Ação judicial conjunta da APEOESP, AFUSE e SindSaúde conquistou
prazo de mais 80 dias para que os servidores públicos estaduais possam
realizar o seu recadastramento, face a uma série de dificuldades que estão
sendo encontradas para efetivar essa exigência do governo do Estado.
Solicitamos a todas as professoras e a todos os professores que enviem
“prints“ das telas do aplicativo Sou.sp.gov.br que mostrem dificuldades de
acesso ou realização das tarefas solicitadas, remetendo-os com as devidas
informações para presiden@apeoesp.org.br. Esse material é importante
para futuras ações, solicitando novo prazo, caso os problemas persistam.
Veja abaixo o passo a passo para o recadastramento:
1.Baixe o aplicativo SOU.SP.GOV.BR na Google Play Store ou App Store.
2. Acesse com seu login e senha GOV.BR.
OBSERVAÇÃO: em ambos os aplicativos (SOU.SP.GOV.BR e o GOV.BR), o
reconhecimento facial é solicitado.
O procedimento de reconhecimento facial utilizado no aplicativo
GOV.BR compara a foto tirada no dispositivo do cidadão com as bases
de biometria facial disponíveis para o governo (TSE e Senatran).
Caso a biometria do cidadão não esteja disponível no TSE ou Senatran, a
opção de reconhecimento facial não estará disponível no aplicativo GOV.BR.
DICAS PARA O RECONHECIMENTO FACIAL
Para que o procedimento de reconhecimento facial possa ser concluído
com sucesso, é necessário que a posição do rosto, a qualidade da
imagem e as condições de iluminação do ambiente estejam adequadas.
Recomendamos que siga as dicas abaixo para realização do reconhecimento
facial:
Esteja em um ambiente iluminado e sem pessoas e objetos ao fundo;
Deixe o rosto bem visível. Evite: chapéu, óculos de sol ou qualquer
coisa que cubra parte do seu rosto;
Segure o celular na altura do seu rosto, ele ficará mais firme se você
apoiar os cotovelos em uma mesa;
Mantenha sua cabeça dentro do círculo durante todo o reconhecimento
facial.
Durante o reconhecimento facial, será necessário seguir as dicas para
realizar o procedimento com sucesso. Caso as condições da foto, como
posição e visibilidade do rosto, qualidade da imagem e iluminação do
ambiente, não estejam adequadas, o aplicativo pode não conseguir
prosseguir e será apresentada uma mensagem informativa.
Neste caso, sugerimos que mude o local da foto e tente seguir as dicas
para realizar o reconhecimento facial novamente. Ambientes escuros, sombras
e objetos cobrindo seu rosto podem dificultar a captura da imagem.
Movimentar muito o rosto também pode provocar a falha do processo.
RECONHECIMENTO FACIAL BLOQUEADO
Por questões de segurança, caso tenha o reconhecimento facial inválido
por 5 vezes no mesmo dia, o procedimento será bloqueado e será
necessário aguardar até o dia seguinte para tentar novamente.
Feito o acesso via GOV.BR, o servidor será direcionado para o aplicativo
SOU.SP.GOV.BR para iniciar o recadastramento.
Em cada um dos campos (1, 2, 3…) o servidor deverá acessar para
confirmar ou alterar/atualizar as informações.
Durante o processo, o campo que constar com símbolo verde, sinaliza
que os dados já foram confirmados. Se amarelo, segue pendente de
preenchimento.
No Bloco 1 – Dados Pessoais - aparecerão os dados para validação.
Assim que finalizar, deverá clicar em “Salvar”
No Bloco 2 – Contatos - aparecerão os dados para validação. Assim
que finalizar, deverá clicar em “Salvar”.
No Bloco 3 – Endereço Residencial - aparecerão os dados para validação.
Assim que finalizar, deverá clicar em “Salvar”.
No Bloco 4 – Dependentes - aparecerão os dados para validação.
Assim que finalizar, deverá clicar em “Salvar”.
No Bloco 5 – Dados Funcionais - aparecerão os dados para validação.
Assim que finalizar, deverá clicar em “Salvar”.
Caso você tenha mais de 1 vínculo, esta ação deverá ser realizada em
cada um dos vínculos.
OBSERVAÇÃO: nos blocos de 1 a 5, se tiver algum dado para alterar, clicar no
lápis que aparecerá no canto superior direito e depois clique em “Salvar”
No Bloco 6 – Prova de Vida – deverá realizar a validação biométrica
facial para fins de comprovação de vida.
Ao finalizar o processo de Prova de Vida e se já tiver realizado todos
os demais passos, aparecerá o status de “Concluído” na página inicial
do Recadastramento Digital.
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