Indústria produz e emprega menos em em junho

uci
A Confederação Nacional da Indústria divulgou esta manhã que o uso  da capacidade instalada do parque fabril brasileiro recuou para 65%, 3 pontos percentuais abaixo da média histórica de 68% registrada desde 2011 para os meses de junho. A disposição para investir continua baixa, em 46,6 pontos, contra 50 pontos que significariam estar na média para o período.
O emprego também caiu, claro.
Tudo aponta para uma estagnação contínua no segundo semestre e, portanto, para a continuidade da baixa arrecadação.
Tanto que, noticia Lauro Jardim, segue a operação “cata-moeda” na área econômica e o balão de ensaio, agora, é “dar o cano” nos aumentos concedidos às carreiras mais bem pagas do funcionalismo, como os auditores da Receita Federal e do Trabalho, peritos médico previdenciário, diplomatas, oficial de chancelaria, e outras.
Outro balão de ensaio, que só terá como efeito aumentar a insegurança e fazer com que estas categorias, já normalmente lentas, passem a olhar para tartarugas no aquário e dizer: “oi, colega”.
É meramente declaratória, sem efeito imediato, porque a segunda parcela deste aumento, que começou a ser pago em janeiro, só virá em janeiro de 2018, e o problema é fechar a conta do mês.
Estamos perto de levar um tombo com um peteleco, que pode vir destas agências de classificação de risco a qualquer momento.
Ou você acha que estes gringos estão olhando a bagunça e batendo palmas? Só enquanto lhes for interessante (nos) comprar.

Postar um comentário

0 Comentários