17/09/2011

Center Norte corre risco de explodir


Por Diego Zancheta, Fabiano Nunes e Márcio Pinho
Com registros de vazamento de gás metano no piso onde ficam as 311 lojas, o Shopping Center Norte corre o risco de explodir, informou ontem a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O empreendimento de 110 mil metros quadrados na zona norte de São Paulo, construído no início dos anos 1980 sobre um antigo lixão, entrou ontem para a lista de “áreas contaminadas críticas” do Estado.
“O shopping não tomou as medidas exigidas desde 2004 para que o gás do subsolo fosse drenado. Se não for implementada uma ventilação de emergência, que afaste essa concentração de gases, existe o risco de explosão. Basta uma faísca”, disse o diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho. Lugares sem ventilação, como depósitos de lojas, seriam pontos de maior perigo. Inalar o gás não oferece riscos à saúde, segundo a Cetesb.
Pelo complexo onde está o Center Norte, que inclui ainda Lar Center, Expo Center Norte e Novotel, passam cerca de 800 mil pessoas durante os fins de semana. Mas há riscos detectados, por enquanto, apenas no shopping – as outras áreas seguem sob investigação. Entre os 80 centros de compras da cidade, o Center Norte só perde em movimento para o Shopping Aricanduva, na zona leste. “É preciso informar os clientes sobre o que está acontecendo e quais são as reais condições. Só depois disso é que posso avaliar se vou ou não continuar frequentando o shopping”, disse a estudante de finanças Kelly Prado, de 38 anos.
A Cetesb constatou gás metano na área das lojas, em índice que superou 5% da composição do ar, nos dias 17, 21 e 22 de julho – ou seja, com risco de explosão. O órgão pediu então medidas urgentes ao shopping, como a ventilação de espaços fechados – caso das galerias de telefonia e de esgoto e dos depósitos das lojas. “Mas nenhuma providência foi tomada. No dia 31 de agosto, nos apresentaram um plano que não atende às necessidades para a drenagem do gás. E constatamos que o gás pode estar vazando por trincas do piso”, disse Amaral Filho.
Como a Cetesb não é responsável pelo licenciamento do local, o órgão estadual comunicou ontem a situação de emergência às Secretarias de Controle Urbano e do Verde e do Meio Ambiente e ao Ministério Público Estadual, entre outros órgãos. A Secretaria de Controle Urbano é responsável por verificar condições de segurança em edificações. Seu titular, Orlando de Almeida, não se manifestou ontem sobre o caso.
O Shopping Center Norte afirmou que não foi constatado risco iminente de explosão e que as concentrações de metano encontradas pela Cetesb foram pontuais. O empreendimento disse que monitora diariamente a área para evitar riscos de acidente. De acordo com o shopping, todas as lojas já foram inspecionadas e na última campanha de monitoramento não foi registrado presença de metano acima do piso.
O Center Norte afirmou que já existe um plano para instalação dos drenos, o que facilitará a retirada do gás do solo. Segundo a empresa, o cronograma dessa obra já foi entregue à Cetesb. O shopping comunicou que este ano foram renovados o Auto de Verificação de Segurança (AVS) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Questionados, shopping e Prefeitura não informaram se o Center Norte tem habite-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário