Brasil 247
Decisão foi tomada de forma unânime pela Corte Eleitoral. Parlamentar diz que irá recorrer ao TSE
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu, nesta terça-feira (16), pela cassação do diploma do deputado federal bolsonarista Maurício Marcon (Podemos). A decisão unânime foi tomada após a Justiça considerar que o partido utilizou uma candidatura laranja para fraudar a cota de gênero nas eleições de 2022, informa o Metrópoles. Além de Marcon, toda a nominata de suplentes do Podemos também teve seus diplomas cassados.
Segundo o tribunal, Marcon foi “diretamente beneficiado pela fraude à quota de gênero e pela interferência do poder econômico e dos meios de comunicação social”. A cassação foi aprovada por unanimidade, com sete desembargadores votando a favor.
A defesa de Marcon já anunciou que pretende recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, o deputado continua no exercício de seu mandato. Em suas redes sociais, Marcon comentou a decisão, afirmando que recorrerá ao TSE. Ele atribuiu o problema a uma mudança de última hora em uma das candidaturas femininas, que acabou não tendo tempo para participar dos programas de TV do partido. “Não conheço a mulher que foi colocada, não participei de campanha dela, nada, simplesmente nada”, disse o bolsonarista em um vídeo.
Se a decisão do TRE for mantida pelo TSE, um novo cálculo do quociente eleitoral será necessário, podendo transferir a cadeira de Marcon a outro partido ou coligação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário