12/08/2024

Comunidade escolar em solidariedade à mobilização das trabalhadoras terceirizadas da limpeza

 


Reproduzimos abaixo importante iniciativa de professores, trabalhadores e comunidade escolar da EMEI Rio Pequeno em solidariedade à mobilização das trabalhadoras terceirizadas da limpeza, que por responsabilidade da empresa Lume e da prefeitura de Ricardo Nunes (MDB), seguem sem o pagamento integral de seus benefícios e direitos. Medidas de apoio como essa são fundamentais para a unidade da nossa luta em defesa da educação pública contra a terceirização e privatização, que só aprofundam a precarização das condições de trabalho e ensino em nossa rede:

"(...) É inaceitável que, em pleno século XXI, trabalhadoras sejam submetidas a condições que remetem aos tempos sombrios de exploração e desrespeito aos direitos humanos. Salários que não são pagos em dia, vales-alimentação divididos em várias parcelas e, ainda pior, a ameaça de perderem seus empregos caso não aceitem essas condições deploráveis, são práticas que não podemos e não vamos aceitar.

As funcionárias da limpeza de nossa escola são peças fundamentais no bom funcionamento da EMEI Rio Pequeno I. Seu trabalho diário, muitas vezes invisível, é essencial para garantir que nossos filhos e filhas tenham um ambiente limpo, seguro e acolhedor. No entanto, essas profissionais estão sendo tratadas de maneira desumana, e nós, enquanto comunidade escolar, não podemos ficar em silêncio diante dessa injustiça.

Manifestamos aqui nosso total apoio a todas as decisões que essas funcionárias venham a tomar em busca de seus direitos. Queremos que saibam que podem contar conosco para a divulgação desta situação e para qualquer outra forma de apoio que se faça necessária. As mulheres trabalhadoras merecem ser respeitadas, valorizadas e ter seus direitos garantidos, e estaremos ao lado delas na luta por justiça. (...)

Este manifesto é um grito de basta. Não compactuaremos com práticas que remontam aos tempos de escravidão. Estamos juntos e juntas nesta luta, e não descansaremos até que a justiça seja feita.

Comunidade Escolar EMEI Rio Pequeno I"

#greve #terceirização #precarizaçãodotrabalho #beneficios #respeito  #trabalhadoras #escolapública

Nenhum comentário:

Postar um comentário