Os presidentes do Brasil e da Colômbia esperam discutir as ameaças que afetam a floresta amazônica
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega colombiano Gustavo Petro participarão neste sábado (8) das cerimônias de encerramento do Encontro no Caminho da Cúpula Amazônica, informa a Telesur.
Os presidentes da Colômbia e do Brasil se reunirão na sede da Universidade Nacional da Colômbia, em Leticia, na presença de povos indígenas, organizações não-governamentais e sociedade civil, além de autoridades regionais e locais.
O encontro Encontro no Caminho da Cúpula Amazônica reune representantes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela com o objetivo de criar uma série de propostas e compromissos para a proteção da floresta amazônica.
Os acordos alcançados deverão ser endossados na Cúpula de Presidentes da Amazônia, que acontecerá na cidade brasileira de Belém do Pará nos dias 8 e 9 de agosto.
Entre os assuntos que estarão na pauta do evento está o bem-estar dos cerca de 400 povos indígenas que vivem na Amazônia e que enfrentam contínuas ameaças a suas terras e modos de vida.
A cúpula amazônica de Belém do Pará também buscará resgatar os princípios do Tratado de Cooperação Amazônica de 1978.
Desse acordo, nasceu em 1995 a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), cuja última cúpula foi realizada em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário