23/01/2026

No primeiro dia, mais de 5 mil pessoas participam do Governo do Brasil na Rua em Macapá

 



Programa registra recorde de público e reforça aproximação entre governo e população

Agência Gov | Via Secretaria-Geral da Presidência
23/01/2026 06:53
No primeiro dia, mais de 5 mil pessoas participam do Governo do Brasil na Rua em Macapá
Adriano Sarmento/Ascom/SGPR
Programa contou com a parceria de 11 ministérios, reunindo serviços, orientações e atendimentos voltados à população

Mais de 5 mil pessoas participaram na quinta-feira (22/1) do Governo do Brasil na Rua, em Macapá (Amapá), registrando a maior participação do programa até o momento. A ação marcou a terceira edição da iniciativa em 2026 e reafirmou o compromisso do Governo Federal com a ampliação do acesso da população às políticas públicas.

Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o programa contou com a parceria de 11 ministérios, reunindo, em um único espaço, serviços, orientações e atendimentos voltados às principais demandas da população.

A abertura do evento ocorreu na Escola Estadual Maria Neuza Carmo de Souza, no bairro Jardim Felicidade 1, na Zona Norte de Macapá, mobilizando milhares de pessoas interessadas em acessar serviços públicos, esclarecer dúvidas e dialogar diretamente com representantes do Governo Federal.

Ao avaliar o alcance da iniciativa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou a expressiva participação popular, a importância de ampliar o programa e a relevância da articulação institucional com os governos locais para garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva à população.

A grande participação da população mostra que este foi o maior Governo do Brasil na Rua que já realizamos. Isso revela a demanda existente e a importância de ampliar essa iniciativa. Saio daqui de Macapá encantado ao ver uma política pedida pelo presidente se tornar realidade, com a união dos ministérios, parceiros e do Governo do Amapá, levando soluções concretas e políticas públicas diretamente à população.”

“Começamos o Brasil na Rua no ano passado e, em muitos lugares, não tivemos parceria local. Aqui no Amapá, encontramos uma parceria com o governador Clécio Luís, construída com o presidente Lula, olhando para o povo. Não é uma questão partidária, é levar direitos. O governo não pode ser algo distante, ele precisa estar perto das pessoas”, afirmou Boulos.

Leia também
Governo do Brasil na Rua leva pacote de serviços públicos federais a Macapá

A percepção positiva da ação também foi compartilhada pelos participantes. Para Adailton de Jesus, economista de 58 anos e morador de Macapá, o programa fortalece a relação entre governo e sociedade.

Foi uma grande felicidade participar deste evento, que permitiu à população acessar os serviços do Governo Federal, apresentar demandas e buscar soluções. Iniciativas como essa precisam continuar em todos os estados, pois aproximam as pessoas do governo e oferecem as respostas que a população precisa.”

O Governo do Brasil na Rua tem como objetivo simplificar o acesso aos serviços públicos, reduzir a burocracia e fortalecer a aproximação entre o governo e as comunidades, levando o Estado até os territórios e promovendo escuta, cidadania e participação social.

A iniciativa integra a estratégia do Governo Federal de ampliar a presença das políticas públicas em diferentes regiões do país, garantindo que direitos e serviços cheguem de forma mais ágil e efetiva à população.

Oficina

Como parte da programação do Governo do Brasil na Rua, o Governo Federal realizou a Oficina de Diálogos com as Organizações da Sociedade Civil, espaço voltado à escuta qualificada, à troca de experiências e ao fortalecimento da participação social.

A atividade reuniu coletivos, associações, movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil para debater demandas, pautas prioritárias e a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), com foco na ampliação do diálogo e da colaboração entre governo e sociedade.

Para Joseane do Espírito Santos, representante da sociedade civil do Amapá, a iniciativa simboliza um novo momento para o estado.

“Estamos organizando a sociedade civil do Amapá para se preparar para esse novo momento que o estado vive. A vinda do Governo do Brasil trouxe escuta, conhecimento e diálogo. O Amapá é uma ilha, banhada pelo rio Amazonas, onde só se chega de barco ou de avião, e ver o governo chegar até aqui, ouvir as entidades e compartilhar informações nos enche de esperança.”

A oficina é uma realização da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, por meio da Diretoria de Parcerias com as Organizações da Sociedade Civil da Secretaria-Geral da Presidência da República, reforçando o compromisso do Governo Federal com a participação social.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades federais e estaduais, entre elas o governador do Amapá, Clécio Luís; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; além do senador Randolfe Rodrigues, reforçando o compromisso institucional com a população atendida pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário