23/09/2018

URE frente à luta contra o aumento da passagem de ônibus e pela integração


Câmara de São Roque, 17 de setembro de 2018. 
Nossa luta contra o aumento por um transporte público, gratuito e de qualidade é vital e forte. Os poderes Executivo e Legislativo do município sabem disso, assim como a imprensa local - que vem nos dando espaço. Não é à toa que a pressão feita por nós - estudantes e trabalhadores, e todo nosso desgaste nas ruas e reuniões está surtindo resultado.
Na segunda-feira, 27/9, caminhamos com mais de 100 estudantes, contando com a paralisação dos discentes do Ensino Médio Integrado do IFSP, rumo à Câmara Municipal de São Roque para acompanhar a votação do Parecer contrário ao Decreto Legislativo do vereador Rafael Marreiro, que questiona o aumento da tarifa. Na votação a galeria ficou lotado por nós e outros grupos que também tinham o objetivo de pressionar os vereadores sobre esse tão importante assunto.
Logo, ao decorrer do posicionamento dos vereadores - que utilizaram o tempo de discussão da pauta - consolidou-se uma estimativa de derrota, devido, principalmente, à ausência do vereador Flávio Rocha. A luta, então, passou a ser para o adiamento da sessão, feito que conseguimos. Desta forma o Parecer contrário será votado nesta segunda-feira, 24/9.
Alcançado essa pequena conquista, os estudantes concentrados na Câmara partiram rumo à Prefeitura para exigir que uma comissão de manifestantes fosse recebida pelo prefeito para discutir as pautas e reivindicações populares.
Após negociações, mediadas pela Guarda Municipal, fomos recebidos pelo sr. Celso, Chefe de Gabinete, e foi marcado uma reunião para sexta-feira (21), que depois houve um adiantamento para quinta-feira (20). Os presentes na última reunião foram Paulo Noggerini Jr. (conselheiro fundador da URE) e Kauê Bordignon (Diretor de Centros Acadêmicos da URE); também estava na reunião 2 representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos. Na parte da prefeitura a mesa foi composta pelo prefeito Claudio Góes, Chefe de Gabinete Celso Mello, Departamento de Planejamento e o Jurídico, assim como Welton, representando a Mirage.
As pautas defendidas pela URE na reunião com o prefeito foram: Um maior tempo de integração, de tal maneira que seja compatível com todos os usuários e linhas, nem que para isso seja necessário fazer a integração na Rodoviária com tempo ilimitado (como era antes); e o Passe Livre para os estudantes do ensino médio, lembrando que para IFSP já existe uma lei garantindo isso. Contudo, sabemos que o Passe Livre não é uma luta de agora, mas um projeto para o futuro, então, levamos a pauta da redução da tarifa para R$ 3,60 (como era), e buscando meios de reduzir o drástico aumento de 16% (R$ 4,20).
A planilha com os gastos da empresa foi entregue pela prefeitura como explicação do aumento, a qual estamos estudando e formaremos uma comissão popular de estudo e análise, assim como pretendemos ter acesso a outros documentos que deveriam ser de domínio popular. Todos as questões estão ainda em negociação e estudo entre nós, Prefeitura e Empresa.
Devido a isso, reforçamos a importância de toda população estar presente na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (24) às 13h30. Foi a pressão popular que nos levou a possibilidade de poder alcançar nossas bandeiras e mudanças no problemático sistema de transporte público local, por isso é indispensável a participação de todas e todos. Juntos somos fortes!

União Regional dos Estudantes (URE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário