Ainda falta muita atitude para sermos um Município Verde



do Jornal da Estância
O Governo de São Paulo lançou em 2007 o Programa “Município Verde”, um projeto ambiental inovador, cujo objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade, com a finalidade de vencer o enorme desafio do aquecimento global. Posteriormente foi incluído neste programa o uso da água e o Programa passou a se chamar Município Verde Azul. A adesão dos municípios ao Protocolo Verde, como é chamada a intenção de participar deste programa, é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento do Município, com uma agenda de 10 diretivas ambientais, que são elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Em contrapartida, os Municípios melhores colocados neste ranking, chamados “municípios verdes”, passam  a ter prioridade no acesso às políticas do Governo. Um exemplo são os investimentos nas estradas vicinais. Não se trata de penalizar ninguém, pelo contrário, é uma forma de estimular quem faz a boa tarefa de casa.
São Roque aderiu ao Programa em 2008 e quando da divulgação do ranking em 2009 pela Secretária do Meio Ambiente pudemos constatar que num total de 563 municípios inscritos, ficamos em 540ª lugar. Comparado com os Municípios de nossa região ficamos atrás de cidades como Araçariguama (289ª), Ibiúna (373ª) e Alumínio (471ª). Recentemente a Secretária divulgou o ranking de 2010 e de 614 municípios avaliados, São Roque melhorou um pouco ficando em 480ª lugar, porem, posição muito ágüem do ideal para uma Estância Turística e ainda atrás de cidades como Ibiúna, Araçariguama e Alumino. Cabe destacar que a Sabesp possui uma grande parcela de culpa por São Roque estar tão mal colocado neste ranking, pois,  o esgoto coletado em nosso município é jogado em nossos mananciais,  sem  nenhum tratamento e com a conivência de nossos governantes a mais de trinta anos. A conquista de 60 posições no ranking se deu devido a aprovação de algumas projetos  sugeridos em 2010 tanto pelo Executivo, como a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, como pelo Legislativo que aprovou o projeto do Vereador Julio Mariano que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico pelo município de São Roque, entre outras medidas tomadas. Ainda é  pouco, a humanidade clama para a preservação do meio ambiente e de nossas águas. Se torna necessário que tenhamos consciência  de qual herança iremos querer deixar para nossos sucessores.
Como no Hino de nosso município que diz que “Do verde das tuas matas, brotam, águas do Aracaí”, se torna mister que nós e nossos governantes garantam que no futuro estas águas venham a brotar com qualidade. Sairemos vencedores o dia em que os turistas, que tanto elogiam a qualidade do ar de nosso município também possam elogiar a qualidade das águas de nossos mananciais.   

Postar um comentário

0 Comentários