viomundo
17 de dezembro de 2017 às 23h06
Uma calculadora financeira mostra o tamanho do ROUBO que querem fazer.
Vamos ver se a Previdência é realmente deficitária.
Vejamos: salário mínimo 937,00.
Contribuição total INSS, patronal + empregado = 20%.
Valor médio, pois a contribuição pode ser bem maior que 20%, quando tratamos de salários acima do teto: 187,00 mensais.
35 anos são 420 meses.
Pegando-se o valor de R$ 187,00 mensais e fazendo uma aplicação de juros reais de 0,5%
Total acumulado será de R$ 267.752,93
Considerando-se a expectativa de vida em 75, e que em média o brasileiro se aposenta com 60 anos somente receberá a aposentadoria por 15 anos, e que o rendimento desse investimento será de R$ 1.338,76 e o beneficio pago será de R$ 937,00 (um salário mínimo), uma diferença de 431,96 permanecerá no fundo, que resultará em um montante no valor de R$ 383.231,12, após os 15 anos de gozo, quando o aposentado morre e deixa de receber o beneficio.
Isso é suficiente para pagar mais de 2 benefícios para quem nunca contribuiu, usando apenas os rendimentos da aplicação.
Baita negócio, não!
Agora, aumentando para 40 anos o trabalhador acumulará muito mais e receberá menos, pois terá mais tempo de contribuição e menos de gozo da aposentadoria
Esses cálculos foram feitos pelo cientista político Itamar Portiolli de Oliveira, são reais e facilmente constatados em uma planilha, não são dados fictícios.
Faça esses cálculos com seu salário, lembrando que a contribuição do empregado é de 8% a 11%, dependendo do salário, com limite no teto, e do patrão pode chegar a 20% do salário bruto, independente do teto.
PS do Viomundo: O famoso “déficit”, inexistente, é causado pelo fato de que os governos de turno não querem depositar a sua parte na Seguridade Social. Desviam para outras rubricas. Então, eles querem tungar do trabalhador para poder financiar o investimento que garantirá sua reeleição, em vez de cobrar dos grandes devedores, estimular a economia com programas sociais, etc.
É o assalto do século, promovido por um presidente que se aposentou aos 55 anos, com cerca de R$ 30 mil brutos. Trata-se, pois, de uma clara tentativa de turbinar as empresas que vendem aposentadoria privada, como aliás aconteceu nos Estados Unidos, no Chile… sempre com resultados desastrosos para a base da pirâmide social.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário