Tio Milton, Presidente da Câmara Municipal de São Roque falou ao Jornal da Estância


Na última semana fomos ouvir Milton Brasil Cavalcanti, o Tio Milton, Presidente da Câmara Municipal de São Roque.  Nesta entrevista ele falou da eleição para a Mesa Diretora, seus planos a frente do Legislativo saoroquense, das cobranças feitas no ano passado ao Prefeito Efaneu, da contratação de secretários parlamentares e principalmente de política.  Acompanhe entrevista abaixo:
JE – A eleição para Mesa Diretora da Câmara desta vez foi tranquila, e você foi eleito por unanimidade. Que avaliação você faz do processo e quais as conversações que vinham existindo para se chegar a este denominador?
TIO MILTON – Desde o início do mandato nos reunimos e chegamos a um consenso que o vereador Lilo seria o Presidente da Câmara no primeiro ano e infelizmente não foi possível pelos problemas de saúde que ele apresentou.  Houve uma outra reunião onde ficou acertado que o Marquinho Chula seria o Presidente nos dois primeiros anos.  Também ficou acordado de que no terceiro ano eu seria o Presidente, e no último ano do mandato o vereador João Paulo. Trabalhamos bastante para que o acordo não fosse rompido. Foi uma eleição tranquila, apenas houve algumas mudanças na composição da mesa, enfim foi uma eleição tranquila.
JE – Quais seus principais objetivos na Presidência da Mesa Diretora da Câmara de São Roque?
TIO MILTON – Uma das maiores preocupações que eu tenho desde o primeiro dia do meu mandato é a falta de credibilidade do político nacional, e a população acaba nivelando por cima. Os razoáveis e os bons pagam pelos maus. Então como dos temos um prédio em nível de excelência, um dos melhores auditórios que temos na região, então nós resolvemos fazer um trabalho aonde a gente consiga trazer o maio número de munícipes para dentro da Câmara.  Como se fazer isso?  Convidando para sessão da Câmara, impossível então resolvemos fazer parcerias com algumas entidades, promover alguns fóruns dentro da casa para que a gente consiga trazer a população.  Vamos realizar o evento do Dia Internacional de Mulher, dia que se comemora o aniversário do Rotary, do Lions Clube, o dia da Guarda Mirim ou seja, várias atividades que não realizávamos em anos anteriores agora estamos na busca de parceiros para que nós possamos realizar estes eventos.  Então nós estamos instituindo o vereador Mirim, a TV Câmara, A Câmara na rádio , o cine Câmara para que a população tenha interesse de vir até esta Casa de Leis.
JE – No ano passado você trocou algumas farpas com o Prefeito via imprensa, evidentemente dentro do seu direito de legislador em cobrar o executivo, sendo você foi eleito pela coligação que apoiou o Prefeito Efaneu.  O que aconteceu para que se chegasse a essas cobranças?
TIO MILTON – Eu represento um distrito que há muitos anos nos lutamos em prol de pequenas coisas.  Nós devemos mudar a imagem do político.  Aquela coisa de subir no palanque prometer e depois deixar por isso mesmo.  Nós fizemos algumas promessas em palanque, então eu comecei me ver numa situação em que  fui obrigado a deixar de lado a questão partidária e ir para os finalmente.  Mailasqui está com 20 anos de atraso, falta uma série de coisas importantes como; saneamento, asfalto, linha de ônibus deficitária, nosso Posto de Saúde esta obsoleto, escolas etc.  Então eu me vi na necessidade de cobrar o Prefeito.  E tive que deixar a amizade de lado e defender os interesses da população.  E deu certo, visto as obras que hoje estão sendo realizadas em Mailasqui.
JE – O governo Efaneu começou com uma maioria absoluta na Câmara, hoje este quadro já não é o mesmo.  Eu queria que você avaliasse esta questão?
TIO MILTON – Tem pessoas que acham que a gente tem que explorar uma pouco mais os amigos porque eles permitem isso. O Prefeito Efaneu ganhou as eleições com 8 vereadores e depois este quadro mudou, justamente porque as promessas que foram feitas em campanha deixaram de ser cumpridas nos dois primeiros anos, e como nós começamos a sofrer uma pressão de nossas bases, o que aconteceu foi que o João Paulo começou a cobrar, o Etelvino, o Tio Milton, o Rodrigo Nunes, aqueles que estavam se sentindo desamparados em seus bairros partiram para a cobrança, como as cobranças não foram atendidas resolvemos criar uma segunda bancada dentro da Câmara para que fossemos ouvidos.  E a bancada acabou sendo ouvida.
JE – Eu gostaria que você comentasse a contratação de assessores agora no seu mandato?
TIO MILTON – Essa lei foi criada em 2006 quando o Toco era o Presidente da Câmara e com a intenção de contratar, mas como tínhamos um prédio acanhado não foi possível fazer as contratações.  De 2006 para cá aconteceram algumas questões políticas e não quiseram assumir este ônus.  Todos concordam, e eu acho que se explicarmos para a população qual é a função do Secretário Parlamentar tenho certeza que ela entenderá.  É importante frisar que o vereador é obrigado a andar por todo o município daí a grande necessidade de ele ter alguém que possa atender a comunidade em sua ausência.  A Casa de Leis tem que ser aberta ao povo, então os vereadores têm que ser bem representados.  Eu desde início fui favorável as contratações e sempre disse que se fosse Presidente eu contrataria como acabei fazendo.
JE – Em quanto onerou estas contratações?
TIO MILTON – A Câmara tem direito a um repasse de 7% do orçamento do município.  Todo ano se faz uma previsão de gastos para o ano seguinte o custo destas contratações já está incluso desde a criação da lei.  Obviamente no fim do ano este dinheiro vinha sendo devolvido a Prefeitura porque ele não vinha sendo usado.  Eu extingui 5 cargos que eu não achava necessário em nosso organograma e contratei os secretários parlamentares sem onerar em nada esta Casa de Leis.  A única coisa que vai ter um valor maior no meu mandato é a TV Câmara e a rádio na Câmara.
JE – Qual a sua opinião sobre o aumento do número de vereadores em 2012?
TIO MILTON – Em 2012 teremos 15 vereadores, particularmente eu acho que 15 vereadores é um número muito grande.  Eu acredito que nós deveríamos continuar com o dez ou chegar a um máximo de 13 vereadores, esta é a minha concepção.  Mas como a democracia fala mais alto e se conta o valor da maioria, aqui já foi feita a lei e aprovado que na próxima eleição teremos 15 vereadores e Casa está se adequando para isso.
JE – Você sempre lidou com a recuperação de dependentes químicos, inclusive mantinha uma clínica de recuperação no distrito de Mailasqui vejo você como a pessoa indicada para responder esta pergunta. Como você vê a atuação do poder público municipal, da Câmara e da própria sociedade civil no combate ao crack?
TIO MILTON – Eu vejo que os governos em geral não estão dando a mínima a esta questão e o Governo Municipal não é diferente.  Nós não temos programa de nenhum em São Roque voltado para a prevenção, orientação e muito menos a recuperação, todas as instituições que nós temos estão capengando por falta de ajuda e estas instituições não têm como estar contratando profissionais de ponta por falta de recursos.  Eu fiz uma lei em São Roque o ano passado para nós criarmos o Conselho Municipal Anti Droga, e eu venho cobrando todos os dias a Administração para que o Prefeito venha nomear estas pessoas.  Nós temos em Brasília o Senad que é a Secretária Nacional Anti Drogas, ligada ao Ministério da Justiça aonde existem milhões de reais para serem investidos em programas de prevenção e combate as drogas. Esses recursos não vêm por que não estamos preparados para recebê-los. Temos que investir muito é não prevenção e na educação.
JE – O que você gostaria de dizer a população?
TIO MILTON – Eu continuo com a intenção de fazer com que a população se conscientize e venha o conhecer o trabalho de seus vereadores.  E aqui em São Roque a grande maioria dos meus colegas estão trabalhando pela nossa população.  É muito importante que você que votou venha saber o que seu escolhido está desenvolvendo em prol da comunidade.

Postar um comentário

0 Comentários