O trem turístico começou a ser articulado em outubro de 2009, e na reunião entre o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, juntamente com o deputado estadual João Caramez (PSDB) e o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello.
O projeto inicial era fazer como tem Jundiaí um trem turístico saindo da capital e vindo até a nossa cidade, como se aponta o “secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, na sede da secretaria em São Paulo para discutir a possibilidade da cidade receber o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota da ferrovia. Segundo Lopes, a Estância Turística de São Roque é conhecida pela produção de vinhos e de alcachofra. Cortado pela antiga estrada de ferro Sorocabana, o município tem o perfil adequado para a implantação do Expresso Turístico, que já funciona nos trajetos Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes. O de São Roque também sairia da Estação da Luz, na capital com destino à estação central, localizada próxima ao Morro do Cruzeiro.
Como vemos a implantação
do trem turístico começou há mais de três anos e se pretendia que estivesse
pronto em 2010, pois “de acordo com Efaneu a proposta prevista é que até o
segundo semestre de 2010 o Expresso Turístico já esteja em funcionamento. O
passeio terá duração de aproximadamente duas horas. A Prefeitura também apoiará
o projeto com o turismo receptivo para atender os turistas que chegarem à
cidade. Por meio da parceria com operadoras de turismo, terá vans e ônibus, que
desenvolverá roteiros aos principais atrativos turísticos da cidade”.
Como se vê o atraso na
implantação do projeto é enorme. O custo deste projeto já chegou a mais de R$ 2
milhões e o projeto inicial não será implementado, visto que o teste realizado
é entre o município de Mairinque e São Roque e não há perspectiva do trem ir
até a estação da Luz na capital de nosso Estado. Isto com certeza prejudicam a
cidade, visto que não contaremos com este fluxo de pessoas da capital, que
poderiam consumir em nosso comércio local.
O atraso de trem anos não
pode ser esquecido e estes testes a véspera da eleição, como certeza soam para
muitos cidadãos São Roquense como uma
exploração eleitoral por parte do grupo político que apóia o candidato da
situação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário