30/04/2023

DEPUTADO ACIONA MP CONTRA FAKE NEWS DO GOVERNO TARCÍSIO



do pt alesp

 POR MARISILDA SILVA


O líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), deputado Paulo Fiorilo, ingressará com representação ao Ministério Público de São Paulo contra o secretário de Negócios Internacionais do governo do Estado, Lucas Ferraz, por suposta divulgação de notícia falsa.

A CNN Brasil publicou em seu site matéria assinada pelo jornalista Caio Junqueira, que noticia que o governo de São Paulo havia divulgado, no mesmo dia, nota informando que representantes da estatal russa ucraniana Antonov estiveram no Palácio dos Bandeirantes para tratar de investimentos na ordem de US$ 50 bilhões para a construção de uma planta industrial no país. E que as tratativas foram suspensas após as declarações do presidente Lula sobre a guerra da Ucrânia. A matéria foi publicada em 26/4, às 12h47, e continua disponível no site.

O pedido de Fiorilo é para que o Ministério Público investigue se houve utilização do aparato de publicidade do governo do Estado, em específico da Secretaria de Negócios Internacionais, para produção e divulgação de notícia falsa, com caráter difamatório e motivação política, em absoluto desvio de finalidade da publicidade oficial e conivente com a prática de crimes.

A Antonov desmentiu a nota do governo de São Paulo, afirmando que não “possui um representante autorizado no Brasil e não concedeu a quaisquer pessoas, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa”. Ainda enfatizou seu interesse no desenvolvimento da cooperação com o Brasil e solicitou que os meios de comunicação de massa que verifiquem “cuidadosamente” as informações recebidas de outras fontes.

“Causa perplexidade o modo de produção e divulgação de notícias sem a devida comprovação oficial. A publicação de fake news pode caracterizar o crime de difamação e por isso é fundamental que o Ministério Público apure o que de fato ocorreu e se houve motivação política”, explica o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário