20/09/2011

Escolas de Sorocaba sofrem vandalismo e abandono


Prédios públicos que poderiam atender a população estão fechados ou destruídos
Da Redação/TV Tem











O prédio imponente custou R$ 500 mil. Chega até a destoar das outras construções da vizinhança. Foi erguido num dos bairros da periferia de Sorocaba. Está pronto tem um ano, mas nunca recebeu nenhum estudante.

Nossa equipe teve acesso ao interior do prédio. Fiação exposta, parte do forro destruído, a porta foi quebrada, possivelmente com um chute. Do lado de fora mais destruição. Sem a grade, não sobrou nada na janela.

Na Escola Municipal Ary Seabra, a mãe registrou em fotos o estrago. A reforma do teto havia terminado há poucos dias e tudo veio abaixo por causa de uma infiltração. Ainda bem que não havia alunos no momento que o forro caiu.

Em outra escola, a João Francisco Rosa, os pais fizeram um vídeo. Quando chove ninguém fica na sala de aula. A água escorre do teto e molha tudo. Infiltração, mofo nas paredes. A quantidade de rachaduras impressiona. Até os brinquedos do parquinho ameaçam as crianças. É muita ferrugem.

A respeito da escola "Joao Francisco Rosa", a prefeitura informou que a unidade vai ser demolida. Os alunos serão transferidos para o prédio onde funcionava a universidade do trabalhador, que está em reforma. Sobre a escola "Ary Seabra", a empreiteira contratada já refez a obra.

Já a respeito do "Sabe Tudo" do parque Laranjeiras, a previsão é de que ele comece a funcionar no mês que vem. A prefeitura alega a demora porque precisou respeitar as regras da associação brasileira de normas técnicas para a compra dos equipamentos da unidade. E como neste meio tempo houve a depredação, teve de abrir nova licitação para consertar os estragos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário