Secretaria da Saúde vai analisar condições de atendimento em hospital psiquiátrico de Piedade



Há suspeitas de que pacientes teriam morrido de frio
Da Redacão/ TV Tem

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo vai fazer uma visita técnica ao hospital psiquiátrico Vale das Hortênsias, em Piedade, para verificar as condições de atendimento. O hospital é uma instituição privada que tem convênio com o governo estadual e recebe recursos do sistema único de saúde.

A equipe do Tem Notícias mostrou denúncias de falta de acompanhamento médico e de agasalhos para pacientes (veja abaixo). Para o coordenador de saúde mental da da presidência da república, Aldo Zaiden, as denúncias são graves e uma violação aos direitos humanos.


Nas próximas semanas, representantes do Núcleo Brasileiro de Saúde Mental e Direitos Humanos, devem voltar a região de sorocaba. Aldo Zaiden disse ainda que não há falta de recursos para os hospitais psiquiátricos e sim descaso com o tratamento dos pacientes com transtornos mentais.

Entenda o caso - Imagens mostram pacientes enrolados em cobertores, com pouco agasalho, alguns sem nenhuma roupa, muitos estão sem calça e sapatos. A falta de roupas é um dos problemas denunciados por quem já trabalhou no hospital e não quer se identificar.

Reprodução / TV Tem

Imagem mostra idoso completamente nu


Atestados de óbito confirmam a data das mortes: 14 de junho. Entre as causas, insuficiência respiratória e problemas no pulmão. Parentes de uma das vítimas dizem que estranharam o motivo da morte, a prima conta que o paciente estava no hospital havia 11 anos, e a família nunca conversou com médicos.

Reprodução / TV Tem


Imagens gravadas no interior do hospital mostram pacientes descalços, sem camisa ou completamente nus

O hospital psiquiátrico Vale das Hortênsias fica numa área de serra, em Piedade, são 465 leitos do sus para pacientes com transtornos mentais. Ele é um dos sete da região de Sorocaba que estão sendo investigados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Um levantamento do fórum de luta antimanicomial denuciou o elevado número de mortes nessas instituições. 459 pacientes morreram em quatro anos.


O que chama a atençao dos psicólogos da entidade é o número de mortes no hospital Vale das Hortênsias, entre 2006 e 2009, por complicações respiratórias, dos 77 óbitos, 12 foram
Para os membros do fórum, as denúncias confirmam a necessidade de mudar o conceito de tratamento dos doentes mentais. O hospital Vale das Hortênsias é uma instituição privada, que tem convênio com governo estadual e recebe recursos do sistema único de saúde.

Postar um comentário

0 Comentários