Estado mínimo e Estado máximo

 do jornal da estância
Vivemos momentos históricos na política brasileira onde o povo toma consciência dos diversos papeis que o governo tem em suas vidas. Posso afirmar que pela primeira vez na história o povo brasileiro assume o seu papel consciente como partícipe que influencia as mudanças de rumo do governo. Estamos vivenciando o amadurecimento da democracia, com uma transição de estado neoliberal para estado neo-social.
A história, diferente do que algumas pessoas imaginam, não trata de fatos físicos ou naturais particulares e contingentes, mas de fatos humanos, ou seja, fatos nos quais a liberdade intervém. Vivemos o momento dos valores antropológicos, onde o bom governo prioriza mais as pessoas que os prédios, onde o salário e a qualidade de vida estão em primeiro plano, mais que as inaugurações de prédios vazios.
A transição para o neo-social que estamos vivenciando, que quebra a hegemonia da unipolaridade americana, traz uma nova pergunta que não podemos deixar de fazer: O Estado, que antes professava um papel mínimo, não será substituído pelo Estado máximo intervencionista, semelhante aos modelos autocráticos do passado?
Acredito que não, pois o povo brasileiro toma consciência de que ele é o principal protagonista na construção da história política de seu país. No âmbito internacional também podemos constatar estas mudanças históricas, tais como os distúrbios no mundo árabe e a vinda do Presidente Obama ao Brasil. No primeiro caso, fica evidente o estado de direito em que vivemos e, no segundo, o Brasil está preparado para receber os Estados Unidos em um diálogo de igual para igual, diferente da época onde éramos os devedores e os Estados Unidos os credores.
O Estado neo-social é uma luta da defesa da liberdade de expressão, da justiça social e da democracia, onde o povo, com a sua suprema legitimidade de partícipe, se expressa e interfere na defesa do bem comum, enquanto alguns governantes ainda insistem na defesa dos bens de alguns.
                                                                                                                                                               Vorneis de Lucia
                                                                                                                                                 Diretor Nacional de Turismo Rural - CNTur



Postar um comentário

0 Comentários