27/09/2025

Insegurança em escola na Zona Sul expõe trabalhadores e estudantes



do SINDSEP

A CEI Bryan Biguinati Jardim, localizada no Parque Regina, região Sul, foi vandalizada neste último final de semana, entre os dias 20 e 21 de setembro, com materiais jogados no chão, vidros e portas quebrados, roubo de alimentos do freezer, entre outros. Douglas Cardozo, coordenador da Região Sul I do Sindsep, esteve presente na unidade para conversar e apoiar aos servidores. 

Os servidores ao chegarem para trabalhar nesta segunda-feira, 22, encontraram a escola em péssimas condições, com móveis revirados, materiais de uso dos alunos e professores jogados no chão, torneiras retiradas, que causou inundação em diversos espaços, além de furto de alimentos que estavam no freezer, além de outros jogados, deixados em temperatura ambiente, que acabaram estragando. As aulas foram suspensas, para realizar os devidos reparos e realização de Boletim de Ocorrência, com apoio da Guarda Civil Metropolitana.



Douglas compareceu à unidade nesta terça, 23, para conversar e apoiar os servidores, averiguando as condições de segurança da escola. Os servidores da unidade informaram que, assim como as demais CEIs da Administração Direta da Prefeitura, eles não contam com vigilância patrimonial, nem de empresa terceirizada, e que o sistema de câmeras instalado, veio através da parceria com a APM (Associação de Pais e Mestres). A SME não destina recursos para garantir uma escola segura, além de que, nos últimos anos, essa já é a terceira vez que a escola sofre este tipo de ação de vandalismo e furtos.

Douglas procurou a DRE Campo Limpo, responsável pela supervisão da CEI, sendo informado que os casos estão se tornando constantes na região e que, infelizmente, as unidades da Gestão direta ainda não possuem sistema de segurança eficaz, somente contam com o apoio da GCM. Segundo eles, as câmeras da Smart Sampa iriam facilitar o monitoramento das escolas do território, além da necessária presença de vigilantes, porém não há previsão de instalação.



O Sindsep está cobrando providências da SME e da Prefeitura de São Paulo para garantir maior segurança aos profissionais de educação e do quadro de apoio que atuam nas escolas do município, “é vergonhoso que a cidade com o maior orçamento do País não ofereça segurança para os seus alunos e trabalhadores”, afirmou Douglas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário