03/05/2011

Sorocaba: Mais de mil casos de dengue


Sorocaba registra 1.034 pessoas contaminadas pela doença; em uma semana, foram 139 novos casos


Carla de Campos
Agência BOM DIA
Desde o início do ano até o dia 29 de abril, Sorocaba registrou 1.034 casos de dengue. Os dados foram divulgados nesta segunda em boletim da Área da Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde. Deste total, 999 casos são autóctones, contraídos na própria cidade, e 35 são importados, contraídos em outras localidades.
Sorocaba hoje vive um surto da doença. Para se caracterizar como epidemia, de acordo com parâmetros do Ministério da Saúde, que também leva em conta o número de habitantes, seriam necessários 1,8 mil casos.
A dengue ainda não dá sinais de recuo. Pelo contrário: em uma semana, desde a divulgação do penúltimo boletim, foram 139 novos casos na cidade.
A região onde se concentra a maior incidência da doença continua sendo a de bairros como Vila Carvalho, Jardim Zulmira, Vila Barão e Vila Helena, que totalizam 368 casos.
Em relação ao número de notificações e confirmações em 2011, a análise é positiva. Do total de 4.915 suspeitas, até o dia 29 de abril, 3.872 (78,8%) foram descartados e 9 (0,2%) ainda aguardavam resultado de exame.
O mapeamento realizado pela Vigilância em Saúde aponta outro dado de atuação ativa do mosquito Aedes aegypti: foram registrados casos na cidade em todas as semanas, desde o início de 2011. Houve ainda um aumento progressivo em algumas semanas seguido de uma queda, o que manteve o surto ativo e sob controle, segundo a Secretaria de Saúde.
A dengue clássica, menos agressiva, é o registro mais comum, embora haja alguns episódios de complicações. O pior deles foi confirmado na quarta-feira passada depois que uma garota de 17 anos morreu vítima de dengue hemorrágica.
De acordo com a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, os casos positivos de dengue estão presentes em todas as faixas etárias, mas há uma leve predominância em pacientes de 20 a 29 anos.
Apesar disso, é importante lembrar que o alerta para conscientização e combate a criadouros do mosquito da dengue vale para todas as idades.

Material informativoO material informativo da campanha Guerra Contra a Dengue, que contém a lista de tarefas básicas que devem ser executadas para evitar os criadouros do mosquito, já está disponível em todas as 30 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Sorocaba.

500 quilos de material que podem servir como criadouros do mosquito foram retirados durante operação no dia 30, realizada pela prefeitura, no Jardim Cruzeiro do Sul

Sempre aos sábadosA ação especial da prefeitura é promovida sempre aos sábados, pelas secretarias da Saúde e das Parcerias. O objetivo é remover o maior número possível de criadouros de um determinado bairro e também passar orientações sobre a dengue aos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário