PSD de Kassab chega a região de Sorocaba

Notícia publicada na edição de 25/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Por Samira Galli e Marcelo Andrade
O prefeito de Itu, Herculano Passos Júnior (ainda no PV), foi nomeado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, articulador do Partido Social Democrático (PSD) na região de Sorocaba e terá a missão de obter 50 mil assinaturas em prol da nova sigla partidária além de montar as comissões executivas em 80 cidades do interior do Estado. Outras lideranças políticas da cidade e da região, entre as quais o presidente do DEM de Sorocaba, Caldini Crespo e ainda a deputada estadual Rita Passos (PV), que é esposa de Herculano, também deverão integrar o PSD. Uma boa base no interior será fundamental caso Kassab decida concorrer ao governo de São Paulo nas eleições de 2014, reconhecem lideranças regionais que estão migrando para o novo partido. Somente na região administrativa de Sorocaba estão localizados pouco mais de 3 milhões de habitantes.
 
O prefeito de Itu é promete fazer mais estragos entre os aliados de Alckmin. "Já comecei a conversar com prefeitos e vereadores de 80 cidades da minha base. Como não há infidelidade em migrar para um partido novo, o interesse está sendo grande. O PSD já nasce com muita força no interior. Nas próximas semanas, receberemos mais adesões, dessa vez da região", afirmou Passos. E, garantindo não ser analogia ao município que administra - considerado cidade das coisas grandes -, disparou: "O PSD é um partido que nasceu para ser grande."
 
Herculano Junior foi um dos primeiros a assinar a adesão ao PSD, no evento realizado na última segunda-feira, na Assembleia Legislativa. "Conseguimos o apoio de cinco deputados paulistas, entre as quais a Rita Passos. Outros cinco deputados federais baianos também estão na lista de novos integrantes de peso da sigla. Agora, vamos trabalhar fortemente na região. Aliás, esse trabalho vai um pouco além, vamos pegar também Osasco e até Jaú. Vamos formar as executivas em cada uma dessas cidades e temos que colher assinaturas necessárias para conseguir o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São necessárias 500 mil assinaturas de eleitores pulverizadas em nove estados. Tenho a obrigação de conseguir 50 mil assinaturas na nossa região", explicou.
 
 
Os 12 mandamentos
 
 
O prefeito de Itu afirmou que o PSD surge para suprir uma lacuna na política nacional e será "independente". Em um discurso contraditório, o prefeito afirmou que sua saída do PV não representa que vá deixar a oposição, mas estará ao lado do governo federal. "A ideia hoje é apoiar o governo estadual e federal. Temos que dar credibilidade para os governos novos. Queremos dar sustentabilidade e apoio, mas sem deixar de criticar as coisas que não estiverem de acordo com o que defendemos", ressaltou.
 
De acordo com Herculano, o principal motivo para deixar o PV é por não encontrar espaço para desenvolver aqui que chamou de "trabalho maior". "Estou no PV há dez anos. Atuei como vereador, fui candidato a deputado, eleito e reeleito prefeito de Itu. chegou o momento em que não encontro mais espaço para desenvolver um trabalho maior. Entendo que esse ciclo já passou e agora é preciso um projeto novo", resumiu.
 
O articulador regional do PSD fez questão de divulgar o manifesto em que a nova sigla defende como diretrizes básicas. São temas como desenvolvimento com liberdade; democracia e voto distrital; igualdade de oportunidade; sustentabilidade e inovação tecnológica; transparência e respeito ao contribuinte; liberdade de imprensa; livre associação entre pessoas; descentralização e subsidiariedade; livre comércio e defesa de valores e liberdade e responsabilidade individual.
 
A deputada estadual Rita Passos, também anunciou sua adesão ao PSD de Kassab. "É um partido que já nasce forte", disse. A deputada foi secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social no governo anterior, do tucano José Serra, e compõe a base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa. Já o presidente do diretório municipal do DEM de Sorocaba, o vereador Caldini Crespo, disse ser amigo de Gilberto Kassab, com quem mantém contatos frequentes e, por isso, ao ser registrada a nova sigla deverá deixar o atual partido e se filiar ao PSD.
25/03/2011 | 900 VAGAS EM SOROCABA

Convênio construirá oito novas creches

Notícia publicada na edição de 25/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Sorocaba deverá contar com mais 900 vagas em creches para crianças de zero a três anos de idade no prazo de 18 meses. Ontem, em Brasília, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) assinou convênio com o governo federal para repasse de recursos para a construção de oito creches na cidade. Conforme o termo de compromisso, assinado pelo prefeito e pela secretária municipal da Educação, Maria Terezinha Del Cístia, metade dos recursos já está liberado. O restante dependerá de análises técnicas específicas em cada unidade. Os bairros em que serão construídas as creches são: Jardim Califórnia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, Jardim Nova Ipanema, Jardim São Guilherme, Horto Florestal, Jardim Santa Esmeralda, Aparecidinha e Éden. Na próxima semana, o prefeito deve retornar à Brasília para assinar mais dois termos, sendo assim, dez creches.

O termo de compromisso assinado por Vitor Lippi é um entre 419 assinados por prefeitos de 24 estados. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. Todos os termos foram assinados pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad. Um total de R$ 800 milhões para a construção de 718 creches foram liberados, proporcionando o aumento de 140 mil vagas no país. Com a assinatura do termo, os municípios já estão autorizados a fazer a licitação para contratar as empresas que farão as obras de construção.

No Estado de São Paulo, 68 prefeituras participaram da cerimônia. Na região de Sorocaba, as cidades de Cerquilho, Itapetininga, Itu, Porto Feliz, Tatuí e Votorantim assinaram o convênio. Em Cerquilho, será construída uma creche; em Itapetininga, serão duas; em Itu, quatro creches; em Porto Feliz, uma creche; em Tatuí, três creches; e, em Votorantim, duas creches.

Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nesse convênio, o governo federal libera o dinheiro e o projeto para a construção das unidades, enquanto a prefeitura fornece o terreno, faz a licitação e acompanha a execução das obras. Lippi destacou que a meta dele é aumentar, significativamente, o número de vagas em creche na cidade até 2012. "Além das creches em parceria com o Ministério da Educação, a prefeitura está agindo em outras frentes visando à ampliação do número de vagas nas creches. Ao todo, deveremos atender mais duas mil crianças", explica.

Essa quantidade de vagas que serão disponibilizadas em Sorocaba deve-se aos investimentos que a Prefeitura de Sorocaba vem fazendo, por meio da Secretaria Municipal da Educação, na construção de novos prédios, reformas e ampliação que servem à educação infantil. A prefeitura já tem algumas obras licitadas para construir unidades para abrigar crianças de zero a três anos nos bairros Bonsucesso e Marcelo Augusto e está sendo concluída a documentação para a licitação de creches no Parque São Bento e no Piazza di Roma.

A prefeitura construirá também novos prédios para abrigar os Centros de Educação Infantil (CEIs) 70, do Nova Sorocaba, e 65, do Jardim Novo Mundo. Além disso, a Secretaria da Educação adotará outras medidas para ampliar o número de vagas: o CEI 16 (Centro), que hoje funciona apenas como pré-escola, ganhará um novo prédio e passará a atender como creche também. Da mesma forma, o prédio do antigo CEI 33, cujos alunos foram integrados à Escola Municipal "Avelino Leite de Camargo", do Nova Esperança, será reformado e passará a atender crianças de zero a três anos.

Votorantim ganhará mais duas unidades
O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), também participou da assinatura do termo de convênio para a construção de mais duas creches no município. Uma unidade será construída na Vila Ondina com capacidade para atender a 120 crianças e com área construída de 564 metros quadrados e a outra no Parque São João para 216 crianças e com área construída de 1.212 metros quadrados. Com a construção dessas duas unidades, passam para sete o número de creches implantadas no município no período de gestão do prefeito Pivetta, de modo que, até o início do próximo ano, terão sido criadas aproximadamente mil novas vagas, desde 2009, quando Pivetta entregou as creches do bairro Ângelo Vial e Vila Nova Votorantim. No ano passado, foi inaugurada a unidade para atender às mães do Jardim Bandeirantes, quando, também, iniciou a construção de outras duas, sendo no São Lucas e outra no Jardim Primavera, que será inaugurada hoje.
http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=280899

SÃO JOÃO VELHO

Fiscalização fecha desmanches em São Roque

Fiscais do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente e de Tributos da Prefeitura de São Roque, em operação conjunta à Polícia Militar, fecharam na tarde desta quarta-feira (23) diversos desmanches situados na rodovia Engº Rene Benedito da Silva, no bairro São João Velho,a fim de interromper a atividade clandestina desenvolvida nos locais.

Os desmanches estavam instalados em locais de Áreas de Preservação Permanente (APP) e o resultado foi satisfatório. Ao todo foram lacrados quatro estabelecimentos, sendo que dois deles tiveram os alvarás de funcionamento cassados O artigo 2º da resolução 303, do Código Nacional Florestal do Meio Ambiente e Lei Municipal 2418/97 proíbem a instalação de estabelecimentos a menos de 30 metros das margens dos rios.

Governo planeja linha de financiamento para reciclagem

O Ministério do Meio Ambiente está articulando com o setor bancário a criação do fundo Recicla Brasil. O objetivo da pasta é criar uma linha de financiamento destinada a negócios sustentáveis ligados à reciclagem, segundo informou hoje Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, durante evento da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), em São Paulo.

"Os beneficiados pelo fundo serão os recicladores, as cooperativas de catadores e até mesmo cadeias produtivas que estabelecerem plantas de reciclagem", disse Samyra. Ainda não está definido, porém, qual será o montante do fundo e sua data de lançamento. "A ideia foi inicialmente discutida com o Banco do Brasil e, por enquanto, está em fase de elaboração", acrescentou a secretária.

De acordo com Samyra, o Recicla Brasil deve seguir os mesmos moldes de outros fundos ambientais já estabelecidos, como o Fundo Amazônia, o Fundo da Mata Atlântica e o Fundo do Clima. Além disso, ele deve facilitar a obtenção de crédito pela cadeia de reciclagem. A secretária lembrou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já possui uma linha de R$ 500 milhões para reciclagem. No entanto, há dificuldades para obtenção dos recursos.

Um dos problemas, segundo ela, está na indefinição de qual é o modelo de negócios mais apropriado para atender as demandas da reciclagem no País. Outra dificuldade é que a maioria dos catadores de lixo reciclável é informal. O Ministério do Meio Ambiente estima que, do total de 1 milhão de catadores, apenas 200 mil estejam organizados. "Aí, as dificuldades para se tomar o crédito são grandes", afirmou.

A secretária disse ainda que o montante do fundo será definido após reuniões da pasta com os setores beneficiados. "O dinheiro não precisa estar numa única instituição, nem ser um fundo único. Ele pode ser um agregado das linhas de financiamento que já estão, por exemplo, no Banco do Nordeste, no BNDES, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil", explicou. Samyra ressalvou, porém, que as diretrizes para concessão do crédito devem ser as mesmas, para ajudar na implementação do plano. 

Postar um comentário

0 Comentários