Vítimas chegam a 6.539; catástrofe já supera terremoto de Kobe em número de mortos



O terremoto seguido por tsunami que devastou o nordeste do Japão há uma semana deixou 6.539 mortos confirmados e mais de 10 mil desaparecidos, anunciou a polícia nesta sexta-feira, segundo a AFP. Com isso, a catástrofe que atingiu o país há uma semana supera o número de vítimas no terremoto de Kobe, de 1995, que deixou 6.434 vítimas.
Teme-se que o número final de vítimas aumente ainda em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima.
Mais de 100 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especializados em resgate, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes que ainda possam estar sob os escombros ou talvez arrastados mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.
As equipes de resgate lutam contra o intenso frio ao norte da ilha de Honshu e têm dificuldades para vasculhar os escombros causados pela enorme destruição do terremoto.
Por enquanto, cerca de 26 mil pessoas foram resgatadas vivas, segundo o governo japonês.
Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de 500 mil de pessoas que deixaram suas casas vivem em acerca de 2,5 mil abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável ou eletricidade.
A magnitude da tragédia levou o imperador Akihito a fazer um discurso televisionado na quarta-feira pela primeira vez em seus 22 anos de reinado, pedindo calma e solidariedade.

Postar um comentário

0 Comentários