Prefeituras temem inchaço de cidades com incorporação de linhas da CPTM


Prefeitos das cidades da região de Sorocaba (SP) que serão atendidas pelo plano de extensão das linhas operadas pela Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) querem discutir melhor o projeto. O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), teme que a operação se resuma ao chamado trem de subúrbio, que transformou os municípios do entorno da capital em cidades-dormitórios.

A
preocupação é partilhada pelos prefeitos Efaneu Godinho (PSDB), de São Roque, e Dennys Veneri (PMDB), de Mairinque. As três prefeituras têm projeto conjunto de um trem turístico usando a mesma estrutura hoje operada pela América Latina Logística (ALL).

O plano do governo estadual prevê um ramal também para a Baixada Santista. A expectativa do governo do Estado é de que as linhas entrem em operação até 2014.

Lippi disse que os impactos de um trem rápido entre São Paulo e Sorocaba precisam ser bem estudados. Ele quer conhecer os detalhes do projeto, mas adiantou que não interessa à cidade um trem de subúrbio.

O prefeito de São Roque manifestou preocupação com o risco de inchamento da cidade, com a facilidade no transporte.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), que realizou o estudo dos ramais, informou que a retomada do transporte de passageiros de longo percurso parte de uma visão desenvolvimentista e favorecerá o deslocamento de pessoas entre os municípios. 
(AE)

Postar um comentário

0 Comentários