'Unidades serão orientadas sobre regras da triagem'



Fabiana Cambricoli
do Agora
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a triagem deve ser realizada entre 30 e 40 dias após a procura do serviço. A pasta disse que as unidades que não seguirem as regras referentes ao agendamento de triagem "serão orientadas a proceder da maneira adequada". Afirmou também que o número de cirurgiões-dentistas na rede municipal cresceu de 1.332, em 2004, para 1.831 profissionais, atualmente.
A secretaria afirmou ainda que todas as unidades devem usar o sistema Siga diariamente para o agendamento. A pasta confirmou que o processo de triagem prioriza pacientes com maior necessidade, mas destacou que todas as pessoas devem ser incluídas no atendimento.
Sobre as emergências, a secretaria informou que o paciente deve procurar prioritariamente uma unidade de pronto-socorro ou de pronto-atendimento --que funciona 24 horas-- ou a própria UBS.
A pasta não comentou a demora em serviços como prótese nem o fato de apenas dois centros de especialidades oferecerem aparelhos. Sobre o tratamento de canal, a secretaria diz que, segundo protocolos, não faz sentido fazer tratamento em um dente que não possa ser recuperado.
A pasta não comentou a situação da UBS Vila Progresso, que está sem dentista. Sobre as AMAs Sorriso, a secretaria disse que trabalha para entregar as 50 unidades até dezembro de 2012

Postar um comentário

0 Comentários