Jornal da Estância
É muito comum ouvir manifestações da
população contra má qualidade dos transportes na cidade. Além disto, a Viação
São Roque deixa bairros sem ônibus no fim de semana, uma quantidade enorme de
trabalhadores andando a pé pela cidade fruto de uma tarifa muito cara.
A passagem em São Paulo é R$ 3,00 e
em São roque 2,80. Este jornal fez uma comparação do custo do quilometro rodado
que em São Paulo fica em torno de 9 centavos , tomando como referência um
percurso longo de mais de 30 quilômetros entre o parque D. Pedro e a cidade
Tiradentes. Já em percursos longo aqui em são roque, próximo a 20 quilômetros,
o custo médio chega a 15 centavos. Esta diferença representa um custo por ano
para o passageiro de R$ 29 reais, além do mais a tarifa de ônibus de maio de 2000
até setembro de 2011 subiu 154% contra uma inflação medida pelo IPCA de 107%.
Se corrigida pela inflação a tarifa hoje deveria de ser de R$ 2,28, e deste
modo, o cidadão poderia economizar R$ 0,52 por viagem e no ano a quantia de
aproximadamente R$ 250.
Com dados do site da ANTP (Associação
Nacional do Transporte Público) que compara a tarifa de ônibus em municípios
com mais de quinhentos mil habitantes é possível verificar que a tarifa de ônibus
de nossa cidade é a décima mais cara do Brasil. Mas, devemos lembrar que apesar
da tarifa em São Paulo ser mais cara, com a existência do bilhete único você
pode pegar três ônibus em três horas, mas pagar apenas uma passagem, desta
forma a tarifa em São Paulo é mais barata. Além disto, em Vargem Grande a
tarifa é de apenas R$ 1,96. Como então explicar este preço tão abusivo que
penaliza tanto os mais pobres de nossa cidade e prejudica duplamente o
empresário e o comerciante da cidade, visto que oneram o custo da mão de obra e
impedem que em diversos bairros as pessoas possam passear e consumir. Outro
fator que uma tarifa menor geraria uma renda que poderia ser aplicada pelo
trabalhador em compras no comércio local.
Veja a planilha com o ranking das tarifas mais caras:
|
||||
|
Campinas
|
1.107.867
|
3
|
1
|
|
|
Guarulhos
|
1.405.036
|
3
|
2
|
|
|
Osasco
|
748.617
|
3
|
3
|
|
|
São Paulo
|
11.308.771
|
3
|
4
|
|
|
Sorocaba
|
626.427
|
2,95
|
5
|
|
|
Santo André
|
684.202
|
2,9
|
6
|
|
|
São Bernardo do Campo
|
860.558
|
2,9
|
7
|
|
|
Campo Grande
|
822.641
|
2,85
|
8
|
|
|
Porto Alegre
|
1.475.161
|
2,85
|
9
|
|
|
São Roque
|
80.000
|
2,8
|
10
|
|
|
Salvador
|
2.903.270
|
2,8
|
11
|
|
|
São José dos Campos
|
650.977
|
2,8
|
12
|
|
|
Joinville
|
521.421
|
2,75
|
13
|
|
|
Manaus
|
1.862.160
|
2,75
|
14
|
|
|
Rio de Janeiro
|
6.300.103
|
2,75
|
15
|
|
|
Contagem
|
638.177
|
2,7
|
16
|
|
|
Cuiabá
|
583.113
|
2,7
|
17
|
|
|
Florianópolis
|
434.797
|
2,7
|
18
|
|
|
Goiânia
|
1.294.064
|
2,7
|
19
|
|
|
Belo Horizonte
|
2.482.837
|
2,65
|
20
|
|
|
Nova Iguaçu
|
904.080
|
2,65
|
21
|
|
|
Curitiba
|
1.897.931
|
2,6
|
22
|
|
|
Duque de Caxias
|
906.957
|
2,6
|
23
|
|
|
Porto Velho
|
406.201
|
2,6
|
24
|
|
|
Ribeirão Preto
|
589.602
|
2,6
|
25
|
|
|
São Gonçalo
|
1.026.484
|
2,6
|
26
|
|
|
Uberlândia
|
654.441
|
2,6
|
27
|
|
|
Feira de Santana
|
569.836
|
2,5
|
28
|
|
|
Palmas
|
254.114
|
2,5
|
29
|
|
|
Rio Branco
|
344.897
|
2,4
|
30
|
|
|
Vitória
|
329.559
|
2,35
|
31
|
|
|
Macapá
|
415.025
|
2,3
|
32
|
|
|
Maceió
|
996.119
|
2,3
|
33
|
|
|
Boa Vista
|
281.213
|
2,25
|
34
|
|
|
Aracaju
|
542.637
|
2,25
|
35
|
|
|
João Pessoa
|
720.782
|
2,2
|
36
|
|
|
Londrina
|
521.874
|
2,2
|
37
|
|
|
Natal
|
843.565
|
2,2
|
38
|
|
|
Recife
|
1.568.960
|
2,15
|
39
|
|
|
São Luís
|
1.071.472
|
2,1
|
40
|
|
|
Teresina
|
848.127
|
2,1
|
41
|
|
|
Juiz de Fora
|
536.895
|
2,05
|
42
|
|
|
Belém
|
1.494.856
|
2
|
43
|
|
|
Brasília
|
2.635.566
|
2
|
44
|
|
|
Fortaleza
|
2.567.361
|
2
|
45
|
|
|
Jaboatão dos Guararapes
|
693.782
|
2
|
46
|
Outras irregularidades:
A Viação São Roque teve a sua
licitação julgada irregular de R$ 23,6 milhões com sérios indícios de licitação
dirigida. O julgamento em 8 de fevereiro de 2011 deu o prazo de 60 dias para
que a prefeitura e a câmara municipal tomasse as providências cabíveis, mas
como se sabe nada foi feito e a empresa continua atuar na cidade.Uma grande pergunta se
coloca por que mais de um ano depois não se abriu uma nova licitação, que
poderia reduzir o preço da tarifa e ampliar os serviços prestados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário