SÃO ROQUE AGORA É MACROMETRÓPOLE

do jornal da estancia



São Roque passa a fazer parte de uma das mais importantes macrometrópoles do planeta, composta por 102 municípios, 28 milhões de habitantes e responsável por um dos maiores centros econômicos do mundo com 27,1% do PIB do Brasil.
Este projeto foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin através da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. O Secretário e Deputado Federal Edson Aparecido, que em São Roque foi apoiado em sua campanha pelo Daniel da Padaria, anuncia as mudanças que deverão ocorrer em temas como fornecimento de água, tratamento de esgoto, destinação do lixo, segurança pública e transporte metropolitano.
Para viabilizar a macrometrópole, está sendo criada a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, tendo participação da Emplasa, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, a qual irá definir, juntamente aos municípios, os projetos prioritários. Com esta nova realidade, os Prefeitos e Vereadores destes 102 municípios precisarão ter a consciência de que fazem parte de um bloco, onde o planejamento urbano deve transcender aos interesses do município, passando a se preocupar com a participação neste bloco da macrometrópole de São Paulo, não valendo mais o velho discurso do baixo crescimento vegetativo.
Segundo estudos realizados pela Secretaria Estadual de Transporte, cerca de metade das viagens de carga têm origem e destino dentro da macrometrópole. Em curto espaço de tempo veremos rodovias como Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Anchieta, Imigrantes, entre outras, se transformarem avenidas ligando os 102 municípios integrantes da macrometrópole.
Este novo contexto no qual São Roque está sendo inserido trará muitos benefícios, mas também poderá trazer malefícios, portanto, é de fundamental importância que o atual e o futuro governo de nossa cidade, mais que bons administradores, estejam preparados para um debate com a participação de toda a sociedade, preocupando-se em garantir a preservação do que há de bom em nossa cidade sem deixar de oferecer um crescimento sustentável com a geração de emprego tão desejada por nossa população.

Vorneis de Lucia
Diretor Nacional de Turismo Rural – CNTur


Postar um comentário

0 Comentários