DE SÃO PAULO
A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas que afirma ser de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.
Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem aéreas devastadas supostamente por garimpeiros.
O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.
Morsaniel Iramari/Hutukara/Survival Internacional/France Presse | ||
ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima |
Foram necessários 10 dias de voos sobre a terra indígena em um avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.
É a terceira vez que a ONG revela fotografias que seriam de índios isolados. As duas divulgações anteriores --uma no começo deste ano e outra em 2008-- mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.
"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International.
A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.
De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.
"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.
Nenhum comentário:
Postar um comentário