Hackers invadem sites de prefeituras da região



Páginas dos governos municipais de Itu, Porto Feliz e Iperó permaneceram fora do ar
 Jornal Cruzeiro do Sul
André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

Os hackers resolveram tirar o final de semana passado para invadir sites das Prefeituras de cidades da região de Sorocaba, já que os sites de Itu, Porto Feliz e Iperó permaneceram fora do ar até ontem, dominado pelos hackers. De acordo com as assessorias de imprensa das administrações municipais, o banco de dados dos endereços eletrônicos não foram afetados com as invasões, sendo que somente os layouts teriam sido alterados, com isso nenhuma informação confidencial foi acessada pelos invasores. 

Na manhã de ontem, até por volta do meio-dia, o que chamava a atenção na página do site da Prefeitura de Iperó (www.ipero.sp.gov.br) era uma mensagem deixada pelos hackers, fazendo uma crítica ao sistema de governo vigente. Era possível, ainda, ler uma frase, em inglês, dizendo respeito à segurança da rede daquela Prefeitura: "Desculpe administrador, mas a sua segurança está baixa", assinada pelo invasor que se identificava como Jordan, membro do grupo Palestine Hackers (hackers palestinos, em tradução livre). Além disso, havia uma outra frase no final da página, informando que os ataques poderão se repetir. Os invasores do site de Iperó não se inibiram ao disponibilizar o endereço de e-mail de alguns deles. A reportagem tentou entrar em contato com os hackers para saber os motivos da invasão, porém até o fechamento desta edição não obteve resposta. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Iperó, a administração municipal decidiu por registrar um boletim de ocorrência, além de informar que o provedor do sistema do site estava tomando as devidas providências. O endereço eletrônico teria ficado fora do ar de sábado até o início da tarde de ontem. 

O site da Prefeitura de Itu (www.itu.sp.gov.br) também foi alvo do ataque de hackers, mas não pelo mesmo grupo que praticou a invasão no de Iperó. No endereço eletrônico de Itu, a mensagem de manifesto era diferente, já que dizia respeito à corrupção, e era assinada pelo "Ipirates Group". A assessoria diz que a invasão ocorreu na madrugada de ontem e o site foi restabelecido no início da manhã. Um B.O. também será registrado para que sejam tomadas as providências cabíveis, informou a assessoria.
 
Porto Feliz 
Diferentemente dos casos de Iperó e Itu, em que os sites permaneceram fora do ar somente por algumas horas ou alguns dias, o endereço eletrônico de Porto Feliz (www.portofeliz.sp.gov.br) ficou dois meses nessa situação, voltando ao normal somente na manhã de ontem. De acordo com a assessoria da Prefeitura daquela cidade, isso aconteceu, pois quando o site foi hackeado há dois meses, a administração optou por deixá-lo fora do ar, já que alega que o site estava precisando passar por uma reformulação. "Quando houve invasão, nós informamos a agência responsável pelo site para retirar os dados do banco de dados, então não houve nenhum problema à população", ressalta a assessoria. 

Portanto, somente a página principal permaneceu disponível durante esses dois meses, para que a população pudesse acessar os serviços on-line disponibilizados pela Prefeitura em seu site. Na manhã de ontem o endereço eletrônico foi colocado no ar, com toda a reformulação do layout finalizada. "Além disso fizemos um novo sistema de segurança, para não haver uma nova invasão. Agora o site está com uma defesa maior do que o anterior", afirma a assessoria.
 
Ataques em julho 
Entre os meses de julho e junho deste ano, houve uma série de ataques feitos por hackers em sites oficiais do governo, como os da Presidência, governo federal e da Receita Federal, além de o site da Prefeitura de Pilar do Sul também ter sido alvo do movimento. Conforme publicado no jornal Cruzeiro do Sul, no dia 10 de julho, o ataque a Pilar do Sul foi feito por um grupo denominado "Anonymous", que dizia lutar pela mudança por meio do conhecimento. O grupo tinha uma parceria com o Lulzsec, responsável pelas invasões a sites do governo federal, porém afirmava não ter participado dessas ações. O "Anonymous" relatava que o seu plano era aprender, educar, comunicar, divulgar e libertar, como forma de obter um país melhor, sem corrupção. 

A reportagem conseguiu um contato com o hacker responsável pela invasão no site da Prefeitura de Pilar do Sul, identificado como Blinder (blindado, em português), que alegou que o motivo pela invasão seria mostrar a vulnerabilidade que o endereço eletrônico possuía. A Prefeitura ressaltou que nenhum dado confidencial foi violado, não havendo nenhum problema a mais, fora a invasão em si. 

Como forma de evitar problemas parecidos em seu site, além de impedir acessos de sites impróprios para o ambiente de trabalho por servidores, a Prefeitura de Sorocaba contratou uma empresa, em julho deste ano, para implantar um sistema de segurança e monitoramento do acesso à Internet. De acordo com matéria publicada em 24 de julho no jornal Cruzeiro do Sul, os servidores se veriam impossibilitados de acessar, principalmente, as redes sociais, como o Facebook, Twitter e Orkut. Foram gastos cerca de R$ 344.267,28 para a implantação dos programas de segurança em todos os computadores existentes no Paço e demais secretarias que são alocados em outros prédios.

Postar um comentário

0 Comentários