01/01/2024

Secretários de Estado deixam cargos para concorrer em eleições municipais de 2024

 


brasil 247


Movimentação política em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco antecipa cenário eleitoral nas maiores regiões do país

Sonaira Fernandes
Sonaira Fernandes (Foto: Reprodução)
 

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- Nos bastidores políticos de alguns dos maiores estados brasileiros, uma movimentação estratégica está sendo desenhada nos escalões governamentais. A troca de membros do primeiro escalão nos governos de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina é planejada em sintonia com os governadores, visando ampliar o capital político rumo a prefeituras ou câmaras municipais, transformando esses polos em possíveis trampolins eleitorais para aliados em 2026, destaca reportagem de O Globo.

No cenário paulista, a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pode enfrentar a saída de três secretários estratégicos. A bolsonarista Sonaira Fernandes, da pasta de Políticas para a Mulher, cogita a vice-liderança do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ou uma candidatura à Câmara. A titular da pasta de Esportes, Coronel Helena Reis, projeta disputar a prefeitura de São José do Rio Preto. Ambas, do Republicanos, partido de Tarcísio. A terceira baixa provável é o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Jr., avaliando uma possível reeleição na Câmara, onde está licenciado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essas mudanças já despertam interesses na Assembleia Legislativa (Alesp), com a deputada Valéria Bolsonaro (PL) vislumbrando a sucessão de Sonaira. No entanto, há defensores bolsonaristas para que o governador promova um parlamentar do Republicanos, abrindo espaço para o suplente Danilo Campetti, policial federal afastado por suposto uso inadequado de distintivo e arma durante a campanha de Tarcísio em 2022.

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) considera lançar seu secretário de Turismo, Daniel Coelho, como candidato à prefeitura de Recife, enfrentando o projeto de reeleição de João Campos (PSB). A incerteza do prefeito em ceder a vaga de vice ao PT e a aproximação da governadora com o presidente Lula levam os petistas locais a questionarem a aliança com o atual prefeito, gerando interesse por Lyra, apesar do favoritismo de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário