471° Aniversário de São Paulo
CCSP
Artes Visuais
25/5 a 2/3
Centenário Pau-Brasil / Procissão
Na exposição “Centenário Pau-Brasil / Procissão”, o CCSP destaca de seu acervo a obra de Tarsila do Amaral. No aniversário da cidade de São Paulo e por ocasião do centenário do livro Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, a instituição expõe dois destaques: facsímiles dos desenhos originais de Tarsila, desenvolvidos especialmente para ilustrar os poemas reproduzidos do livro centenário, junto do painel Procissão, a obra de maiores dimensões realizada pela pintora modernista.
“Marco na literatura brasileira, “A poesia ‘pau-brasil’ é, entre nós, o primeiro esforço organizado para a libertação do verso brasileiro”, afirma Paulo Prado no prefácio do livro e do manifesto publicado em 1924 no jornal Correio da Manhã.
Outro destaque da Coleção de Arte da Cidade é a obra Procissão, de Tarsila do Amaral, pintura de grande formato encomendada para as festividades do IV Centenário da Cidade de São Paulo em 1954. Trata-se da maior obra realizada pela pintora modernista onde retrata a tradicional procissão de Corpus Christi em São Paulo no século XVIII.
Uma homenagem à cidade com obras de artistas que são símbolos da capital paulista.
A exposição 'Centenário Pau Brasil' acontece no Piso Flávio de Carvalho (lateral Vergueiro) e o painel 'Procissão' de Tarsila do Amaral fica em exibição na Praça das Bibliotecas.
[SERVIÇO]
Abertura: sábado, às 15h
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado, domingo e feriados, 10h às 18h.
Piso Flávio de Carvalho e Praça das Bibliotecas
Grátis. Acesso livre, sem necessidade de retirada de ingressos. Para visitar o painel na Praça das Bibliotecas, é preciso fazer o cadastro no Guarda-Volumes do local.
Cinema
24/1
Madrugada Dark Fantasy
O amado gênero dark fantasy é conhecido por misturar fantasia e horror. Combina elementos mágicos e sobrenaturais com temas sombrios e atmosféricos, apresentando mundos fantásticos repletos de criaturas místicas com uma tonalidade sombria e madura. A madrugada Dark Fantasy selecionou três filmes para oferecer imersão no gênero da maneira mais divertida e imersiva possível: a madrugada será encerrada por um filme surpresa, que termina no horário de abertura do metrô.
Programação
Dia 24/1
22h30 | Hellboy II: the Golden Army, de Guillermo del Toro 2008, Estados Unidos, 120 min, PG-13
Elenco: Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones
Sinopse: Hellboy e a Agência de Pesquisa e Defesa Paranormal devem enfrentar um príncipe mítico que planeja recuperar o mundo para seus parentes mágicos -
Dia 25/1
1h da manhã | Army of Darkness, de Sam Raimi
1992, Estados Unidos, 81 minutos, 16 anos
Elenco: Bruce Campbell, Embeth Davidtz, Marcus Gilbert
Sinopse: Ash Williams é transportado para a Idade Média e deve lutar contra os mortos-vivos em sua busca para retornar ao presente.
2h30 da manhã - Filme Surpresa (duração: 1h46)
[SERVIÇO]
Madrugada de sexta-feira para sábado, a partir das 22h30
Sala Circuito Spcine - Paulo Emílio
Grátis, com retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão.
Programação sujeita a lotação.
25/1
Sessão Vergueiro ao Ar Livre: Ainda Estou Aqui
Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo junto da grande conquista do cinema nacional, a Spcine e o Centro Cultural São Paulo realizam uma sessão especial do filme “Ainda Estou Aqui”, dentro do projeto “Vergueiro ao ar livre”, que desde 2024 exibe filmes diversos que unem público de todos os gêneros cinematográficos.
A sessão especial une o aniversário da cidade de São Paulo com o momento de festividade, como a onda de premiações do filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles.
Mas atenção! O filme será exibido às 19h30 com distribuição de ingressos iniciando 1h antes da sessão, às 18h30. Serão 150 lugares disponíveis. Chegue cedo!
[SERVIÇO]
Sábado, às 19h30
Jardim Suspenso (Lado Vergueiro)
Grátis, sujeito à lotação. Serão 150 ingressos disponíveis.
26/1
CINEXPERIMENTA APRESENTA: SHOPHIA CHABLAU E UMA ENORME PERDA DE TEMPO + VITOR ARAÚJO SONORIZAM DELÍRIOS DE UM ANORMAL
O cinexperimenta faz sua estreia em residência no CCSP, propondo a intersecção do cinema com outras linguagens artísticas. Com a “Sessão Sons” a banda paulistana Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo e o produtor, compositor e multi-instrumentista Vitor Araújo musicam o filme Delírios de um anormal, de José Mojica Marins.
Em diálogo com a tela de projeção, novas maneiras de assistir e de sentir um filme serão apresentadas ao público numa sessão sinestésica e única.
[SERVIÇO]
Domingo, 19h30
Praça das Bibliotecas Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação.
Programação sujeita a lotação.
Música
24/1
Paulo Miklos
Paulo Miklos apresenta no CCSP o show de turnê do lançamento do primeiro registro ao vivo de sua carreira solo. "Paulo Miklos Ao Vivo" celebra sua trajetória de mais de 40 anos de estrada, e traz ao palco canções de seus dois álbuns mais recentes - "A Gente Mora no Agora" e "Do Amor Não Vai Sobrar Ninguém" - além de homenagens ao rapper Sabotage, ao sambista Adoniran Barbosa, e Raul Seixas.
No repertório, também não faltam releituras de grandes sucessos dos Titãs, grupo do qual fez parte mais de 30 anos: "É Preciso Saber Viver", "Pra Dizer Adeus", "Sonífera Ilha", "Hoje", "Todo Esse Querer", "Saudosa Maloca", "Aluga se", entre outras.
[SERVIÇO]
Sexta-feira, 19h
Sala Adoniran Barbosa
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação.
Programação sujeita a lotação.
25/1
Geraldo Azevedo
Show "Voz e Violão"
Com mais de 50 anos de carreira artística, o cantor, compositor e violonista Geraldo Azevedo lançou muitos sucessos presentes na memória afetiva de diversas gerações. Seu show Voz & Violão, em formato intimista, traz um clima aconchegante, envolvendo e emocionando a plateia com seu repertório variado, onde não falta espaço para os grandes sucessos e músicas inéditas.
Acompanhando de seu virtuoso violão, Geraldo Azevedo passeia por essas cinco décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira, como "Táxi Lunar", "Bicho de Sete Cabeças" e "Caravana", até canções do seu último álbum solo, o CD e DVD "Solo Contigo". Geraldo Azevedo - Voz & Violão é um daqueles shows intimistas, que emocionam e fazem cantar junto, da primeira à última música..
[SERVIÇO]
Sábado, 19h
Sala Adoniran Barbosa
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação.
Programação sujeita a lotação.
25/1
Boakumba - Roda de Samba
Rodrigo Pirituba e Edu Batata
Fundado por Rodrigo Pirituba e Edu Batata, o grupo desenvolve a música e a cultura do ritmo, levando a alegria da nossa música brasileira por onde passar. A roda de samba do grupo traz os clássicos do gênero, além de novidades de grandes compositores atuais, colocando a bandeira da música em primeiro plano.
[SERVIÇO]
Sábado, 14h
Área de Convivência
Grátis. Acesso livre, sem necessidade de retirada de ingressos.
26/1
Maria Gadú
Pele
Maria Gadú, cantora e compositora de canções mundialmente conhecidas, como “Shimbalaiê” e “Dona Cila”, tem rodado palcos mundo afora com “Pelle”, um show intimista no qual a artista, acompanhada apenas de sua guitarra e de seu violão, encara a solidão nos palcos e revela as canções em sua essência, despidas de artifícios musicais.
[SERVIÇO]
Domingo, 18h
Sala Adoniran Barbosa
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
26/1
Cortejo Ôncalo
Com irreverência, alegria e interação (marcas registradas do instituto), o show é uma apresentação itinerante que surpreende o espectador com versões instrumentais de músicas do inconsciente popular.
Uma experiência que só os dez anos do Instituto Ôncalo podem proporcionar, pela qualidade musical e a descontração do grupo.
[SERVIÇO]
Domingo, 13h
Área de Convivência
Grátis. Acesso livre, sem necessidade de retirada de ingressos.
29/1
Coral Canta A Bahia
Em sua primeira vez no CCSP, Coral apresenta seu mais novo trabalho: Coral Canta a Bahia. No show, que integra a programação do Dia da Visibilidade Trans, a cantora e compositora baiana e sua banda apresentam releituras de canções consagradas no imaginário da sonoridade da Bahia, bem como canções autorais que dialogam com essas releituras. Coral vai de Caetano Veloso à Timbalada, de Dorival Caymmi à Raul Seixas.
O show é apresentado em formato trio, com Coral na voz, violão e pandeiro, Dudu Amendoeira nos teclados, sanfona, violão e voz, e Almin Bah na bateria e percussão.
[SERVIÇO]
Quarta-feira, 19h
Sala Adoniran Barbosa
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
Teatro
23 a 26/1
Ana Lívia
Ana precisa contar uma coisa terrível, mas Lívia não quer deixar ela falar. Lívia quer falar de uma nova peça enquanto Ana sente que chegou ao seu terceiro ato. Cada uma delas está sozinha com suas dores, seus desvios e seus medos. Cada uma tem apenas a outra. A vida passada, o teatro, o papel que tiveram e têm uma na vida da outra, o futuro que não sabem se terão. Tudo isso volta à tona numa conversa em que as duas tentam fugir da verdade, da juventude, da vida, do fato de estarem sozinhas no palco e da dependência de um texto escrito por outra pessoa. Duas atrizes que agora não têm mais um dramaturgo; dois papéis de um personagem só. Ana foi, Lívia é, Ana Lívia… será?
Com Bete Coelho e Vera Zimmermann.
[SERVIÇO]
Quinta a sábado, 20h
Domingo, 19h
Sala Jardel Filho
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
23 a 26/1
Vienen por Mí
"Sobre o que temos que falar, nós, as travestis? é a pergunta central do espetáculo "Vienen por Mí" com concepção e interpretação de Fábia Mirassos e texto da chilena Claudia Rodriguez.
Questionando preconceitos e estereótipos, ao mesmo tempo que enfrentando as contradições de ser um corpo travesti, "Vienen por Mí", surpreende por transitar com delicadeza em meio a um mundo barbaramente misógino. Acidez, humor e sensualidade são ingredientes de um prato que se come frio, como toda estratégica vingança.
Mas "Vienen por Mí" surpreende também porque acrescenta a esse preparo, o amor. O amor travesti. E também o sonho, a criatividade, como nos contam os depoimentos de todas as travestis a quem Fábia convida para responder à pergunta norte do espetáculo.
Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna. Vozes que se somam a esse coro convidando à conversa, à partilha e a uma nova possibilidade de ver e contar a história travesti.
[SERVIÇO]
Quinta a sábado, 21h
Domingo, 20h
Espaço Cênico Ademar Guerra
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
31/1
Vai Surgir
"Vai Surgir...?!" é um espetáculo improvisado que surge da conversa com o público. A partir de uma conversa aberta com a plateia, uma pergunta chave gera a troca de ideias, e o espetáculo evolui para uma narrativa completa, com começo, meio e fim — sempre mantendo a essência da imprevisibilidade que caracteriza o improviso.
Em uma proposta de improvisação que utiliza a técnica do "long form", pouco usada no cenário da comédia, "Vai Surgir...?!" constrói personagens e relações dramáticas que podem ou não gerar o riso, em vez de apenas responder a situações ou desafios momentâneos (como normalmente acontece em Jogos de Improviso).
Com Bárbara Arakaki e Paula Cancian.
[SERVIÇO]
Sexta-feira, 20h
Sala Adoniran Barbosa
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
Teatro Infantil
30/1 a 2/2
Zuri e a Iroko - Através do tempo-espaço
Zuri descobre que recebeu da sua avó Natula um experimento científico como herança: a cosmotecnologia ancestral, uma forma de viajar através do tempo-espaço para outros mundos. No entanto, essa invenção tecnológica foi criada com o propósito de salvar a grande árvore encantada da sua família, que está sendo contaminada pelo império do plástico que fará de tudo para comprar o terreno conquistado pelos seus tataravós.
Com a missão de buscar a cura para a sua árvore em um lugar bem longe do nosso sistema solar, Zuri terá que reunir muita coragem para passar por aventuras que nunca imaginou viver.
[SERVIÇO]
Quinta e sexta-feira, 20h
Sábado e domingo, 16h
Sala Jardel Filho
Grátis. Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 2h antes da programação
Programação sujeita a lotação.
Theatro Municipal de São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo - República, São Paulo - SP, 01037-010
Dias 24/01 - 20h
25/01 - 17h
Concerto | Viva São Paulo
Um programa variado e festivo, que homenageia São Paulo, dá início à temporada de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal. Compositores canônicos do repertório se juntam a autores da música popular identificados com a cidade. Em comum, as peças guardam a enorme aceitação junto ao público. Um trecho do Bolero, mais conhecida obra de Ravel, abre o concerto. A peça, que aos poucos vai adicionando instrumentos a uma melodia sedutora que se repete continuamente, é um grande sucesso desde sua estreia, em 1928. De Chiquinha Gonzaga, mulher pioneira e desbravadora na música, nos costumes e na política, ouviremos a popularíssima marchinha Ó abre alas, escrita em 1899 e que se tornou um clássico do carnaval e da música brasileira. Heitor Villa-Lobos, que certamente em sua juventude ouviu muitos dos sucessos de Chiquinha ao circular pelos meios musicais do Rio de Janeiro, viria a construir uma das mais originais e bem sucedidas carreiras musicais que o Brasil já teve notícia. Na década de 1930, ele uniu Bach ao Brasil em suas Bachianas brasileiras – das quais ouviremos os dois trechos mais célebres. Outro brasileiro que conquistou o mundo com sua obra – no caso, suas óperas – foi o campineiro Carlos Gomes. Lo Schiavo estreou em 1889 e seu trecho mais conhecido – e um dos mais conhecidos de toda a obra do compositor – é o interlúdio orquestral Alvorada, que anuncia com delicadeza e beleza o nascer de um novo dia. Alvorada é utilizada pelo Exército Brasileiro, quando da incorporação da bandeira à tropa.
A dança do sabre é um trecho do ato final do balé Gayane (1942) de Aram Khachaturian, no qual os dançarinos exibem sua habilidade com sabres. É a obra mais conhecida e executada de Khachaturian em todo o mundo. Outro dos maiores clássicos da história musical brasileira, o choro Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, também marca presença no programa, que ainda traz canções de dois dos maiores representantes da música paulistana: Rita Lee e Adoniran Barbosa. Verdadeira batalha musical, a Abertura 1812, de Tchaikovsky, comemora de forma solene o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a derrocada de Napoleão. A parte final do poema sinfônico Os pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi, relembra as glórias passadas do Império Romano em uma representação do amanhecer na grande estrada militar que leva a Roma, encerrando o concerto de forma triunfante.
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
Roberto Minczuk, regência
Programa
CARLOS GOMES
Alvorada, da ópera de “Lo Schiavo” (9′)
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 2
IV. O Trenzinho do Caipira (5′)
Editor: Casa Ricordi srl, Milano
Representada por: Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires
RITA LEE / RAFAEL ROCHA
Medley Rita Lee (6’20)
MAURICE RAVEL
Bolero (6′)
Intervalo (20’)
ARAM KHACHATURIAN
Dança do Sabre, do ballet Gayane (3′)
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
Abertura 1812 (16′)
OTTORINO RESPIGHI
Pinheiros de Roma
IV. Final: "Os Pinheiros da Via Ápia” (5’)
Duração aproximada 70 minutos com intervalo
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos de R$11,00 a R$70,00 (inteira)
MUSEUS
ABERTURA DE EXPOSIÇÕES:
Sítio da Ressaca
Curadoria: Marly Rodrigues
Sítio da Ressaca - Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3
Abertura: sexta-feira, 24/01, das 14h às 16h
Navio perdido: a cidade à deriva na fotografia de Márcia Alves
Curadoria: Henrique Siqueira e Monica Caldiron
Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen, 136
Abertura: sábado, 25/01, das 11h às 15h
Representações da cidade de São Paulo
Curadoria: Henrique Siqueira e Monica Caldiron
Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136-B
Abertura: sábado, 25/01, das 11h às 15h
DISPOSITIVO DE MEDIAÇÃO
Inauguração dos dispositivos de mediação elaborados pela equipe de Jovens Monitores do Museu da Cidade de São Paulo.
Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen, 136
Abertura: sábado, 25/01
OFICINAS:
INTRODUÇÃO AO FORRÓ
Combinando teoria e prática, a oficina acontece no histórico Solar da Marquesa de Santos, escolhido pelas memoráveis festas e saraus oferecidos pela aristocrata. A atividade também é uma forma de celebrar a influência nordestina em São Paulo, especialmente marcante entre 1930 e 1950, com os fluxos migratórios e quando o forró se consolidou como importante manifestação cultural na cidade.
Com Alaide Cadima, Gabriela Robles, Hyana Moura e jodes moreira.
🗓 25/01
🕒 13h
📍 Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen, 136
Classificação indicativa: A partir de 12 anos, menores de idade acompanhados da presença dos pais.
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.
VENHA ATÉ SÃO PAULO! - KARAOKÊ
Homenagem ao cantor e compositor Itamar Assumpção, abordando várias fases de sua carreira profundamente ligada à vida na cidade de São Paulo.
Com Alaide Cadima, Gabriela Nunes, jodes moreira e Vitória Dias Cuba.
🗓 25/01
🕒 15h às 17h
📍 Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen, 136
Classificação indicativa: livre
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento.
ENTRELAÇOS DE SÃO PAULO: CROCHÊ E MODERNISMO
Uma oficina que une crochê e o modernismo. Através de técnicas simples os participantes farão parte da criação de um grande manto colorido que irá envolver as árvores da Casa Modernista, em uma verdadeira intervenção urbana inspirada no Yarn Bombing, uma técnica que consiste em envolver pedaços, recortes ou fios de lã em objetos urbanos com o propósito de levar mais aconchego e cor para as cidades.
Com Ananda Castilho.
🗓 25/01
🕒 09h às 12h
📍 Casa Modernista - Rua da Consolação, 1024
Classificação indicativa: livre
🎫 Gratuito: Sem necessidade de agendamento
CPROG
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
_Roda de Samba Boakumba / 14h00
_Geraldo Azevedo / 19h00
_Zuri e a Iroko / 16h00
_Ana Lívia / 20h00
_Madrugada Dark Fantasy / 22h00
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES
_Brincar de Quê, Passarinho Contou (Musical Infantil)
Sinopse: O corpo é o nosso maior brinquedo. Pular, cantar, dançar, rolar no chão e imaginar fazem parte do show mais divertido da Cia Passarinho Contou. Um repertório de brincadeiras cantadas ao vivo como vivo-morto, Tororó, cacuriá do beija flor, estátua, caveiras na tumba, são cantadas e tocadas pelo trio de musicistas e brincadas com o público. E você, vai querer brincar de quê?
Classificação: Livre
Horário: 10h00
_Samba 90 Graus (Show)
Sinopse: Com mais de 30 anos de carreira, grandes expoentes do pagode nos anos 90, Chigor, Netinho de Paula e Marcio Art dão voz ao projeto Samba 90 Graus. O projeto traz de volta as melhores lembranças das músicas que marcaram a explosão do pagode em todo o Brasil. Netinho de Paula - cantor, apresentador, empresário, ex-vocalista do grupo de pagode Negritude Jr; Chrigor - ex-vocalista do Exaltasamba, de 1993 a 2002, e atualmente em carreira solo e Marcio Art - vocalista do Art Popular, compositor de vários sucessos do grupo, iniciou carreira solo em 2011.
Classificação: Livre
Horário: 15h00
_Budah (Show)
Sinopse: Ao longo de seus cinco anos de carreira, a cantora e compositora capixaba Budah se apresentou para a cena do R&B e do rap nacional com o lançamento de uma série de trabalhos independentes. Dessa forma, ecoou sua arte para fora do Espírito Santo, alçando projeção nacional. Com participações e parcerias ao lado de nomes como Djonga, Yunk Vino, MC Cabelinho e Cynthia Luz. A artista acaba de assinar contrato com a Universal Music Brasil e se prepara para gravar e lançar o seu primeiro álbum.
Classificação: Livre
Horário: 17h00
_Cebezinho (Show)
Sinopse: Com grande alegria Cebezinho prepara um show mais que especial para os seus fãs com sucessos de sua carreira. Acompanhado pelo DJ Autotune e Richard Galvão como backing vocal, através de suas letras , que relata bastante os cotidianos da comunidade, entre vivências e superações. Cebezinho se destaca através letras que impressionam, e com refrões marcantes que entram na mente de quem escuta, e que acabou ganhando o apelido carinhoso dos fãs de “O rei dos Refrões", sendo este a inspiração para seu mais recente álbum.
Classificação: Livre
Horário: 19h00
CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
_Brincadeiras de Todos os Tempos / 10h00
_Bixiga 70 / 16h00
_Yago, o Próprio / 18h00
CENTRO DE CULTURAS NEGRAS
_Festerê / 10h00
_Encontro de Bambas / 16h00
_Baile Black Cotdman / 15h00
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
_Contos de Poder - Meus Primeiros Poemas Pretinhos (infantil)
Sinopse: Nesta contação de histórias, mergulhamos no universo do livro Meus Primeiros Poemas Pretinhos, uma obra que celebra o empoderamento e a representatividade das crianças. Através de poemas repletos de afeto, força e ancestralidade, as crianças são convidadas a reconhecer a beleza de sua identidade, valorizar sua história e se conectar com suas raízes. Após a contação, cada participante recebe uma folha de atividade para criar seu autorretrato e dar início à escrita do seu primeiro poema, inspirando-se na própria história e identidade. Uma experiência de afeto, autoestima e criatividade que fortalece o orgulho de ser quem somos!
Classificação: Livre
Horário: 12h00
_Batalha da Juventude (batalha de rima)
Sinopse: A Batalha da Juventude será realizada com apresentações de MCs disputando através de rimas o título de campeão do dia. Será escolhido os vencedor de cada etapa através do voto popular da plateia presente e dois jurados que fazem parte da comissão de jurados da organização votando também pra decidir os vencedores.
Classificação: Livre
Horário: 13h00
_Jabaquara Breakers (dança)
Sinopse: Pioneiros da cultura Hip Hop, formada na zona sul de São Paulo, é uma das "crews" mais antigas e tradicionais na cidade, são 40 anos de trajetória, e desde os anos 80 levando a cultura Hip Hop para os quatro cantos dos pais de forma educacional, ensinando e ajudando muitos jovens que viram na dança Breaking uma esperança. O Jabaquara Breakers tem representantes no Ceará, Goiânia, Minas Gerais, interior de São Paulo e capital paulistana.
Classificação: Livre
Horário: 14h30
_MC Luanna (show)
Sinopse: MC Luanna é uma rapper nascida no interior da Bahia e residente na periferia de São Paulo. Desde seu surgimento, destacou-se por suas letras afiadas e sua habilidade de conectar-se profundamente com o público. Com um forte senso de representatividade e empoderamento feminino, ela usa sua música para falar sobre questões sociais, além de trazer à tona suas próprias experiências e sentimentos. Agora, com seu álbum de estreia "Sexto Sentido", a artista solidifica sua posição como uma das principais vozes do rap nacional.
Classificação: Livre
Horário: 15h30
_Dexter (show)
Sinopse: A essência do show tem como base retratar o período real de superação vivido por Dexter onde a proposta cênica é baseada não só nas músicas, mas também por meio de imagens e performances. A apresentação é entremeada por revelações e lembranças vividas pelo rapper. A proposta é criar um ambiente onde além das músicas serem ouvidas, também possam ser vistas. Seu repertório em ordem cronológica dialoga entre as duas fases do álbum, período da vida de Dexter antes e após exílio, como ele prefere chamar o tempo que esteve privado de sua liberdade. Um show intimista que tem como base o RAP.
Classificação: Livre
Horário: 17h00
_Discopédia (festa/discotegcagem)
Sinopse: A Discopédia é um projeto de vinil que conta histórias e apresenta ao público sonoridades de diferentes partes do mundo. É uma mistura de rap, soul, funk 70, jazz e muitos outros grooves! Tudo pensado pelos DJs Dandan, Marco e Nyack.
Classificação: Livre
Horário: 17h00
_MC G.A. (show)
Sinopse: É cria de Itapevi, Zona Oeste de São Paulo, G.A é uma das revelações da cena de música urbana nacional. De 2016 a 2020, inicia sua trajetória como MC de batalhas de rima, sendo destaque nas conceituadas Batalha da Aldeia e Batalha do Vila.
Classificação: Livre
Horário: 20h00
TEATROS
_Paulo Eiró
Jabutí (teatro infantil)
Sinopse: Um grupo de jabutis brasileiros que vivem a contar histórias do seu povo na sombra da árvore sagrada, o Irôko. As narrativas remontam às experiências vividas por seus ancestrais. Assim, quatro jabutis, movimentam suas memórias e dão vida a três contos, ancorados na tradição Nigeriana, do povo Iorubá, onde viveram os seus avós e bisavós.
Classificação: Livre
Horário: 16h00
Conforto (teatro adulto)
Sinopse: Em cena, a atriz e performer Ana Flavia Cavalcanti dá vida a uma babá, a uma diarista, a uma paquita e a sua mãe Val Cavalcanti - que também participa do espetáculo performático. "Conforto" é sobre a busca pelo aconchego, pela boa morada e tem como principal dispositivo a memória da primeira infância.
Classificação: Livre
Horário: 21h00
_Alfredo Mesquita
Girassóis de Van Gogh (dança / infantil)
Sinopse: Espetáculo de dança infanto-juvenil inspirado nas obras de Vicent Van Gogh. Inspirando-se em diversos quadros do pintor, “Girassóis” traz o próprio Van Gogh para a cena ao lado de diversos personagens de suas pinturas, como “Gaughin”, “O Carteiro Roulin”, “O Escolar” e “A Arlesiana”, enquanto sua história se materializa pela narração de diversas cartas escritas pelo artista.
Classificação: Livre
Horário: 16h00
Base - Uma Corpografia Marginal, Unit Warriors (dança)
Sinopse: Um espetáculo de dança que explora a profunda conexão entre corpo, memória e espaço. Através de uma linguagem coreográfica rica e envolvente, o espetáculo revela como nossas experiências corporais são moldadas pelas histórias e contextos que vivemos, refletindo a subjetividade de indivíduos muitas vezes marginalizados.
Classificação: Livre
Horário: 21h00
_Cacilda Becker
A Festa de Mari Pili: Cores, Sabores e um tal Flamenco (teatro infantil)
Sinopse: A Dança Flamenca é uma dança que dá corpo às emoções. Mas como ela surgiu? Nesse espetáculo convidamos as crianças (e porque não os adultos?, a conhecerem mais sobre a história dessa dança tão apaixonante. Suas origens no século 19, com suas inúmeras influências, todos os seus estilos e também a história por trás dos elementos tão característicos como os xales, as castanholas, os leques e os sapatos como instrumentos de percussão, com a Cia. Flamenca Ale Kalaf.
Classificação: Livre
Horário: 21h00
_Arthur Azevedo
Sinta o Cheiro do Mar (infantil)
Sinopse: Uma menina que se prepara para uma cirurgia de adenoide, que a fará respirar melhor e lhe trará como principal benefício recuperar o pleno sentido do olfato e apreciar o cheiro de tudo, em especial do mar, onde ela tanto gosta de brincar.
Classificação: Livre
Horário: 16h00
_Flávio Império
Show Dégua (circo)
Sinopse: A dupla de palhaços Guadalupe e De Dérson apresentam-se como mulher e homem-banda, executando músicas e brincadeiras através do canto e instrumentos musicais presos ao corpo.
Bibliotecas de CSMB
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Clóvis, o repórter em "Eeee São Paulo TV"
CIA. MIMICALADO
Na apresentação Clóvis, o repórter em "Eeee São Paulo TV", o carismático repórter-palhaço Clóvis percorre as bibliotecas da vibrante cidade de São Paulo acompanhado de seu inseparável cameraman, Pjô. Clóvis, sempre com um sorriso no rosto e uma comunicação divertida, aborda moradores, trabalhadores e figuras icônicas da cidade, convidando-os a compartilhar histórias de vida ligadas a São Paulo.
Em contraste, Pjô é uma figura silenciosa, mas sua expressão e gestos complementam o cenário, registrando tudo com sua câmera de onde também sai as trilhas musicais que serão o pano de fundo para cada história contada. A intervenção cria um espaço onde o humor e a autenticidade revelam a diversidade, os desafios e as alegrias da vida paulistana, com um toque de poesia e humanidade que só os palhaços conseguem trazer.
Classificação indicativa: Livre - Infantojuvenil. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 24 de janeiro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
TEATRO
Dom Quixote de La Sampa e a Máquina do Tempo
Dona Mirna Cia de Arte
Dom Quixote de La Sampa e sua fiel escudeira, a jovem Sancha Trampa, andam por São Paulo procurando grandes aventuras. E diante de uma injustiça contra a natureza, a dupla constrói uma máquina do tempo para provar seu heroísmo, voltando para momentos históricos importantes da cidade paulista, com o objetivo de acabar com o feitiço da “urbanização”.
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Belmonte
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 24 de janeiro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 28 de janeiro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 28 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 29 de janeiro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 30 de janeiro às 10h - Biblioteca Anne Frank
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Os Viajantes de Papel Contam e Cantam São Paulo
São Paulo é uma cidade multifacetada, complexa, culturalmente efervescente e com profundas raízes indígenas. Anhangabaú (nome do rio que corre encoberto na região central da cidade e que em Tupi significa rio ou água do mau espírito), por exemplo, é prova disso. Na cidade que nunca dorme, podemos encontrar de tudo: modernos e enormes edifícios que contrastam com singelas casas com pisos de caquinhos, verdes parques arborizados que dividem calçadas com o cinza do asfalto, milhares de carros e motocicletas com suas buzinas estridentes, pássaros cantando de madrugada, quatro estações do ano em um único dia, e muitas outras singularidades. Porém, na capital paulista também encontramos muita diversidade, oportunidades e pessoas do mundo todo. Aliás, qual é a São Paulo que lhe é mais familiar? Que tal embarcar em uma viagem com os contadores de histórias Lucas Sabatini e Mau Machado e conhecer aspectos únicos desta grande metrópole que nos abraça?
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de janeiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Um passeio pela cidade de São Paulo
Tricotando Palavras
Júlia não conhecia a cidade de São Paulo, seu pai lhe fez uma surpresa e a levou para passar um final de semana inteiro repleto de aventuras pela cidade, apresenta para a menina pontos turísticos importantes da cidade de São Paulo repletos de muita história e música, Júlia fica encantada com as belezas da cidade, e os dois passam por momentos muito felizes juntos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 24 de janeiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
CIRCO
Temos Vagas
Cia Navega Jangada de Teatro
Um antigo circo anuncia: “TEMOS VAGAS”, a partir de então, dois palhaços (um jornaleiro e um artista) disputam essa vaga (que não se sabe ainda para qual função será), inicia-se a engraçada disputa pela vaga, tentando realizar comicamente diversos números clássicos de circo, como: O Homem mais forte do mundo”; A Mulher Barbada; O Grande Mágico; entre outros. Afinal, quem será o dono da vaga? Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 21 de janeiro às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 21 de janeiro às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Casas de Cultura
Região Norte
CCM Brasilândia
Kelen Nascimento - O Que Tem no Meu Bairro? Aprendendo Sobre o Direito à Cidade - Contação de História
Qual a cidade que você gostaria de viver? Já parou para pensar sobre isso? Se você pudesse ter o poder de mudar uma coisa ou várias coisas na sua rua, no seu bairro ou até mesmo na sua cidade, o que você mudaria? A proposta dessa contação de história é estimular a imaginação especialmente das crianças, criando assim, o senso crítico e cívico de cada uma delas.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 10h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.
Comunidade Samba de Tamarineira - Samba
A Comunidade Samba de Tamarineira convida a todos para uma celebração da cultura, da resistência e do legado Afro-Brasileiro, por meio do Samba de Raiz. Neste show, exaltaremos grandes mestres como Cartola, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Martinho da Vila.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Coletivo TTT - Matilha Clandestina - Teatro
O Coletivo TTT apresenta uma peça teatral baseada nos livros MonsTrans: Experimentando Horrormônios, de Lino Arruda, e Parque das Irmãs Magníficas, de Camila Sosa Villada. ao cruzarmos as narrativas dos livros e aliando com narrativas pessoais dos artistas da trupe, as cenas revelam situações cotidianas e ao mesmo tempo mágicas.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 26/01 às 17h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.
CCM Freguesia do Ó
Felipe Gulyas - Sarau Literário da Freguesia do Ò - Sarau
A literatura tem o poder de transformar pessoas. Ela faz com que reflitamos sobre nosso papel na sociedade e como podemos nos tornar cidadãos melhores. O evento literário quer mostrar que ler não é chato. Pelo contrário, pode ser uma experiência tão divertida quanto um vídeo no TikTok.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 19/01 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Eric Mark MEB Festival - 5ª Edição - Artes Integradas/ Multilinguagens - Música Eletrônica
Em comemoração ao Dia Municipal da Música Eletrônica na Cidade de São Paulo, o novo MEB Festival irá apresentar Eric Marke e Nuta Cookier, além, da artista Jukaju com seu live de várias influências, junto à cultura nordestina envolta nos ritmos eletrônicos. Jukaju utiliza-se de computador, violão e voz para dar um ar Tropicalista com suas poesias e letras autorais.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 19/01 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Banda 51 - Nós Tocamos Rock in Roll - Rock
Amigos e apaixonados por música, a banda 51 nos últimos 35 anos compartilha a paixão pelo Rock mundo afora. Um espetáculo que promete não deixar ninguém parado ao som de grandes clássicos.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 24/01 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Orquestra Sanfonica de São Paulo - Do Clássico ao Forró - Música
A Orquestra Sanfonica de São Paulo apresenta sucessos de músicas nacionais e internacionais, como valsas no melhor estilo festivo e temas relacionados, desejando boas vibrações e felicidades ao público.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 25/01 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Trio Golada - Forró
O Trio Golada é um grupo de Forró-Pé-de-Serra e é formado por uma família, pai, mãe e filho. Através dos anos, os seus integrantes já se apresentaram em vários eventos culturais na Cidade de São Paulo, com artistas renomados, como Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Caju & Castanha, Anastácia e muitos outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 26/01 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.
CCM Tremembé
Fernando RV - Brasilidades em Graffiti - Artes Visuais
O músico e grafiteiro Fernando RV realizará uma intervenção artística na casa de cultura do Tremembé, homenageando artistas como Adoniram Barbosa e Ayrton Senna, grafitando também os animais selvagens da Mata Atlântica, representando a natureza do Horto florestal.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.
U-Negro - Tremembé Rap Fest - Rap
O show marca o encontro dos grupos que fundaram um dos maiores coletivos do Rap Nacional, a DRR Posse. O U-Negro recebe o De Menos Crime e Consciência Humana para um show em homenagem ao disco Coletânia Drr Posse gravado na década de 1990, com vários clássicos do Rap Nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Jazz Do Morro - 471 Anos SP - Rap
A banda Jazz no Morro apresenta Jam Session, uma fusão inovadora de Jazz e Rap, criando uma experiência musical vibrante e única. O show combina ritmos sofisticados e improvisação jazzística com a energia e o ritmo do Rap.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Realidade Urbana - 471 Anos SP - Rap
Apresentação musical do grupo de Rap, Realidade Urbana, que no show, apresenta em suas composições, uma ideia de solução com informações e propósitos na busca dos objetivos e ideais, no combate aos problemas periféricos existentes, com uma abordagem crítica e de fácil entendimento.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Duck Jam e Nação Hip-Hop - 471 Anos SP - Rap
Espetáculo acústico em voz e violão, que traz no roteiro grandes clássicos atemporais da Música Popular Brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Guaianases
Angel Aguiar - Bailinho Visibilidade Trans - Artes Cênicas
A artista propõe trazer uma performance com corpo e literatura trans, através de um slam que une sua poesia com o corpo em cena. Durante a apresentação serão recitados poemas de autoria da artista, trazendo reflexões e formas de encarar os estigmas sociais a partir do corpo trans.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 24/01 às 14h. Livre. Grátis. 100 minutos.
Pury Guaret - Bailinho Visibilidade Trans - Artes Cênicas
O Artista fará uma performance de corpo em cena, misturando o vogue com malabarismos, trazendo a cena do corpo transmasculino como forma de expressão artística.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 24/01 às 15h. Livre. Grátis. 100 minutos.
Dj Lil Tici - Bailinho Visibilidade Trans - Artes Cênicas
Em sua apresentação, Lil Ticy que é DJ e produtor musical, fará um Set Discotecagem com seu repertório que é composto por gêneros musicais como Rap, Trap, Funk, Afrobeat, House, Grime, Black e Boogie.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 24/01 às 18h. Livre. Grátis. 100 minutos.
Alanzinho Miranda - 471 Anos da Terra da Garoa!! Parabéns São Paulo - Samba
Alanzinho traz diversas referências do Samba e do Pagode com uma experiência dançante, seja em bares, festas de aniversários ou eventos abertos ao público.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 25/01 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Serginho Madureira - 471 Anos da Terra da Garoa!! Parabéns São Paulo - Samba
Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados: Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha e outros sucessos do mundo do Samba.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Só Preto sem Preconceito - 471 Anos da Terra da Garoa!! Parabéns São Paulo - Samba
Só preto sem Preconceito vem cantando todas as músicas e alguns repertórios de Zeca Pagodinho, Almirzinho, entre outros.
Serviço:
|Casa da Cultura Guaianases. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.
CCM Itaim Paulista
Duo Caponata - O Grande Pequeno Circo do Berinjela - Circo
O Palhaço Berinjela resolve criar seu próprio circo, e mesmo estando sozinho, mostra que para o espetáculo acontecer não é preciso uma grande lona ou picadeiro. Então, apenas com sua pequenina estrutura, ele nos apresenta um espetáculo com muito mistério, enigmas e surpresas.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 25/01 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos.
DJ Negrito - Música Eletrônica
A apresentação do DJ Negrito se baseia em um set (Playlist) performático usando toca-discos de vinil.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Groovibes - Samba-Rock
Um pouco de Samba-Rock, uma pitada de Funk Music e o embalo do Groove, todos unidos com um conceito atual na música Pop. É com essa mistura que a banda independente Groovibes agita o baile Black n White.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Lenny Fya - Reggae
Lenny Fya, nome proeminente do Reggae feminino no Brasil, fará um show inesquecível, trazendo ao público reflexões sobre a vida, negritude, maternidade e cultura Rastafari.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia: 26/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM São Miguel
Jeffy Souza - 471 Anos da Terra da Garoa!! Parabéns São Paulo - Samba
Jeffy Souza e Banda vêm com uma apresentação no formato Roda de Samba e Pagode, bem eclético, mostrando sua versatilidade musical, com o melhor da MPB, Samba-Rock, Pop Rock e Bossa Nova para sacudir geral.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel. Dia: 26/01 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.
CCM São Mateus
Simone Ancelmo - Projeto Ciga-nos - Cultura Cigana
Simone Ancelmo apresenta a arte da Cultura Cigana através da dança e da música, mais precisamente do povo Romani.
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Elaine Nascimento - Projeto Ciga-nos - Cultura Cigana
Elaine Nascimento tem 15 anos de experiência como professora de Dança Cigana e mais de 30 prêmios em mostras e festivais. Seus estudos começaram na infância, convivendo com ciganos e aprendendo sobre cultura, dança e culinária. Desde 2008, atua como professora no Instituto Gnética, onde se dedica ao aperfeiçoamento da Dança.
Serviço:
|Casa de Cultura de São Mateus. Dia: 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM São Rafael
Resiliente - Show Instrumental - MPB
Com arranjos envolventes e uma performance instrumental vibrante, o show promete proporcionar uma experiência única, mesclando clássicos da boa e velha música Brasileira, no estilo MPB. A apresentação traz, também, composições originais de Bruno Martinez, todas executadas com a maestria que caracteriza o trabalho do artista e sua banda.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Cristian Monttero - Música Sertaneja
A Banda Cristian Montero é um ícone no cenário do Sertanejo contemporâneo. Com um estilo único que mescla a autenticidade do Sertanejo tradicional, com toques modernos e inovadores, a banda conquista públicos de todas as idades, levando o melhor da Música Sertaneja a cada apresentação.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Hip Hop Leste
Joe Graffiti - Códigos da Cidade - Artes Visuais
A exposição Códigos da Cidade revela que a Pichação representa muito mais do que simples vandalismo. Cada traço nas paredes da cidade carrega uma história, um protesto, uma voz que busca ser ouvida. Através dela, contamos histórias de resistência, identidade e expressão, mostrando que as ruas também têm algo a dizer – é só saber olhar além da superfície.
Serviço:
|Casa de Cultura Municipal do Hip Hop Leste. Dia: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 28.800 minutos.
Zona Sul
CCM Hip Hop Sul
Roger da Rua - Master Chef da Rua Rap - Música
Esta é a 3ª Edição da Master Chef da Rua Rap, que objetiva a divulgação da Cultura Hip-Hop, através de elementos como a música Rap, Economia Criativa, a Literatura e a Cultura da Gastronomia Periférica, com a presença de DJs e MCs.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 26/01 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Campo Limpo
Barões da Pisada - O Melhor do Pisero - Forró
A banda Barões do Pisero promete agitar o público com um show musical vibrante, trazendo toda a energia do Forró e Piseiro nordestino e da cultura popular.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Zé Maria - Samba
O cantor e compositor Zé Maria apresenta o show com o que há de melhor no Samba Raiz, com sucessos consagrados de várias gerações deste ritmo brasileiro.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Resiliente - Show Instrumental - MPB
Com arranjos envolventes e uma performance instrumental vibrante, o show promete proporcionar uma experiência única, mesclando clássicos da boa e velha música Brasileira, no estilo MPB. A apresentação traz, também, composições originais de Bruno Martinez, todas executadas com a maestria que caracteriza o trabalho do artista e sua banda.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Andressa Melo - Funk
Andressa Melo traz o show da Funk Experiência, da cantora Anitta, com ballet completo, trazendo uma linda homenagem à cantora e toda sua energia do Funk Brasileiro.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Traemme - Baile Pop Lgbtqia+ (Especial Visibilidade Trans) - Rock
Velocette faz show da Tour de 15 anos, contendo todos sucessos, assim como Pra Nunca Ter Fim, e Viva Intensamente, que ficaram entre os clipes mais vistos da história do site da MTV. Nesse show, Velocette traz duetos de vozes com uma performance de arrepiar os ouvintes do Rock.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 26/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Ipiranga - Chico Science
Digo Cuts [Somdelaje] & Noiz Firma - Bass Science - Rap
Evento que valoriza a expansão da música preta em sua melhor lapidação, tendo o elo entre a ancestralidade, o momento presente, e a ponte para o futuro, musicalmente falando.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. De: 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.
CCM M’Boi Mirim
Kako Chocolata - Roda de Samba-Caldeirão do Kako Chocolata - Samba
O espetáculo musical Caldeirão do Kako Chocolata traz um repertório pautado no Samba, Pagode e na música dançante brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 18/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
TUSA DJ - De Volta ao Baile Black - Música Eletrônica
O coletivo De Volta aos Bailes Black oferece uma experiência nostálgica de um evento de acolhimento étnico-cultural e de atividade de grupos, por meio da música e dos passos de danças.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 21/01 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Cantor Dom - Samba-Rock
O show do Cantor Dom traz sucessos nacionais do Samba Rock, onde todas as idades são contempladas e vivenciam experiências musicais marcantes.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Luckeem & DJ - Luckeem - Música Eletrônica
O projeto tem como concepção a apresentação de músicas de sucessos nacionais brasileiros e autoral. Reúne estilos musicais como MPB, Pop, Black Soul, Hip Hop. Criando uma atmosfera de qualidade artística, com o melhor do conteúdo musical brasileiro.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Madmen's Clan - Black Balanço - Música Eletrônica
O show do Grupo Madmen's Clan resgata a essência da Música Negra, trazendo os clássicos da Motown, releitura dos anos 70 até os tempos de hoje. É uma mistura do antigo com o novo, duas linguagens de um mesmo universo, Black Music e do Soul Funk.
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 25/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Thiago Aleixo - Uma voz, Uma Canção - Música Negra
Thiago Aleixo apresenta seu show em formato pocket, o jovem artista que vem se destacando na cena da cidade, tem repertório apurado e timbre marcante. O show propõe um passeio pelos ritmos afro-brasileiros
Serviço:
|Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 26/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Santo Amaro - Manoel Mendonça
Roberta Natividade - Atividade Acadêmica
Roberta Natividade, artista e colecionadora de vinil, pesquisadora da musicalidade brasileira e produtora cultural. A proposta de residência artística é inserir um novo contexto artístico-cultural, que visa inspirar projetos de jovens artistas a conhecerem o aprendizado, a experimentação e a divulgação das Casas de Cultura.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 21/01 às 12h. Livre. Grátis. 4.800 minutos.
Chapinha e Banda - Chapinha e Convidados - Samba
O Samba da Vela é uma tradicional celebração que há 30 anos ilumina a região de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Realizado na Casa de Cultura Manoel Mendonça, o evento traz à tona a verdadeira essência do Samba de Raiz, reunindo a comunidade em uma festa vibrante, repleta de música, dança e confraternização.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 29/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Dandara Marya - Ballroom na Sul - Performance
Ballroom na Sul vem com o propósito de veicular algo que já se encontra existente na América Latina, a cena ballroom foi criada por mulheres trans em Nova York nos anos 1970. A moda é um dos carros chefes da Ballroom, com isso, queremos trazer uma experiência imersiva de moda decolonial, disruptiva e TRANSversal.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 30/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
CCM Santo Amaro - Júlio Guerra
Equipe Massa Show - Rolezinho Massa - Performance
Apresentação musical com movimentos que com a linguagem corporal descrevem o que a música quer passar. Sempre muito animadas para contagiar o público.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 25/01 às 12h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
Festival 50+ Rodrigo Aldý Convida Claudio Roberto - MPB
Rodrigo Aldý e famosos artistas relembram grandes sucessos da Música Popular Brasileira em um bate papo descontraído permeado por grandes sucessos. Em poucos instantes cada espectador relembrará épocas marcantes, transformando este dia em um momento único. Um repertório cheio de surpresas e emoção está reservado para esta apresentação.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. Dia: 25/01 às 14h30. Livre. Grátis. 60 minutos.
DPH
Nossa São Paulo: Cultura, cidade e patrimônio
Classificação: Livre
Formulário de inscrição: https://forms.gle/V2EbNc9gY21rVa1t7 (vagas limitadas)
Release: Este roteiro permitirá uma reflexão sobre as transformações históricas e culturais da cidade, destacando o papel fundamental do Departamento de Cultura de São Paulo, que, ao longo de seus 90 anos, tem sido peça-chave na promoção, preservação e valorização da cultura. De forma simbólica, a caminhada tem início na antiga sede do Departamento de Cultura e finaliza na atual sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Líbero Badaró, 346. A experiência proporcionada pelo percurso será uma oportunidade única para os participantes se conectarem com a cidade a partir das transformações que a moldaram ao longo do tempo, bem como suas permanências, identificadas nas paisagens, monumentos e edificações, discutindo o papel dos instrumentos de preservação do patrimônio neste processo. As diferentes histórias da cidade serão contadas com o suporte de mapas e fotografias antigas. Esta vivência é, acima de tudo, uma celebração do patrimônio paulistano, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e da cidade de São Paulo. É também um convite para que todos se engajem na continuidade e no cuidado com sua história, garantindo que as memórias e tradições da cidade sigam vivas e acessíveis às futuras gerações.
CCULT
CENTRO CULTURAL: OLIDO
Artista/ Grupo: Vila arte do Brincar
Linguagem: Intervenção artística
Descrição: Para celebrar o aniversário de São Paulo a Olido preparou uma surpresa para as crianças do território com Bolo, Cama elástica, Infláveis, Pipoca, Algodão doce, Pintura facial, recreação recriando um clima de festa com a Cia Lune de teatro.
Quando: 25/01
Horário: 15h
Local: Corredores
Tempo de Duração: 180 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
Artista/ Grupo: Originais do Samba
Linguagem: Música
Descrição: O Grupo segue firme e forte levando aos quatro cantos do País o Melhor do Samba Tradicional com Bigode (único remanescente e fundador do grupo), Juninho, Rogério Santos e Marcos Scooby. Por onde passam o povo cantam seus sucessos: Cade Tereza, Esperanças Perdidas, Assassinaram o Camarão, Falador Passa Mal, Tenha Fé, Do Lado Direito da Rua Direita e dezenas de outros. E em 2024, comemoram 60 anos de muito SAMBA e muitas histórias na nossa MPB e assinam o show - OS ORIGINAIS DO SAMBA - 60 ANOS, um show marcante e contagiante com a releitura de seus maiores sucessos.
Quando: 25/01
Horário: Sábado 19h
Local: Sala Olido
Tempo de Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
VILA ITORORÓ
Artista/ Grupo: Duda Brack
Linguagem: Música
Descrição: Duda decidiu estruturar #Vozesolidão como um projeto vitalício, que sempre acontece independentemente do projeto autoral que ela esteja circulando no mercado e sem um repertório fixo. Esse show mostra Duda de forma nua e crua, cantando canções que ela ama, como se estivesse na sala de sua casa, gerando uma conexão de cumplicidade e proximidade com a plateia.
Quando: 25/01
Horário: 19h
Local: Pátio de Casas
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
CENTRO CULTURAL SANTO AMARO
Espetáculo: Tão Tão Distante da Realidade
Linguagem: Teatro
Descrição: Personagens lendários como Bela Adormecida, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rainha Má, Lobo Mau e outros saem dos contos de fada e são imersos em uma série de reality shows e mídias sociais. Em diversos momentos, as narrativas se cruzam e novas aventuras se desenrolam antes que o tempo de tela acabe.
Quando: 25/01
Horário: 16h
Local: Teatro Leopoldo Fróes
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
CENTRO CULTURAL PENHA
Artista/ Grupo: Os Inocentes
Linguagem: Música
Descrição: Uma das mais importantes bandas do punk nacional, Inocentes lança single novo, a versão acústica de "São Paulo", criada originalmente pela banda em 2001 no álbum “O Barulho dos Inocentes”. Além disso, apresenta alguns de seus clássicos.
Quando: 25/01
Horário: 20h
Local: Teatro Martins Penna
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação: +12
Disponibilidade: Grátis
CENTRO CULTURAL GRAJAÚ
Artista/ Grupo: Keilla Regina, Sambas de Sucesso
Linguagem: Música
Descrição: Keilla Regina, conhecida por sua voz potente, tem vários sucessos na carreira, em especial no samba romântico. Seu segundo álbum chega em maio de 2025. A cantora se destacou ao cantar Alcione - sua voz assemelha-se à da artista. Seu show intitulado "Simplesmente Marrom" foi um grande sucesso. Além dessa peculiaridade, Keilla Regina se mostra apaixonada pelo samba, tendo como referência consagrados expoentes, como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra. No show Sambas de Sucesso, além dos nomes acima, sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Arlindo Cruz.
Quando: 25/01
Horário: 20h
Local: Teatro
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Artista/ Grupo: Trans Jazz by Divas
Linguagem: Música
Descrição: Performance musical que mergulha profundamente na herança cultural do canto negro norte-americano, homenageando as icônicas musas da black music. Este espetáculo celebra não apenas a beleza e a força das divas do jazz, mas também a resistência da comunidade LGBTQIAP+, conectando-se de forma especial ao mês da Visibilidade Trans e ao aniversário de São Paulo. Idealizado por Paola Valentina Xavier, cantora e compositora travesti, o projeto transcende a música. É uma homenagem às grandes divas como Ella Fitzgerald, Mahalia Jackson e Billie Holiday, e uma celebração da memória e do legado cultural.
Quando: 25/01
Horário: 20h
Local: Teatro Décio de Almeida Prado
Tempo de Duração: 60 minutos
Classificação:+14
Disponibilidade: Grátis
CENTRO DE CULTURAS NEGRAS
Artista/ Grupo: Encontro de Bambas - Convida Projeto O Samba
Linguagem: Intervenção artística
Descrição: Promover a integração dos moradores com os equipamentos públicos, evidenciar as obras de compositores sambistas, através de vozes de sambistas convidados: estas são as propostas do Encontro de Bambas, que recebe em janeiro Biro do Cavaco e Projeto O Samba
Quando: 25/01
Horário: 16h e 19h
Local: Auditório
Tempo de Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Disponibilidade: Grátis
Nome do evento: DJ COTDMAN
Linguagem: Intervenção Artística
Sinopse: Apresentação do DJ Cotdman com sua discotecagem trazendo um repertório rico em Black Music . A apresentação do DJ traz na abertura do evento uma nostalgia para todos que admira a Blac Music
Data: 25/01
Horário: 15H
Formato: Presencial
Duração: 60 MINUTOS
Classificação: livre
Nome do evento: SHOW CLÃ BEATS E POESIA
Linguagem: música
Sinopse: Sarau Clã Beats e Poesias tem como objetivo desenvolver entretenimento musicalmente com amplo conhecimento de músicas afro, afro beat, jazz, soul, funk , samba rock, black, charme, rap . Nasceu dos encontros de Hip Hop no Centros de Culturas Negras, fomentando a valorização da Cultura Hip Hop.
Data: 26/01
Horário: 15H
Formato: Presencial
Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara
Duração: 90 MINUTOS
Classificação: livre
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Exposições
São Paulo 471 anos, BMA 100 anos - exposição e visitas guiadas de 23 de janeiro a 2 de março
Hall da Consolação
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h Segunda a sexta das 9h às 21h
Em 2025 São Paulo completa 471 anos e a Biblioteca Mário de Andrade comemora seus 100 anos! São Paulo está entre as cidades mais populosas do mundo, conta com muitas instituições culturais e uma valiosa tradição arquitetônica. Em homenagem, relembramos este mês alguns marcos da arquitetura paulistana. São expostos materiais bibliográficos sobre os imóveis históricos desta década na cidade de São Paulo, e também sobre os arquitetos Gregori Warchavchik, Frank Lloyd Wright, Rino Levi, Ramos de Azevedo, Christiano Stockler das Neves e outros.
Além da exposição sobre arquitetura, serão realizadas duas visitas guiadas com a equipe da Mário - dos setores de Acervo e Gestão e Planejamento - na região em torno da Biblioteca, destacando aspectos arquitetônicos e patrimoniais da cidade. Visitas às 14h e às 16h. Ponto de encontro: hall de entrada.
São Paulo em Constante Transformação de 23
de janeiro a 2 de março
3º andar
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h
Segunda a sexta das 9h às 20h
A exposição "São Paulo em Constante Transformação" celebra o aniversário da cidade explorando sua história, diversidade cultural e riqueza artística. Dividida em seis eixos temáticos – da fundação e formação da metrópole à São Paulo contemporânea – a mostra destaca aspectos como imigração, arquitetura, gastronomia e cultura popular. Com curadoria cuidadosa de livros, CDs, DVDs e cartões-postais, a exposição ilustra a evolução da cidade, sua pluralidade social e o impacto na arte e no cotidiano, revelando uma metrópole em constante movimento e transformação.
Entre Memória e História: O Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade
homenageia São Paulo pelos 471 anos
de 23 de janeiro a 2 de março 3º andar
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h Segunda a sexta das 9h às 20h
A exposição "Entre Memória e História: O Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade homenageia São Paulo pelos 471 anos" convida o público a uma imersão na história e identidade desta icônica instituição paulistana. Em celebração ao aniversário da cidade, a mostra apresenta documentos históricos que revelam a trajetória da Biblioteca, desde sua fundação em 1925 até o presente, por meio de livros, fotos digitalizadas e outros materiais do acervo Localizada no coração da cidade, a Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do Brasil, possui um legado cultural profundamente ligado à evolução de São Paulo, destacando sua relevância para estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral.
Com um acervo histórico cuidadosamente preservado, a exposição permite ao visitante explorar registros únicos que refletem a atuação da Biblioteca ao longo de quase um século. Instalado na Hemeroteca, o Arquivo Histórico é um testemunho vivo das transformações de São Paulo e da contribuição da BMA para a cultura e educação. Essa viagem ao passado celebra não apenas o aniversário da cidade, mas também o centenário da Biblioteca em 2025, reforçando sua posição como um dos pilares culturais e históricos da metrópole.
ORQUESTRA MUNDANA REFUGI
show SÃO PAULO DE TODOS OS POVOS
15h30
Terraço
Formada por vinte e dois músicos imigrantes, refugiados de dez nacionalidades e brasileiros, sob a direção musical de Carlinhos Antunes, a ORQUESTRA MUNDANA REFUGI teve origem no projeto homônimo ao nome deste espetáculo, SÃO PAULO DE TODOS OS POVOS, que deu origem à Orquestra Mundana e alguns anos depois, Orquestra Mundana Refugi.
O show, especialmente elaborado para o aniversário da Cidade, apresenta um repertório repleto de diversidade musical que reflete as culturas de seus integrantes.a Os instrumentos vão do kanun ao acordeon, passando pelo piano, Kemanche, cítara chinesa, bouzouki, alaúde, ronroco, derbak, djembe, doudouk e tantos outros. Esse show traz a seleção de todos os quatro álbuns da Orquestra Destaque para Caravanas (Chico Buarque); Suíte dos Povos, que homenageia os povos originários do continente americano, do Tibet e do Oriente médio. Está presente também o clássico “Canto das três raças”, alem de Oración del remanso (Jorgen Fandermole- Argentina), e mais dois clássicos da musica Oriental, o Hino Palestino Amendoas Verdes e Usküdar.
Cinema
Cineconcerto: Lisbela e o prisioneiro (Guel Arraes, 2003), com trilha sonora
executada ao vivo
Direção musical de Anselmo Mancini
17h30
Auditório
Em celebração ao aniversário da Cidade, será realizado o Cineconcerto com a exibição do filme Lisbela e o prisioneiro, do diretor Guel Arraes, tendo sua trilha sonora original executada ao vivo, com direção artística de Anselmo Mancini.
Anselmo Mancini é compositor, pesquisador e educador com mais de 24 anos de experiência, Doutor e Mestre em Audiovisual pela USP e Bacharel em Composição Musical. Especialista em trilhas sonoras, já recebeu prêmios internacionais por suas composições, incluindo o longa Entre Raiz e Asas. É diretor artístico da ALMAI-SP e criador do Cine Concerto Brasil, plataforma pioneira dedicada à música de cinema. Mancini colaborou com a OSESP e realizou apresentações no Montreux Jazz Festival, além de criar trilhas para obras de Hitchcock e Villa-Lobos. Atua como professor e palestrante, contribuindo para o desenvolvimento da música e do audiovisual no Brasil.
Spcine
SPCINE PLAY
Destaque:
25.01 - Kobra Auto-Retrato - 2022 ‧ Documentário ‧ 1h 24m - Aniversário de São Paulo
Sinopse: Em uma noite de insônia, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de vida, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra, um artista singular que representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.
Direção: Lina Chamie
Estante Especial - Aniversário da Cidade
Em homenagem à diversidade e ao talento dos cineastas paulistas, uma curadoria especial de filmes estará disponível na Spcine Play, celebrando a pluralidade de histórias e olhares da cidade. Confira os destaques:
- Morte TM - Ícaro Barbosa
- Ao Fundo - Patrícia Helena dos Santos
- Quem tem Medo? - Henrique Zanoni
- Fabiana - Brunna Laboissière Ferreira
- Cine Marrocos - Ricardo Cury Calil
- Cracolândia - Edu Felistoque
- Flores do Cárcere - Bárbara Cunha, Paulo Caldas
- Kairo - Fábio Rodrigo
- Barco de Papel - Thais Scabio
- As Aventuras de Pety - Anahí Borges
- Livro e Meio - Giu Nishiyama, Pedro Nishi
- Projeto Closet - Alice Stamato e Luana Miguel
- Desterro - Maria Clara Escobar
CIRCUITO SPCINE
Destaque:
Sessão ao Ar Livre no CCSP
No dia 25 de janeiro, o Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP) será palco de uma sessão especial ao ar livre para comemorar o aniversário da cidade.
Filme: Ainda Estou Aqui (Walter Salles)
Horário: 19h30
Local: Jardim Suspenso do CCSP
Capacidade: 150 lugares (sujeito a lotação)
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da sessão. Não perca esta oportunidade de assistir a uma obra emocionante com a skyline paulistana ao fundo.
Sessão ao Ar Livre no CCSP
Filme: Auto da Compadecida 2
Data: 26 de janeiro de 2025
Horário: 19h30
Local: Jardim Suspenso do CCSP
Capacidade: 150 lugares (sujeito a lotação)
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da sessão. Não perca esta oportunidade de assistir a uma obra emocionante com a skyline paulistana ao fundo.
**** Programação sujeita a alteração
veja mais:
https://capital.sp.gov.br/web/cultura/w/471%C2%B0-anivers%C3%A1rio-de-s%C3%A3o-paulo
receba eventos culturais:
II AGENDA CANHOTA - DIVULGAÇÃO E CORTESIAS DE ATIVIDADES CULTURAIS , DE LUTA E RESISTÊNCIA
https://chat.whatsapp.com/LwhpdOSNIQjKMhIul4Oyoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário