Contrato de radares não será suspenso, diz Lippi

Notícia publicada na edição de 18/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Giuliano Bonamim
A Prefeitura de Sorocaba não pretende suspender o contrato de operação dos radares de trânsito feito com a Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda. A empresa administra o serviço na cidade desde o ano passado e foi citada em uma reportagem da Rede Globo, exibida dia 13 no programa Fantástico, sob a acusação de participar de um suposto esquema de corrupção em licitações públicas no Rio Grande do Sul.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) informa que a suspensão pura e simples do contrato, sob fundamento que não diz respeito ao município de Sorocaba, é ilegal e ofenderia o equilíbrio da relação contratual. A pasta reitera que todos os procedimentos que dizem respeito a aquisição de bens e serviços e as contratações necessárias para o funcionamento da máquina pública respeitam e obedecem aos ditames da lei e aos princípios da administração pública.

O pedido de suspensão do contrato foi entregue na manhã de anteontem ao prefeito Vitor Lippi (PSDB). O ofício foi elaborado pelos membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sorocaba com o objetivo de solicitar a apuração detalhada do suposto esquema de corrupção. Segundo o vereador Izídio de Brito (PT), o partido aguarda a resposta oficial da Prefeitura sobre o assunto para se pronunciar. "A executiva do partido vai se reunir neste sábado e vamos debater um possível pedido de intervenção no Ministério Público, caso o governo municipal não suspenda o contrato atual", relata.

O vereador também estuda a possibilidade de pedir uma cópia de todas as gravações feitas pela equipe de reportagem da Rede Globo para averiguação. "Foram poucos minutos de imagens ao ar, mas queremos saber também o que não foi passado na televisão", comenta Izídio de Brito. Já o prefeito Vitor Lippi (PSDB) ressalta a transparência da licitação feita em Sorocaba. "Não há qualquer irregularidade e temos a convicção de que não há nada de errado", diz.

A Splice foi contratada no ano passado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de licitação pública, para operar os radares de trânsito da cidade. O contrato é válido por dois anos, ao valor de R$ 1,2 milhão pelo serviço dos radares fixos e mais R$ 325 mil pelos móveis.
Por meio de um comunicado, a Splice explica que sempre participou de licitações transparentes, que privilegiem o interesse público. A empresa também ressalta que os procedimentos licitatórios "trouxeram uma significativa economia aos cofres municipais."

Postar um comentário

0 Comentários