CEMEC, UMA REALIDADE CULTURAL



do Jornal da Estância

A melhor maneira para conhecer uma realidade cultural chamada CEMEC, em Mairinque, é visitando suas dependências. E, se tiver interesse em conhece-las, visitando todo seu interior, é melhor fazê-lo ainda na parte da manhã, pois durante o dia todo o local está ocupado, seja por alunos do curso de yoga, mantido pela Divisão de Cultura, seja por ensaios de grupos teatrais e dos percussionistas da Banda Sinfônica Conselheiro Mayrink, seja por alunos das Escolas Municipais freqüentando o cineclube.

Neste início de dezembro ocorrerão ainda, todos os dias, as cerimônias de formaturas das escolas municipais, que praticamente ocupam todo o recinto do CEMEC durante o dia todo, com ensaios necessários para as solenidades citadas. A reportagem do jornal esteve visitando o local num destes dias e constatou que o CEMEC é de fato uma realidade.

Conversando com o Antonio, que trabalha no local e também é Diretor Teatral da Companhia Municipal de Teatro, fomos informados que “no período entre março e novembro tivemos quase 800 atendimentos aqui no CEMEC”. Antonio ainda explica; “constatamos que já é possível afirmar que o local está formando um público próprio, acostumado com os eventos aqui realizados”. Antonio fala também do que para ele é um diferencial “com a nomeação, pelo Prefeito, de uma comissão para administrar o local, adotou-se a teoria do acolhimento, que consiste em procurar sempre falar sim, facilitando o uso do local por quem o solicita, e com isto, até agora, nenhuma solicitação de uso foi indeferida”.

Para o ano de 2011, Pelica, que preside a comissão, informa: “Após esse processo de criação de público o CEMEC assume nova etapa, que é de se tornar um pólo cultural para toda a região, tendo em vista a peculiaridade do local, único entre vários municípios que possui, num mesmo local, um teatro para 643 pessoas sentadas, um cineclube para outras duzentas, além de um espaço onde podem ser ministradas oficinas que pode abrigar com conforto outras 150 pessoas.”

E as pessoas que administram o local estão de fato comprometidas com esta intenção de tornar o local um pólo cultural regional. Pelica dá detalhes do que será feito em 2011: ”Já temos agendada, por exemplo, a Mostra Regional de Dança, Mostra Regional de Música Sertanejas, uma Mostra de Teatro, outra de violões, de música instrumental, o que permite, num todo, que já tenhamos agendado para o próximo ano mais de 150 eventos, envolvendo todos os setores da comunidade”.

O CEMEC possui um telefone que é (11) 4718-2608 e os interessados em conhecer o local podem agendar uma visita dirigida. Antonio, que acompanhou a reportagem e quem costuma acompanhar os visitantes, ainda completa: “uma das dificuldades atuais é o esquema de divulgação, que está aquem das atividades realizadas, mas a partir de janeiro o Pelica estará colocando no ar uma página na internet específica para o CEMEC, que permitirá, em algumas ocasiões, até mesmo transmitir ao vivo determinado evento”.

Para nós, da reportagem do jornal, ficou a convicção de que o local é mesmo mágico e está sendo administrado de uma maneira bastante profissional. Constatamos, em nossa visita, que apesar do local estar cheio de gente (já era a terceira atividade naquele dia), todo o recinto, inclusive banheiros, estava extremamente limpo. E, como uma forma de contribuir, terminamos esta reportagem sugerindo que os leitores, entrem em contato com o CEMEC, passando-lhes seus e-mails, para que possam, a partir de janeiro, ter conhecimento diário do que estará sendo produzido naquele local. tribuir, terminamos esta reportagem sugerindo que os leitores, entrem em contato com o CEMEC, passando-lhes seus emailsma de co

Postar um comentário

0 Comentários