É este o presente que as prefeituras de Teresópolis, Cabo Frio, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Belford Roxo dão aos/às professores/as e funcionários/as
Publicado: 24 Dezembro, 2024 - 13h43 | Última modificação: 24 Dezembro, 2024 - 13h50
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE
É estarrecedor o que muitas prefeituras do Estado do Rio de Janeiro fazem com seus/suas profissionais de educação. No momento das férias escolares e festas natalinas, quando as pessoas se programam para os festejos do nascimento de Cristo, o presente que as prefeituras de Teresópolis, Cabo Frio, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Belford Roxo dão aos/às professores/as e funcionários/as de educação de suas cidades é o vexaminoso atraso no pagamento do 13º salário. Se não bastasse isso, a gestão de Belford Roxo ainda está com dois meses de salários desses/as profissionais atrasados. É um verdadeiro escracho!
Em um momento em que todas as pessoas gostariam de contar com esse direito que, conquistado ainda no ano de 1962 ao conjunto da classe trabalhadora brasileira, é fundamental no orçamento doméstico de todas as famílias. Como é possível, no ano de 2024, ainda termos prefeitos e prefeitas que simplesmente decidem atrasar o pagamento dessa remuneração extra que, por direito conquistado depois de muita luta social, cabe a toda trabalhadora e trabalhador desse país.
Não é de hoje que os/as educadores/as brasileiros/as, em manifestações já defendidas por esta CNTE em muitas ocasiões, lutam pela instituição de uma Lei de Responsabilidade Social. Toda vez que um gestor irresponsável e incompetente atrasar o pagamento de um benefício ou direito social, ele deve ser punido, no limite, até com a sua própria prisão e inelegibilidade. Não se pode admitir a apropriação dos recursos que por direitos são dos/as trabalhadores/as brasileiros/as.
O Brasil se solidariza com o conjunto desses profissionais dessas cidades do Rio de Janeiro e cobra celeridade e urgência na quitação imediata do 13º salário, devido aos/às profissionais de educação de Teresópolis, Cabo Frio, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Belford Roxo, todos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Nenhum direito a menos! Teremos muita luta em 2025!
Brasília, 24 de dezembro de 2024
Direção Executiva da CNTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário