06/08/2018

São Roque: falta de planejamento e dinheiro sobrando







Analisando o Termo de Referência para a realização do curso pré-vestibular gratuito e a verba destinada para a concretização dessa ação educativa, algumas conclusões podem ser inferidas. Primeiramente que no erário municipal sobra dinheiro. A matéria divulgada pela imprensa local indicou que a prefeitura de São Roque reservou o montante de 120 mil reais para a efetivação do curso.
Confrontando essa informação com o Termo de Referência, verifica-se que a proposta da prefeitura de São Roque seria um curso pré-vestibular realizado aos sábados, das 8h às 18h20, para 80 estudantes, todos recebendo material didático, com início previsto para 8 de setembro e término em 15 de dezembro de 2018, totalizando, assim, 15 encontros. Ou seja, um curso preparatório para os exames de novembro (ENEM, FUVEST, UNESP E UNICAMP) que iniciará em setembro com aulas somente aos sábados. “A CONTRATADA deverá prover as aulas da seguinte forma: 12 aulas X 15 sábados + 15 horas (simulados 3 domingos) + 15 horas (plantão dúvidas) = 210 horas; Horário: das 8h às 18h50; As aulas serão iniciadas no dia 08 de setembro com término previsto para o dia 15 de dezembro.”
Uma análise superficial desses números revela que cada estudante custará R$ 1.500 e que a contratada abocanhará R$ 40.000 por mês (3 meses de aula). Quando se compara essas cifras com a proposta de cursos pré-vestibulares tradicionais da capital paulista, conclui-se que possivelmente transborde dinheiro dos cofres da prefeitura de São Roque.
No Cursinho Henfil, na avenida paulista, o seu curso “Sábado Clássico” custa R$ 1.057 (dividido em até 12 x), para o período de 11 de agosto a 15 de dezembro, incluindo aulas das 9h às 17h20, Material Didático Digital, acesso grátis ao site Descomplica, Plantões de dúvidas e simulados. No Cursinho da Poli, para o período de 28 de julho a 15 de dezembro, a mensalidade custa R$ 333, incluindo aulas aos sábados das 8h às 19h40, apostilas de todas as disciplinas, material de redação, material de revisão e simulados.
Num cálculo rápido, por três meses no tradicional Cursinho da Poli (atende mais de 8 mil pessoas por ano), para 80 estudantes X R$ 333 (com a utilização de ônibus da prefeitura para deslocar os vestibulandos até a cidade de São Paulo durante 15 sábados), o governo de São Roque investiria menos de R$ 80.000 para atender o contingente indicado no seu Termo de Referência. Mesmo um curso completo (4 meses) no Henfil, o valor para 80 alunos ficaria abaixo daquele estipulado pela prefeitura.
Também salta aos olhos as incoerências na redação do Termo de Referência e a falta de planejamento para realizar essa ação educativa. Na seção que trata dos profissionais que precisarão ser contratados, não menciona um docente para o componente curricular de Biologia: “A Contratada deverá empregar um Coordenador Geral e 10 (dez) professores com jornada hora/aula, que deverão ministrar as disciplinas de Matemática, Física, Química, Letras, Redação/Interpretação de Texto, História, Geografia, Sociologia/Filosofia e Comunicação (englobando os conteúdos de Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).”
Mas a maior demonstração de ausência de planejamento e desconhecimento das experiências de curso preparatório para o vestibular, é iniciar as aulas em 8 de setembro. Navegando pela internet percebe-se que os cursos pré-vestibulares iniciados no segundo semestre começam as suas aulas no final de julho ou na primeira semana de agosto.
Esses descuidos pedagógicos e o possível gasto excessivo provocam questionamentos: Essa proposta de Cursinho Pré-Vestibular beneficiará de fato os estudantes de São Roque? Por que a prefeitura de São Roque demorou tanto tempo para iniciar o processo do Cursinho? Trata-se de projeto sustentável?       

Maiores informações sobre os Cursinhos Populares citados acima:


Cursinho Henfil: http://cursohenfil.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário