Sindsep
O Sindsep manifesta seu mais veemente repúdio às declarações do vice-prefeito Mello Araújo (PL), que afirmou que a Prefeitura de São Paulo estuda a redução de equipamentos de assistência social na região central da cidade como parte da política de “combate à cracolândia”.
Essa proposta é inaceitável, cruel e desumana. Reduzir serviços públicos voltados às populações em situação de rua e vulnerabilidade social não é política pública, é omissão institucional. A medida representa um ataque direto à rede socioassistencial da cidade, construída com o trabalho incansável dos servidores e servidoras públicas, e às pessoas que mais precisam do amparo do Estado.
A população em situação de rua precisa de direitos, não de repressão. Precisa de moradia, saúde, trabalho, tratamento digno. O centro concentra os uma maior quantidade de serviços porque concentra uma maior demanda. Transferir ou fechar serviços não elimina o problema, apenas o empurra para as periferias, aprofundando a desigualdade e a exclusão social.
É inaceitável que uma gestão trate o direito à alimentação — como o fornecido pelo Bom Prato — como um “problema” a ser eliminado. É um absurdo ainda maior que essa lógica seja guiada por pedidos de fechamento de serviços públicos feitos por setores empresariais, com base em preconceito e higienismo.
O Sindsep reafirma seu compromisso com a defesa do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, com o funcionalismo e com a população.
Exigimos que a Prefeitura de São Paulo retire essa proposta e abra um diálogo sério com as/os trabalhadoras/es e com os movimentos sociais para enfrentar, com humanidade e justiça, os desafios da cidade.
O ponto de partida para a solução ao invés de fechar serviços é ampliar serviços publicos que atendam as necessidades da população. Começando pela retomada dos serviços públicos diretos, com gestão e trabalho de servidores públicos concursados e controle social da população. Pra tanto é necessário realização de concursos para as diferentes carreiras que compõem o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, assim como é necessário articulação com as demais secretarias pra atender de forma adequada e ampla a população.
SINDSEP | Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo

Nenhum comentário:
Postar um comentário