13/01/2025

Fórum Social Pan-Amazônico Lança a Frente Parlamentar Global pelos Direitos da Natureza

 


Fórum Social Pan-Amazônico Lança a Frente Parlamentar Global pelos Direitos da Natureza

 

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2025 – O Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) anunciou, no dia 28 de julho de 2023, em Belém (PA), o lançamento da Frente Parlamentar Global pelos Direitos da Natureza, uma plataforma internacional com o objetivo de promover o reconhecimento e a implementação efetiva dos Direitos da Natureza. A iniciativa, que teve sua origem em outubro de 2021 durante os eventos paralelos à COP26 em Glasgow (Escócia), reúne parlamentares, deputados, vereadores e líderes do poder executivo de diversos países comprometidos com a causa.

 

O lançamento da Frente surge em um contexto de intensificação das crises ecológicas, climáticas e de biodiversidade, cujas causas estão intimamente ligadas às ações humanas, especialmente à crescente financeirização da produção de bens.

 

A diretora do Instituto Visão Socioambiental (IVS), Bernadete Vasconcelos, observou que este cenário tem levado diversas regiões e municípios ao reconhecimento dos Direitos da Natureza. “Esse é um movimento sem precedentes na história da humanidade. Nunca tantos países e localidades se alinharam ao reconhecimento dos direitos da Mãe Terra”, disse Vasconcelos.

 

Inspirada nas visões de mundo dos povos indígenas, que entendem a natureza como uma comunidade interconectada, a Frente Parlamentar Global adota um paradigma não antropocêntrico, baseado na complementaridade, reciprocidade e cooperação entre todas as formas de vida, humanas e não humanas.

 

O lançamento oficial da Frente foi realizado em Belém, com uma apresentação do grupo no dia 30 de julho, durante o FOSPA.

 

A Frente Parlamentar Global pelos Direitos da Natureza representa um passo significativo para um futuro mais justo e equilibrado para o planeta, alinhado com os valores fundamentais da interconexão e do respeito à natureza.

 

 

Acesse

https://terrapuri.com.br/multimidia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário