06/10/2012

Com três anos de atraso começam os testes para o trem turístico.



O trem turístico começou a ser articulado em outubro de 2009, e na reunião entre o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, juntamente com o deputado estadual João Caramez (PSDB) e o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello.

O projeto inicial era fazer como tem Jundiaí um trem turístico saindo da capital e vindo até a nossa cidade, como se aponta o “secretário adjunto  da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, na sede da secretaria em São Paulo para discutir a possibilidade da cidade receber o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens MetropolitanosCPTM,  cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota  da ferrovia. Segundo Lopes, a Estância Turística de São Roque é conhecida pela produção de vinhos e de alcachofra. Cortado pela antiga estrada de ferro Sorocabana, o município tem o perfil adequado para a implantação do Expresso Turístico, que já funciona nos trajetos Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes. O de São Roque também sairia da Estação da Luz, na capital com destino à estação central, localizada próxima ao Morro do Cruzeiro.

Como vemos a implantação do trem turístico começou há mais de três anos e se pretendia que estivesse pronto em 2010, pois “de acordo com Efaneu a proposta prevista é que até o segundo semestre de 2010 o Expresso Turístico já esteja em funcionamento. O passeio terá duração de aproximadamente duas horas. A Prefeitura também apoiará o projeto com o turismo receptivo para atender os turistas que chegarem à cidade. Por meio da parceria com operadoras de turismo, terá vans e ônibus, que desenvolverá roteiros aos principais atrativos turísticos da cidade”.
Como se vê o atraso na implantação do projeto é enorme. O custo deste projeto já chegou a mais de R$ 2 milhões e o projeto inicial não será implementado, visto que o teste realizado é entre o município de Mairinque e São Roque e não há perspectiva do trem ir até a estação da Luz na capital de nosso Estado. Isto com certeza prejudicam a cidade, visto que não contaremos com este fluxo de pessoas da capital, que poderiam consumir em nosso comércio local.
O atraso de trem anos não pode ser esquecido e estes testes a véspera da eleição, como certeza soam para muitos cidadãos São Roquense  como uma exploração eleitoral por parte do grupo político que apóia o candidato da situação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário