Da apeoesp:
A convite do secretário executivo, Vinicius Mendonça, a presidenta
da APEOESP e também deputada estadual, Professora Bebel, esteve na
sede da Secretaria Estadual da Educação, tratando de assuntos emergenciais
de interesse da categoria.
Atividades Pedagógicas Diversificadas (APD)
Em nome da APEOESP, a presidenta do Sindicato cobrou a resolução
da questão do cumprimento da Atividade Pedagógica Diversificada (APD)
em local de livre escolha, levando o secretário executivo a afirmar que a
SEDUC atenderá esta reivindicação e que está sendo analisada a forma
jurídica de efetivá-la.
Número máximo de estudantes por classe
A presidenta da APEOESP cobrou o fim do fechamento de classes
e a necessidade de fixação do número máximo de 25 estudantes em
cada classe. O secretário executivo respondeu que a SEDUC fixará os
números máximos de estudantes por classe em 25 no ciclo I do ensino
fundamental e de 30 no ciclo II e no ensino médio. Questionado pela
Professora Bebel sobre a aplicação imediata desta decisão, por meio
do desmembramento de classes, disse que entrará em vigor no segundo
semestre, mediante análise diagnóstica que a SEDUC demandará às
direções das unidades escolares.
Busca ativa
Neste ponto, a presidenta da APEOESP cobrou da SEDUC a realização
da busca ativa, para trazer de volta às escolas crianças e jovens que
abandonam os estudos, até porque essa é uma exigência do Ministério
Público, em resposta à representação impetrada pela APEOESP. A resposta
foi de que esse procedimento está sendo realizado. Continuaremos
cobrando.
Mesa Permanente de Negociação
O secretário executivo informou que nos próximos dias será publicada
resolução que institui a Mesa de Negociação Permanente com o
Sindicato, mediante reiterada reivindicação da APEOESP.
Regime de faltas
Também afirmou que buscará, em diálogo com o Sindicato, resolver
a questão da falta-aula, reforçando que a atual gestão não está de
acordo com a situação existente (em que qualquer atraso implica no
desconto integral do dia de trabalho). A SEDUC também está disposta
a dialogar sobre a questão da falta abonada, no âmbito da Mesa a ser
criada, conforme pautou a Professora Bebel na reunião.
Concurso
Em relação ao concurso, a APEOESP reforçou a necessidade de mais
vagas, assim como pontuou a exigência, descabida do nosso ponto de
vista, da apresentação de uma vídeo-aula. O secretário executivo esclareceu
que a apresentação da vídeo-aula não é obrigatória, embora conte
pontos. Disse ainda que o vídeo pode consistir em um recorte de uma
aula (inclusive uma aula presencial na escola) e que não será avaliado
conteúdo e sim a didática do candidato. A APEOESP, neste momento,
aguarda decisão judicial a respeito da vídeo-aula como critério neste
concurso.
Classificação para atribuição de aulas
A presidenta da APEOESP tratou também da revogação do artigo 80
da Lei Complementar 1374/2022, que coloca a jornada de trabalho como
fator preponderante na classificação para atribuição de aulas. O secretário
executivo reiterou a informação que havíamos divulgado anterior4
Secretaria de Comunicação
mente, de que a SEDUC está disposta a construir junto com o Sindicato
critérios para a atribuição de aulas que mantenham os atuais (tempo de
serviço, cursos e concursos), combinados com a formação continuada (a
ser oferecida em larga escala pela Secretaria) e mecanismos para fixar
o professor em uma única unidade escolar.
Carreira
Cobrou ainda a recuperação de nosso plano de carreira, com a ampliação
das possibilidades de evolução e respeito aos direitos a quinquênios
e sexta-parte e questionou também o fato de que na chamada
“nova carreira” a evolução se dá pela via das provinhas. Em resposta,
o secretário executivo afirmou que a gestão não aplicará essas provas
como critério e que discutirá com o Sindicato outras possibilidades de
evolução que dizem respeito ao item Desenvolvimento, sobretudo em
relação à formação continuada dos professores.
Valorização salarial
A Professora Bebel também cobrou um posicionamento da Secretaria
em relação ao reajuste salarial para os professores. O secretário
executivo se comprometeu a enviar ao Sindicato um texto que tratará
da intenção da pasta de incorporar o valor do piso salarial profissional
nacional ao salário base da categoria, para que possa ser analisado e
debatido no âmbito da Mesa Permanente de Negociação.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário