacou ainda mais a necessidade de trabalhar ideias de acolhimento nas escolas com os professores. E principalmente mostrou a necessidade de valorizar o educador e primeiramente RESPALDAR, proporcionando-lhes segurança e condições de trabalho.
Bom retorno Guerreiros!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário