Cine São José, o patrimônio de São Roque que ficou no passado

do Jornal da Estância

Cine Teatro São José, inaugurado dia 19 de março de 1951, um raro exemplar ainda em condições de restauração.

Através do tempo, ficou registrado na memória dos Sâoroquenses, o exemplo de dedidação e cultura do nosso saudoso Vasco Barioni (Vasquinho), que pela sua pujança audaciosa conseguiu com grande esforço e colaboração de inúmeras pessoas inaugurar aquela casa que foi a maior em nossa cidade e região dedicada inteiramente a cultura da sétima arte.

Hoje em condições lastimáveis e sem previsões para uso cultural até o momento, mostramos nestas paginas de um novo jornal que nasce em nossa cidade o seu estado e clamamos as autoridades e pessoas afins, para que não deixe ir ao vento o sonho de ter a cultura presente na vida de nossos jovens.

No dia 13 de agosto passado, nossa câmara municipal da Estância Turística de São Roque, através do vereador Julio Mariano, fui agraciado com uma medalha referente a pessoas que se destacaram na cultura em nosso município. Medalha esta intitulada Vasco Barioni, dedicada ao fundador do Cine Teatro São José e maior incentivador da cultura desde o ultimo século. Naquela ocasião propus e foi bem recebido por todos, um abaixo assinado pela reestruturação do nosso querido Cine São José.

Esse abaixo assinado esta circulando até o momento por toda nossa cidade e já estamos com milhares de assinaturas, ainda é tempo de fazer parte desta lista que em próximo passo levaremos as autoridades, onde através de projetos vamos pleitear a sua reforma para uso de toda nossa gente.

Sabemos que nos dias atuais não será viável simplesmente um cinema de grande porte, porém em sua reestruturação vamos elaborar uma proposta mais abrangente e com plenas condições de retorno aos investidores.

Trata-se de uma proposta de projeto abrangendo amplo estacionamento, bar cultural e espaço para festas e eventos (que darão retorno financeiro) e um teatro mais duas salas de cinema.

Para isso quero deixar aqui nestas linhas uma grande convocação aos moradores de nossa cidade e outras pessoas amante da arte e cultura, não podemos deixar em vão um grande sonho que é de termos aqui em nossa terra uma casa para aulas de musica, teatro, balé, convenções e enfim um local destinado a formar artistas e nós como colaboradores, podermos ver no futuro próximo que valeu a pena aproveitar as crianças para a cultura e quem sabe algumas delas se destacando num cenário artístico de nível cultural nacional.


Roque Gabriel Rodrigues
Roquinho fotógrafo

Postar um comentário

0 Comentários