Helicóptero da Marinha transporta bomba para buscar água de rio no Paraná; estradas ainda têm problemas



Um helicóptero da Marinha está sendo usado na manhã desta quinta-feira (17) para transportar de Paranaguá (PR) à serra da Prata  uma bomba de quatro toneladas para captar água do rio Miranda. Paranaguá é um dos municípios do litoral paranaense mais atingidos pelas fortes chuvas no Estado.
O objetivo é reestabelecer o mais rápido possível a operação de captação de água no alto da serra para abastecer uma estação de tratamento da empresa Águas de Paranaguá. Desta forma, a expectativa é iniciar já neste final de semana o fornecimento de água potável a cerca de 50% da população do município, que é de 147,4 mil habitantes.
A nova bomba de captação de água está acoplada a uma balsa, formando um conjunto que pesa cerca de 4 toneladas. Como as estradas em direção à serra da Prata estão bloqueadas devido aos deslizamentos, foi preciso um helicóptero com grande capacidade de transporte para realizar a operação.
Esta bomba substituirá a antiga, que foi destruida pelas fortes chuvas que caíram na região no final de semana e deixaram o município de Paranaguá sem abastecimento de água potável.
Desde as fortes chuvas que caíram no último fim de semana, a população está sendo atendida precariamente com caminhões pipa. Várias escolas deixaram de funcionar devido a falta de água.
Na serra da Prata também estão sendo reparados os cerca de 400 metros da tubulação adutora que foram danificadas pelas enxurradas de água e lama.
A Prefeitura de Paranaguá anunciou que o abastecimento de água será retomado no sistema de rodízio. O bairro que receber água durante um dia permanecerá outros dois sem abastecimento.
Rodovias
As rodovias que cortam o litoral do Paraná continuam com a tráfego funcionando parcialmente. Na BR-376, que liga Curitiba (PR) a Joinville (SC) o fluxo de veículo segue em pista única. Desta forma ocorre um revezamento: durante duas horas seguem carros no sentido Curitiba. Em seguida, durante duas horas, seguem outros no sentido Joinville, assim sucessivamente.
Na BR-277, que liga a capital paranaense ao Porto de Paranaguá, entre outras localidades, o tráfego também segue em revezamento. Na altura do Km 26 os carros e caminhões estão passando um de cada vez pela única ponte que restou. Para cada 50 veículos que descem rumo a Paranaguá, outros 50 são liberados para subir rumo a Curitiba.

Postar um comentário

0 Comentários