terça-feira, 13 de junho de 2017

Conselho Municipal de Educação: monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação

APESR/SIPROEM adicionou 6 novas fotos.
ATENÇÃO PROFESSORES!
Ficamos mais uma vez perplexo com as atitudes do Departamento de Educação.
Sabemos que a transparência e a gestão democrática e participativa devem permear TODA atividade no que diz respeito ao PME e toda gestão da educação.
Em julho de 2016, deveria ter sido avaliada as metas.
NADA FOI FEITO. Deveria ter tido já uma nota técnica que alteraria a Lei, indo para câmara.
Há escolas hoje que dizem atender até número X de alunos, porque seguem o *PME*, outras, seguem a LDB e continuam transbordando de alunos.
Não há clareza, não repassam para discussão em htpc.
Não fica em site do município e principalmente não foi criado, nem o FÓRUM de educação que ajuda na constante avaliação da aplicabilidade das metas do PME.
E surpreendem, #fechados em gabinetes, escolhem o nomes,( aparentemente dos membros dos Conselhos), mas ao menos consultaram estas pessoas para tal função...
E diferente de outrora, no Conselho de Educação houve boicote ao nome da vice presidente, pois entendemos que se "foi escolhida" a presidente, consequentemente deveria ir a vice junto.
Por que então não escolher presidentes e vices dos Conselhos?
Quais critérios de escolha?
Quando foram escolhidos?
Por quem?
De qualquer forma, deveria ter ao menos aberto para discussão e ver quem tem real interesse em participar das avaliações do mesmo.
Cadê a lisura e transparência?
Se há pressa, se estão atrasados na avaliação, se há necessidade de urgência, façam uma parada na rede! Escolham quem quer realmente fazer parte do processo e não nomeiem sem abrir pra discussão.
Ou vão aprovar como o plano de carreira que só tem bônus pra gestor?
Sempre às pressas?
Agora implica na perda do FUNDEB?
Estamos mais uma vez decepcionados com a GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.
Professores, quem puder, #participem da reunião de amanhã, às 9h, no Conselho Municipal, na Brasital, agendada às pressas pelo CME .
Você não tem poder de voto, mas pode participar das discussões.
Reunião extraordinária sobre avaliação das metas do PME.
Vejam a portaria democrática abaixo.
APESR/SIPROEM
Devolutiva da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação
Pauta: monitoramento e avaliação do PME.
Os conselheiros foram convocados no dia de hoje para tratar do monitoramento e avaliação das metas do PME.
A Assistente Técnica Pedagógica, Professora Marisol Cavalheiro, explanou sobre as etapas de avaliação a serem cumpridas, bem como os setores e órgãos envolvidos na coleta de dados necessários neste processo.
Apresentou-nos a portaria de criação da Comissão Organizadora, onde são nomeados pelo Executivo, membros dos Conselhos Municipais e Sociedade Civil, cuja função é analisar e aprovar o documento a ser encaminhado ao CME para aprovação e posteriormente à Câmara dos Vereadores. As indicações desta comissão foi bastante polêmica, devido ao fato de a mesma não ter sido amplamente divulgada visando uma escolha democrática onde seus interessados pudessem habilitar-se a fazer parte deste importante processo.
 Ocorreu também o apontamento de um equívoco ao indicar um membro que não faz mais parte do CME, solicitando a retificação imediata da portaria substituindo o nome do professor Numa Rocca, por outro representante do segmento das escolas particulares.
Foram formadas câmaras especiais compostas por membros do CME, onde cada uma se encarregará de analisar os dados levantados pela Equipe Técnica sobre as metas que lhes foram especificadas.
O CME reunirá novamente seus integrantes para análise final do documento no dia 26 de junho em convocação extraordinária podendo, a posterior, ocorrer nova convocação em um prazo de 72h caso a documentação não esteja concluída para, então, ser aprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário