02/03/2011

CONTRATO COM A SABESP, RENOVA OU NÃO RENOVA

  
do jornal da estância                                                                                        
 
Vereador Julio Mariano

Desde 1979 a empresa SABESP presta serviços de saneamento básico em nosso município. Na maioria das cidades onde a SABESP atua, sua passagem tem feito historia. Atualmente é a maior empresa do Setor de Saneamento Básico da América Latina, porem,  em municípios, como São Roque a falta de investimentos nos últimos anos tem trazido constantemente  aborrecimento aos cidadãos.  Em nossa região nesses mais de trinta anos de convivência, a SABESP já fez muitos políticos e gerentes passarem por situações no mínimo constrangedoras.
Quem não se lembra de quando em 2007 durante inauguração do contorno provisório da Rodovia Raposo Tavares em nosso município, o ex-Governador José Serra atendendo a uma cobrança do Prefeito Efaneu, em “palanque”, anunciou que em acordo com o então Presidente, da época, da Sabesp Sr.Gesner, ele garantia que a empresa investiria 17 milhões de reais em São Roque, até 2010  e resolveria o problema do tratamento de esgoto. O que não aconteceu. Outro fato ocorrido foi durante o Congresso dos Vereadores em Serra Negra em 2009, quando o gerente regional da SABESP na época Sr. José Boranga ao ser pressionado pelos nossos Vereadores, afirmou que se a Estação de Tratamento de Esgoto de nosso município não tivesse suas obras iniciadas até 2010 seu nome  não seria mais José Boranga e mais tarde ele passou a ser chamado pelos Vereadores de nossa cidade como Joãzinho.
Situação do Contrato da Sabesp
No final do ano passado a SABESP juntamente com a Prefeitura chamou os Vereadores para conhecerem o Plano de Investimentos que esta empresa pretende aplicar em nosso município pelos próximos 30 anos se viermos a renovar o contrato. Neste momento o contrato entre São Roque e SABESP esta vencido desde setembro de 2009.
Para haver a renovação é necessário que o contrato seja integrante de um Projeto de Lei passe pela aprovação dos Vereadores da Câmara Municipal, que seja aprovado e posteriormente sancionado pelo Prefeito.
Na época, foi realizada uma reunião no gabinete da então secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Sra.Dilma Seli Pena, juntamente com representantes da Sabesp e com as presenças do Prefeito Efaneu e dos Vereadores Julio Mariano e Rodrigo. A postura da Secretaria Dilma, neste dia, surpreendeu os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de nosso Município, a todo instante a secretaria chamava atenção dos dirigentes da Sabesp, quando tomava conhecimento da atuação desta empresa em São Roque.
Ao saber que alguns Bairros eram privados do abastecimento de água potável durante dias, como diz a expressão popular,  a secretaria “desceu das tamancas” e exigiu providencias da Sabesp.   
Divergências do Contrato
Logo ao tomar conhecimento do contrato o que chamou a atenção dos Edis foi o “Fluxo de Caixa” projetado para os próximos 30 anos. Nele a empresa prevê o que vai arrecadar e o que vai gastar durante este período.  Surpreendentemente daqui a 30 anos, nos estaremos devendo a eles, 63 milhões de reais. Segundo a Sabesp São Roque é uma cidade deficitária, em  que o sistema de tratamento de água, não dá lucro.
É lógico que São Roque necessita de um projeto arrojado, é inaceitável que lancemos nossos rejeitos sanitários em nossos mananciais sem o devido tratamento. Teremos que ter cuidado, pois, na temos mais idade de acreditar em historias da carochinha.
Previsão
Como comentamos no inicio, a Sabesp faz Governador, Prefeito e dirigentes passarem por mentirosos. Muitos foram os gerentes que já passaram por nossa região e perderam o posto.   
Hoje Dilma Pena não é mais a secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, é a atual Presidente da Sabesp, vamos ver seu posicionamento na hora de acertar os entraves do contrato com nosso município. Como Vereador,  fico satisfeito de saber que a maioria de meus companheiros tem a percepção do que é bom para nossa cidade e vamos lutar até o fim para que São Roque possa ter a sua frente uma empresa que cuide do saneamento básico e conseqüentemente do meio ambiente dando sobre tudo o devido valor que cada cidadão merece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário