20/11/2022

Benedita da Silva: Lula representa a retomada das políticas contra o racismo e de promoção da igualdade racial

 


"A partir do golpe de Estado parlamentar de 2016, todas as nossas conquistas sofreram retrocessos, sobretudo durante o governo assumidamente racista de Bolsonaro", diz a deputada

PUBLICIDADE
www.brasil247.com - Benedita da Silva
Benedita da Silva (Foto: Reprodução/PT)
 

247 - A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirma, em um artigo publicado no jornal O Globo, que o Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), marca a “esperança real na retomada das políticas contra o racismo e de promoção da igualdade racial”. “A última vez em que celebramos essa data num governo que, de fato, combatia o racismo foi em 2015, com a presidente Dilma. A partir do golpe de Estado parlamentar de 2016, todas as nossas conquistas sofreram retrocessos, sobretudo durante o governo assumidamente racista de Bolsonaro”, destaca a parlamentar.

PUBLICIDADE

“Nos governos do PT, de Lula e Dilma, os negros obtiveram grandes conquistas, entre as quais destaco as mais emblemáticas, como a política de cotas nas universidades públicas, a criação da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Estatuto da Igualdade Racial”, afirma Benedita da Silva no texto. 

Ainda segundo ela, “constituindo-se num dos fatores decisivos para a épica eleição de Lula, o voto dos negros, ao lado do voto das mulheres, da juventude e do Nordeste, representa a inegável força da consciência negra e dá todo o sentido às celebrações otimistas do Dia 20 de Novembro”.

.

“Na eleição mais espúria de nossa história, a esmagadora maioria do povo negro não se deixou enganar e votou consciente contra quem era seu verdadeiro inimigo e a favor daquele que poderia reabrir seus caminhos para avançarmos novamente na nossa luta contra o racismo e a exclusão social – as duas faces da moeda que configuram a dívida social e racial do Brasil”, resalta mais à frente.


“Os desafios do povo negro consciente são imensos, e sua permanente mobilização será fundamental para fazer um presidente assumidamente antirracista, como é Lula, conseguir retomar nossas conquistas e avançar ainda mais nas políticas públicas de promoção da igualdade racial”, observa.

“As mais disputadas eleições de nossa história mostraram que os negros avançam à medida que avança a sua consciência racial, como foi o caso do voto maciço dos afrodescendentes em Lula. Esse talvez seja o principal significado do Dia 20 de Novembro, o Dia da Consciência Negra”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário