Era só o que faltava: GCM diz que toda a culpa foi de morador de rua

04 de maio de 2017 às 18h28

viomundo
“Não leva meus bagulho não, por favor, eu não tenho nada”
Ontem a temperatura mínima na cidade de São Paulo foi 16 graus.
Não foi um sono difícil, entretanto. Tenho em casa colchão, cobertores e um fogão que me esquenta a barriga antes de deitar. Tenho paredes à minha volta que impedem o vento gelado de me castigar durante a noite. Tenho o suficiente para garantir a sobrevivência de um ser humano com o mínimo de dignidade.
Hoje, uma quarta-feira de todos os santos, sai de casa bem encasacado. Subi a escadaria e caminhei pelo pequeno terminal de ônibus do bairro. Desci por uma das entradas do metrô Conceição e sai pelo outro lado, evitando a avenida caótica e barulhenta que corre acima dos trens.
Impelido pelo desejo de começar o dia com uma coxinha ou um pastel, eu caminhava até o Praça São Paulo quando de repente avistei uma das “limpezas” períodicas praticadas pela prefeitura.
Alguns agentes da Guarda Metropolitana — a GCM — tentavam remover os poucos pertences de um morador de rua: um colchão, alguns cobertores e um carrinho de supermercado, cuja nota fiscal o sujeito foi incapaz de apresentar, vejam bem.
Não pretendo me estender aqui, porque o vídeo fala mais do que qualquer coisa que eu tenho capacidade de escrever.
Mas como é triste viver numa sociedade que coloca um trabalhador pra reprimir seu camarada, tirar dele o pouco que tem e deixá-lo numa situação pior ainda do que a pobreza repugnante na qual se encontrava antes.
Acima de tudo, uma sociedade que gera tanta mas tanta miséria apenas para que encontre depois, como solução, criminalizá-la.
Vem aí o inverno. A mínima de hoje é de 15 graus.
PS do Viomundo: O GCM que age de maneira agressiva no vídeo, José Rivanilson de Jesus, disse em seu depoimento que toda a culpa foi do morador de rua,  que suspeitava que Samir Ali Ahmad Sati tinha uma faca no corpo e que temia que ele tomasse sua arma do coldre. O caso está sendo apurado como receptação, desobediência, resistência, lesão corporal, desacato e abuso de autoridade.
Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários