04/01/2012

Hospital de São Roque, SP, nega ter feito exame em velório de bebê


Corpo foi retirado do velório por enfermeiras.

Hospital alega falha no preenchimento de documento.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
3 comentários
A Santa Casa de São Roque, interior de São Paulo, emitiu uma nota nesta terça-feira (3) negando que duas enfermeiras tenham feito o teste do pezinho, exame obrigatório para todo recém-nascido, no corpo de um bebê que estava sendo velado na cidade. No entanto admite a interrupção do velório pelas funcionárias.
As enfermeiras interromperam o velório para colher a impressão plantar (do pé) do bebê. O velório aconteceu no último dia 24. O bebê que viveu apenas três horas após a mãe ter feito um parto de emergência. Durante o velório, por volta das 3h do dia 25, duas enfermeiras do hospital levaram o corpo para uma sala anexa e realizaram o procedimento. A família abriu um Boletim de Ocorrência contra o ato alegando que fora feito o teste do pezinho.A nota, assinada pela administradora do hospital, Márcia Aparecida da Cruz, reconhece que houve erro no preenchimento de na Declaração de Nascido Vivo, documento exigido pelo Ministério da Saúde.
Confira abaixo a nota da Santa Casa de São Roque na íntegra:
“A Santa Casa de São Roque vem por meio desta esclarecer que o ocorrido no velório do menor I.F.S.I. se deu pelo fato de ser necessário emitir a Declaração de Nascido Vivo.
Para todo recém nascido precisa-se emitir a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento padronizado e implantado pelo Ministério da Saúde em âmbito nacional desde 1990, pré numerado e apresentado em três vias. No campo 36, deve-se fazer a impressão plantar (pé) direito do recém nascido, e no campo 35 o polegar direito da mãe. Portanto não fora realizado EXAME DO PEZINHO, e sim a IMPRESSÃO DIGITAL.
Tudo teve início porque o preenchimento da Declaração de Óbito foi incorreto devido a uma falha de comunicação entre berçário/maternidade e a recepção, falha essa assumida pela enf. M.P.G.B.
Lembramos que a Santa Casa de São Roque, além de atender a população de São Roque, é referência para os municípios de Araçariguama, Alumínio e Mairinque, sendo realizada uma média de 120 partos/mês e não temos registros anteriores relacionados ao fato.
Ressaltamos que até o presente momento não houve manifestação formal da família, onde apresentamos profundo lamento pelo ocorrido, bem como estaremos à disposição caso queiram maiores informações.
Sobre a responsabilidade do ato, a Administração, juntamente com a Diretoria Técnica, desde o dia 26/12, já vem tomando todas as providências necessárias e cautelares , seguindo todo o trâmite burocrático.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário