da prefeitura de SP
Em 2025, o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas – Vai Tec celebra 10 anos e as inscrições para esta edição já estão abertas. De 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025, empreendedores do município de São Paulo podem se candidatar a uma oportunidade única de acelerar seus negócios. Serão selecionados até 25 empreendimentos, que participarão de um programa de aceleração de seis meses, com um aporte financeiro de R$50 mil para cada negócio selecionado. As inscrições podem ser realizadas no site adesampa.com.br/vaitec.
A aceleração VAI TEC auxilia jovens a validar e impulsionar empreendimentos inovadores e que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, com potencial de desenvolvimento local e a geração de emprego e renda no município. O programa, que abrange toda cidade de São Paulo, especialmente as periferias, é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Além do investimento, os acelerados também receberão uma série de benefícios, como oficinas de capacitação, mentorias individuais e personalizadas, encontros de conexão e fortalecimento de rede de contatos, além da possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais. Para se candidatar, os negócios devem utilizar tecnologia, vinculada à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como elemento central do modelo de atuação.
Os empreendimentos precisam atuar nos eixos de IA para Soluções em Saúde, Urbanismo, Mobilidade e Educação; Sistemas ou Softwares de Gestão; Desenvolvimento de Aplicativos e/ou Plataformas Inovadoras; Cibersegurança e Privacidade de Dados; Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para Experiências Imersivas; Blockchain e Tecnologias Distribuídas. Antes de realizar a inscrição, é imprescindível a leitura completa do edital que está disponível no site da Ade Sampa.
O Programa VAI TEC é voltado para pessoas físicas ou jurídicas, organizadas obrigatoriamente com dois integrantes. Os proponentes devem residir no município de São Paulo há pelo menos dois anos, sendo um deles obrigatoriamente residente de regiões periféricas especificadas no edital. Além disso, o empreendimento deve possuir um modelo de negócio em fase de validação junto aos clientes, com comprovado potencial de viabilidade técnica e econômica.
O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientações recebidas durante as assessorias a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de gastos conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.
Ao longo de uma década, o VAI TEC tem sido uma ponte para empreendedores alavancarem seus empreendimentos e conquistarem espaço no setor. “Este programa representa o compromisso da cidade de São Paulo com a inclusão tecnológica e o fortalecimento de negócios inovadores. Por meio do VAI TEC, temos como propósito estratégico a redução das desigualdades regionais, o fortalecimento da competitividade econômica e a criação de novas oportunidades de emprego e renda, principalmente nas regiões mais vulneráveis do município”, destaca Renan Vieira, diretor-presidente da Ade Sampa.
Sobre a Ade Sampa
A Agência São Paulo de Desenvolvimento - Ade Sampa promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. Os programas e ações da Ade Sampa atuam nas temáticas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade. A Agência oferece pré-aceleração e aceleração de negócios, atendimento personalizado para microempreendedores, especialmente das periferias, suporte às cadeias produtivas rurais e têxteis, capacitações empreendedoras, infraestrutura para espaços de trabalho colaborativo gratuitos, estúdios para gravações de podcasts e videocasts, além de orientações para obtenção de linhas de microcrédito, viabilizando o desenvolvimento econômico sustentável no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário