Com o objetivo de melhorar o atendimento e a qualidade de ensino na rede municipal, o Conselho de Educação, representado por Édina Rosa (presidente), Rúbia Azzini e Vanessa Garcia; reuniu-se com o Conselho Tutelar, representado por Lenice Rodrigues de Oliveira,
Edna Valéria Rocha Gouveia, Guilhermina Giorni Marques, Marcos Aurélio Cardoso e Carla Noggerini Andreoli. O encontro versou, principalmente, sobre a necessidade da aproximação entre os dois Conselhos, já que em vários momentos os assuntos e atendimentos dialogam. A título de exemplo, o Conselho Tutelar já participa de reuniões do Conselho que cuida do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A reunião também tratou de problemas comuns: reclamação que faltam vagas na rede de ensino; queixas sobre o transporte escolar, especialmente a falta de vagas e o fornecimento de passes para crianças desacompanhadas de pessoas adultas; e o atendimento precarizado aos estudantes com deficiência.
Adversidades enfrentadas pelos dois Colegiados são a falta de compreensão sobre as funções e ações desenvolvidas pelos Conselhos e a dificuldade de comunicação com a prefeitura, especialmente com o Departamento de Educação e Cultura.
Dois pontos foram levantados para atenuar problemas na rede de ensino: 1. a necessidade de busca ativa pelas escolas, inclusive com a participação dos dois Conselhos, para a verificação de matrículas irregulares ao invés de dificultar o processo de matrícula, causando exclusões indevidas; 2. o incentivo à formação dos gestores na área de proteção à criança - o Conselho Tutelar se disponibilizou em participar dos HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).
Os dois Conselhos continuarão se reunindo com o objetivo de estreitar as relações e melhorar a oferta de ensino em São Roque.

Nenhum comentário:
Postar um comentário