Exerça o voto, respeite o pleito e fortaleça o sindicato.
Diante da pluralidade de opções e respeitando posições individuais em prol do coletivo, o MOVIMENTO ESCOLAS EM LUTA não irá apoiar nenhuma das chapas que concorrem nesta eleição para a Diretoria do SINPEEM , porém reforçamos a importância para que os filiados exerçam seu direito ao voto dia 5 de maio.
É vital para a defesa dos direitos da classe trabalhadora que a participação eleitoral seja a mais ampla e diversa possível,
fortalecendo a legitimidade do pleito, qualificando a representatividade e buscando ampliar a democracia sindical.
Repudiamos qualquer tipo de ameaça, perseguição ou patrulhamento durante o pleito e esperamos que seja uma campanha
desarmada do ódio e que a tolerância, o diálogo e a convivência pacífica prevaleçam
Como contribuição , estimularemos a divulgação de material de TODAS as chapas e defenderemos a livre manifestação, para que os associados possam decidir seus representantes.
Sindicato forte é você quem faz!
Carta para as chapas:
Para qualificar o debate além de cards, gifs e spams, formulamos uma série de questionamentos , conforme demandas do chão da escola e dúvidas que nos foram enviadas
Essas questões serão enviadas para as chapas que estão concorrendo a eleição para a Diretoria do SINPEEM no dia 5 de maio
CHAPA 1 - Compromisso e Luta
CHAPA 2 - Oposição Unificada
CHAPA 3 - Unidade Independente Classista e Combativa
Solicitamos que as respostas sejam enviadas para o e-mail do Movimento Escolas em Luta (movimentoescolasemluta@yahoo.com) até a data limite do dia 02 de maio , para que possamos publicizar e ajudar na decisão no momento do voto
Aproveitamos o ensejo, e colocamos O MOVIMENTO ESCOLAS EM LUTA a disposição para mediar um debate entre as chapas , em seu canal do YouTube ou promovermos um ciclo de pequenas entrevistas.
- Quais ações para valorizar o quadro de apoio e atender as seguintes reivindicações:
- Redução da carga horária do ATE sem redução de vencimentos do pessoal do Quadro de Apoio;
- Reformulação do módulo de ATE
-Alteração da evolução do ATE
- Extinção do termo *"CORRELATAS"* das atribuições do ATE
- Formação para ATE
- Ressignificar o ATÉ nas U.Es:
- urgente aumento do módulo de ATE em todas as unidades.
- criação de cargo de secretário de escola na Educação Infantil
- evolução coerente e justa e viável para os ATEs e Quadro de Apoio
- Quais as propostas para acabar com o confisco?
O que poderia ser feito para exigirmos a revogação, se não o todo da Reforma da Previdência/ Sampaprev, quanto ao fim da integralidade e paridade aos profissionais que se aposentarem por invalidez ou acidente de trabalho, ou seja só recebem agora nestes casos de aposentadorias, 60% do salário, o que é gravíssimo, pois todas/os estamos sujeitos a riscos constantes em trabalho ou no trajeto ao mesmo?
Quanto ao fim das pensões ao cônjuge ou filhos, na falta do servidor/a? Como fica a questão do tempo mínimo de 10 anos na carreira do magistério na qual você poderia sair recebendo o equivalente de 60% do valor que você estivesse recebendo no momento?
- Quais as propostas efetivas para valorizar os profissionais da educação e as condições de trabalho ?
Como cada chapa vai atuar do ponto de vista jurídico para a garantir a revisão salarial e não ter 0,1% de reajuste?
Incorporação do PDE aos salários, se tem dinheiro pra bônus tem para pagar no salário?
- Como avaliam a política de educação da prefeitura de SP do atual prefeito Ricardo Nunes?
- Como construir a cultura de paz na rede municipal, com o apoio da comunidade, tendo em vista a escalada da violência nas escolas?
- Como avaliam o novo ensino médio e quais as propostas?
Há muitas queixas com relação ao atendimento do HSPM.
O que pode ser feito para solucionar essas demanda?
- Qual a posição das diversas chapas sobre o SINPEEM permanecer filiado a CUT?
- Quais as ações para combater a ânsia privatista do prefeito , como por exemplo o PL 573/21 e o Termo de Fomento do Liceu? Gostaria de saber qual o posição relacionada a privatização da Educação Infantil, visto que chegou na Emei?
O PL 573/21 que privatiza a gestão das escolas poderia ter sido barrado ? Como ?
- Ações para combater o crescente número de casos de assédio na rede , machismo, misoginia, racismo e outros tipos de violência
- Quais providências estão sendo tomadas diante das denúncias de licenças negadas ou reduzidas , readaptações , atendimento pericial. Maus tratos e condutas humilhadoras por peritos, às servidoras/es adoecidos, durante as perícias médicas, que o COGESS seja um espaço humanizado e acolhedor a estes trabalhadores que adoecem, principalmente devido às péssimas condições de trabalho?
O módulo de profissionais nas escolas está incompleto na rede , prejudicando a rotina escolar e adoecendo os servidores. Medidas são urgentes para as escolas não colapsarem. O que o sindicato pode fazer?
- Quais as propostas para melhorar a organização do sindicato com os filiados? > nelice: A chapa é a favor das SUBSEDES para facilitar a organização sindical nos territórios? Por que não foi implementado até o momento ?
É possível o sindicato oferecer para os filiados, atendimento próprio com médicos do trabalho, psicólogas e assistente social?
- Como reverter perdas de direitos como : dispensa de ponto do dia para as reuniões sindicais, quantidade de abonos, etc
- Como solução para a falta de profissionais nas escolas o governo tem ampliado as contratações temporárias, o que não resolve o déficit e as escolas estão trabalhando no limite, além da precarização que esses funcionários estão expostos
-Pedimos SOCORRO! As condições de trabalho têm provocado adoecimento.
Salas superlotadas, falta de apoio e funcionários para atender alunos com deficiência. Quais ações imediatas e não a longo prazo serão feitas ?
- A prefeitura tem dinheiro em caixa, servidores sofrem com o arrocho salarial e estão se endividando cada vez mais. Qual o índice de REAJUSTE proposto ? E o que precisamos para obter a Incorporação dos 31,8% ?
- As últimas greves foram desgastantes , longas e com poucas conquistas. Quais outros métodos de luta sugerem?
O que o sindicato poderá fazer para reverter o fim do congelamento do tempo durante a pandemia, decretado pelo Bolsonaro, para efeitos de quinquênios, sexta parte, Evolução Funcional por tempo, além dos abaixo assinados ?
Como cada chapa analisa a indenização aos trabalhadores da educação, visto os impactos da Pandemia como adoecimento, casos de morte no exercício da profissão e total abandono às equipes escolares no atendimento às famílias durante a Pandemia, especialmente do ponto de vista jurídico?
- Como cada chapa pensa a interlocução do Sindicato a outros movimentos da educação, coletivos de luta, muitos surgidos como alternativa às posturas e falta de ações do Sinpeem em várias frentes como por exemplo o atendimento no Servidor Público Municipal?
- Visto a crescente demanda das crianças e estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e em investigação , como a chapa avalia a política municipal na Perspectiva da Educação Inclusiva e quais propostas apresentam?
- Quais as propostas da chapa para reconquistar a confiança da categoria no sindicato?
-Qual é a posição de cada chapa frente às reformas da Previdência e Trabalhista ??
- Qual a politica que pretendem para garantir a realização de concursos públicos?
Os atuais modelos de reunião e participação da Categoria serão mantidos? Quais as propostas?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Profa Nelice Pompeu
Movimento Escolas em Luta
Essas questões serão enviadas para as chapas que estão concorrendo a eleição para a Diretoria do SINPEEM no dia 5 de maio
CHAPA 1 - Compromisso e Luta
CHAPA 2 - Oposição Unificada
CHAPA 3 - Unidade Independente Classista e Combativa
Solicitamos que as respostas sejam enviadas para o e-mail do Movimento Escolas em Luta (movimentoescolasemluta@yahoo.com) até a data limite do dia 02 de maio , para que possamos publicizar e ajudar na decisão no momento do voto
Aproveitamos o ensejo, e colocamos O MOVIMENTO ESCOLAS EM LUTA a disposição para mediar um debate entre as chapas , em seu canal do YouTube ou promovermos um ciclo de pequenas entrevistas.
- Quais ações para valorizar o quadro de apoio e atender as seguintes reivindicações:
- Redução da carga horária do ATE sem redução de vencimentos do pessoal do Quadro de Apoio;
- Reformulação do módulo de ATE
-Alteração da evolução do ATE
- Extinção do termo *"CORRELATAS"* das atribuições do ATE
- Formação para ATE
- Ressignificar o ATÉ nas U.Es:
- urgente aumento do módulo de ATE em todas as unidades.
- criação de cargo de secretário de escola na Educação Infantil
- evolução coerente e justa e viável para os ATEs e Quadro de Apoio
- Quais as propostas para acabar com o confisco?
O que poderia ser feito para exigirmos a revogação, se não o todo da Reforma da Previdência/ Sampaprev, quanto ao fim da integralidade e paridade aos profissionais que se aposentarem por invalidez ou acidente de trabalho, ou seja só recebem agora nestes casos de aposentadorias, 60% do salário, o que é gravíssimo, pois todas/os estamos sujeitos a riscos constantes em trabalho ou no trajeto ao mesmo?
Quanto ao fim das pensões ao cônjuge ou filhos, na falta do servidor/a? Como fica a questão do tempo mínimo de 10 anos na carreira do magistério na qual você poderia sair recebendo o equivalente de 60% do valor que você estivesse recebendo no momento?
- Quais as propostas efetivas para valorizar os profissionais da educação e as condições de trabalho ?
Como cada chapa vai atuar do ponto de vista jurídico para a garantir a revisão salarial e não ter 0,1% de reajuste?
Incorporação do PDE aos salários, se tem dinheiro pra bônus tem para pagar no salário?
- Como avaliam a política de educação da prefeitura de SP do atual prefeito Ricardo Nunes?
- Como construir a cultura de paz na rede municipal, com o apoio da comunidade, tendo em vista a escalada da violência nas escolas?
- Como avaliam o novo ensino médio e quais as propostas?
Há muitas queixas com relação ao atendimento do HSPM.
O que pode ser feito para solucionar essas demanda?
- Qual a posição das diversas chapas sobre o SINPEEM permanecer filiado a CUT?
- Quais as ações para combater a ânsia privatista do prefeito , como por exemplo o PL 573/21 e o Termo de Fomento do Liceu? Gostaria de saber qual o posição relacionada a privatização da Educação Infantil, visto que chegou na Emei?
O PL 573/21 que privatiza a gestão das escolas poderia ter sido barrado ? Como ?
- Ações para combater o crescente número de casos de assédio na rede , machismo, misoginia, racismo e outros tipos de violência
- Quais providências estão sendo tomadas diante das denúncias de licenças negadas ou reduzidas , readaptações , atendimento pericial. Maus tratos e condutas humilhadoras por peritos, às servidoras/es adoecidos, durante as perícias médicas, que o COGESS seja um espaço humanizado e acolhedor a estes trabalhadores que adoecem, principalmente devido às péssimas condições de trabalho?
O módulo de profissionais nas escolas está incompleto na rede , prejudicando a rotina escolar e adoecendo os servidores. Medidas são urgentes para as escolas não colapsarem. O que o sindicato pode fazer?
- Quais as propostas para melhorar a organização do sindicato com os filiados? > nelice: A chapa é a favor das SUBSEDES para facilitar a organização sindical nos territórios? Por que não foi implementado até o momento ?
É possível o sindicato oferecer para os filiados, atendimento próprio com médicos do trabalho, psicólogas e assistente social?
- Como reverter perdas de direitos como : dispensa de ponto do dia para as reuniões sindicais, quantidade de abonos, etc
- Como solução para a falta de profissionais nas escolas o governo tem ampliado as contratações temporárias, o que não resolve o déficit e as escolas estão trabalhando no limite, além da precarização que esses funcionários estão expostos
-Pedimos SOCORRO! As condições de trabalho têm provocado adoecimento.
Salas superlotadas, falta de apoio e funcionários para atender alunos com deficiência. Quais ações imediatas e não a longo prazo serão feitas ?
- A prefeitura tem dinheiro em caixa, servidores sofrem com o arrocho salarial e estão se endividando cada vez mais. Qual o índice de REAJUSTE proposto ? E o que precisamos para obter a Incorporação dos 31,8% ?
- As últimas greves foram desgastantes , longas e com poucas conquistas. Quais outros métodos de luta sugerem?
O que o sindicato poderá fazer para reverter o fim do congelamento do tempo durante a pandemia, decretado pelo Bolsonaro, para efeitos de quinquênios, sexta parte, Evolução Funcional por tempo, além dos abaixo assinados ?
Como cada chapa analisa a indenização aos trabalhadores da educação, visto os impactos da Pandemia como adoecimento, casos de morte no exercício da profissão e total abandono às equipes escolares no atendimento às famílias durante a Pandemia, especialmente do ponto de vista jurídico?
- Como cada chapa pensa a interlocução do Sindicato a outros movimentos da educação, coletivos de luta, muitos surgidos como alternativa às posturas e falta de ações do Sinpeem em várias frentes como por exemplo o atendimento no Servidor Público Municipal?
- Visto a crescente demanda das crianças e estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e em investigação , como a chapa avalia a política municipal na Perspectiva da Educação Inclusiva e quais propostas apresentam?
- Quais as propostas da chapa para reconquistar a confiança da categoria no sindicato?
-Qual é a posição de cada chapa frente às reformas da Previdência e Trabalhista ??
- Qual a politica que pretendem para garantir a realização de concursos públicos?
Os atuais modelos de reunião e participação da Categoria serão mantidos? Quais as propostas?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Profa Nelice Pompeu
Movimento Escolas em Luta
Participe do grupo:
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