GABINETE DO SECRETÁRIO
SME
PLANO DE METAS 2023/2024
SEI 6016.2023/0106513-9
A Secretaria Municipal de Educação, atendendo ao artigo 18 do Decreto nº 45.090/2004, publica o seu Plano de Metas 2023/2024:
META 1 - 100% das unidades educacionais realizando ações para o fortalecimento das experiências e das aprendizagens para o desenvolvimento de todos os estudantes.
Visando atender as Metas 23 e 24 do Programa de Metas 21/24 - Atingir o resultado de 5,7 no IDEP para os anos iniciais e 5,2 para os anos finais.
Nome da ação: Fortalecimento das experiências e das aprendizagens.
Unidades de Trabalho: SME/ COPED, SME/COGEP e Diretorias Regionais de Educação (DREs)
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME / COPED: Simone Aparecida Machado, RF 576.603.6, Tatiane Aparecida Dian Hermanek, RF 748.620-1, SME /COGEP: Mariza Leiko Kubo e Diretorias Regionais de Educação: Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148.9 / Campo Limpo -Regina Paula Collazo Bertuccioli, RF 694.014.5 / Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450.9 / Freguesia Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / Guaianases - Lucimeire Cabral de Santana, RF 676.794.4 / Ipiranga - Marta Malheiros Adriano, RF 690.979.5 / Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871.0 / Jaçanã Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136.5 / Pirituba Jaraguá - Karen Martins de Andrade, RF 692.549.9 / Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109.5 / São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809.1 / São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5.
Objetivo a ser atingido:
Subsidiar as equipes das unidades educacionais para o planejamento e oferta de ações visando o fortalecimento das aprendizagens para todos os estudantes.
Público-alvo:
Estudantes das unidades educacionais de ensino fundamental da RME-SP.
Justificativa:
Os resultados de aprendizagem evidenciados pelas avaliações de 2022 revelam a necessidade de investimento em ações para o fortalecimento das aprendizagens uma vez que o período pandêmico trouxe lacunas no processo educacional dos estudantes que ainda reverberam em seu desempenho escolar. A apropriação do sistema alfabético de escrita e o alcance dos objetivos de aprendizagem definidos para cada ano/etapa de ensino são objetivos estabelecidos para a Rede Municipal de São Paulo. Diante disso, organizar ações de recuperação e de fortalecimento das aprendizagens em formatos que oportunizem aos estudantes melhores e mais qualificadas situações didáticas sempre ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um, torna-se fundamental para o avanço de todos.
Cronograma:
Atividades/ Etapas | Período de realização |
1. Elaboração e publicação da IN que institui o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental; organização inicial das atividades. | dezembro 2022 a fevereiro 2023 |
2. Elaboração e publicação da IN que reorganiza o Projeto Formação da Cidade, destinado aos docentes das unidades educacionais da RME; organização inicial das atividades. | dezembro 2022 a fevereiro 2023 |
3. Elaboração e publicação da IN que institui organização e cumprimento das horas de formação e aperfeiçoamento que compõem a Jornada Básica do Gestor Educacional e do Assistente de Diretor de Escola | dezembro 2022 a fevereiro 2023 |
4. Formação da Cidade e de Gestores em plataforma virtual, organizada pela SME/COPED em conjunto com DIPEDs e coordenação pedagógica das UEs. | março/dezembro 2023 |
5. Organização e atendimento de turmas de recuperação paralela, nas unidades de ensino fundamental, conforme as necessidades de aprendizagem e de acordo com a IN SME nº 42/22. | fevereiro/dezembro 2023 |
6. Organização e planejamento de ações de fortalecimento das aprendizagens nas unidades educacionais, no horário regular e no contraturno, conforme as necessidades de aprendizagem e de acordo com a IN SME nº 42/22 | fevereiro/dezembro 2023 |
7. Formação dos coordenadores pedagógicos das unidades educacionais. | fevereiro/dezembro 2023 |
8. Acompanhamento das aprendizagens por meio do mapeamento dos estudantes | fevereiro/dezembro 2023 |
Meta 2 - Ampliação em 5% o número de bebês, crianças e estudantes com atendimento no Programa de Transporte Escolar Gratuito - TEG
Visando garantir o acesso de todos os bebês, crianças e estudantes para cumprir as Diretrizes do PME aprovado pela Lei 16.271:
Art. 2º São Diretrizes do PME: ..... II - universalização do atendimento escolar;
Nome da ação: TEG
Unidades de Trabalho: SME/ COGED e Diretorias Regionais de Educação
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME/ COGED – Fatima Cristina Abrão, RF 675.374.4, e Diretorias Regionais de Educação (DREs): Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148.9 / Campo Limpo - Regina Paula Collazo Bertuccioli, RF 694.014.5 / Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450.9 / Freguesia Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / Guaianases - Lucimeire Cabral de Santana, RF 676.794.4 / Ipiranga - Marta Malheiros Adriano, RF 690.979.5 / Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871.0 / Jaçanã Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136.5 / Pirituba Jaraguá - Karen Martins de Andrade, RF 692.549.9 / Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109.5 / São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809.1 / São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5.
Objetivo a ser atingido: ampliar em 5% o número de bebês, crianças e demais estudantes com atendimento no Programa de Transporte Escolar Gratuito comparado a março/2023.
Público-alvo: matriculados na Rede Municipal de Ensino, conforme critérios estabelecidos na normatização do Programa
Justificativa para a Ação: o atendimento no transporte escolar é importante instrumento na garantia de acesso à educação, não só para superação de distâncias entre escola/residência, mas, também, para casos de doenças e deficiências nos quais as dificuldades de locomoção apresentam-se como barreiras para frequência dos estudantes.
Cronograma:
Atividades/etapas | Período de realização |
Inscrição dos estudantes com direito ao Programa | A partir de dezembro/2022, sem interrupção |
Escolha condutor pela família e alocação nos veículos | A partir de janeiro/2023, sem interrupção |
Estudo das rotas para alocação dos inscritos e solicitação de novos veículos | A partir de fevereiro/2023, sem interrupção |
Meta 3 - 100% das Unidades Educacionais com Busca Ativa.
Visando a permanência de todos, para cumprir as Diretrizes do PME aprovado pela Lei 16.271:
Art. 2º São Diretrizes do PME: ..... XIV - desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à superação da exclusão, da evasão e da repetência escolares, articulando os ciclos e as etapas de aprendizagem, visando à continuidade do processo educativo e considerando o respeito às diferenças e desigualdades entre os educandos.
Nome da ação: Busca Ativa.
Unidades de Trabalho: SME/ Coordenadoria Pedagógica (COPED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs)
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME / COPED: Simone Aparecida Machado, RF 576.603.6, SME / COPED /SOI Marcia Andréa Bonifácio da Costa Oliveira e Diretorias Regionais de Educação: Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148.9 / Campo Limpo - Regina Paula Collazo Bertuccioli, RF 694.014.5 / Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450.9 / Freguesia Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / Guaianases - Lucimeire Cabral de Santana, RF 676.794.4 / Ipiranga - Marta Malheiros Adriano, RF 690.979.5 / Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871.0 / Jaçanã Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136.5 / Pirituba Jaraguá - Karen Martins de Andrade, RF 692.549.9 / Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109.5 / São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809.1 / São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5.
Objetivo a ser atingido:
Organizar ações de busca ativa em todas as unidades educacionais da RME.
Público-alvo:
Estudantes das unidades educacionais da RME- SP
Justificativa:
Os dados de acompanhamento da frequência de bebês, crianças e estudantes matriculados nas unidades educacionais da RME-SP revelaram índices de ausências e infrequência que exigem ações continuadas e efetivas de busca ativa para a garantia do acesso, permanência e da aprendizagem de todos os estudantes na escola. O Currículo da Cidade está alicerçado em três conceitos fundamentais: equidade, educação integral e educação inclusiva; e a concretização deste currículo na promoção de avanços no desempenho escolar de cada um presume que sejam planejadas ações que assegurem a presença e a frequência de todos os matriculados, de modo a vivenciarem as experiências e atividades educacionais planejadas.
Cronograma:
Atividades/ Etapas | Período de realização |
1. Organização do processo de acompanhamento dos registros de frequência dos bebês, crianças e estudantes da RME-SP | fevereiro 2023 |
2. Análise contínua dos dados de acompanhamento da frequência dos matriculados nas unidades educacionais | fevereiro/dezembro 2023 |
3. Atuação das agentes de busca ativa escolar - ABAE | fevereiro/dezembro 2023 |
4. Planejamento de ações de busca ativa e de encaminhamentos, conforme as necessidades apresentadas pelos estudantes | fevereiro/dezembro 2023 |
Fernando Padula Novaes
Secretário Municipal de Educação
Veja pelo link;
SEI/PMSP - 089372710 - Plano de Trabalho (prefeitura.sp.gov.br)
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