Nossa luta contra o aumento por um
transporte público, gratuito e de qualidade é vital e forte. Os poderes Executivo
e Legislativo do município sabem disso, assim como a imprensa local - que vem
nos dando espaço. Não é à toa que a pressão feita por nós - estudantes e trabalhadores,
e todo nosso desgaste nas ruas e reuniões está surtindo resultado.
Na segunda-feira, 27/9, caminhamos
com mais de 100 estudantes, contando com a paralisação dos discentes do Ensino
Médio Integrado do IFSP, rumo à Câmara Municipal de São Roque para acompanhar a
votação do Parecer contrário ao Decreto Legislativo do vereador Rafael
Marreiro, que questiona o aumento da tarifa. Na votação a galeria ficou lotado
por nós e outros grupos que também tinham o objetivo de pressionar os
vereadores sobre esse tão importante assunto.
Logo, ao decorrer do posicionamento
dos vereadores - que utilizaram o tempo de discussão da pauta - consolidou-se
uma estimativa de derrota, devido, principalmente, à ausência do vereador
Flávio Rocha. A luta, então, passou a ser para o adiamento da sessão, feito que
conseguimos. Desta forma o Parecer contrário será votado nesta segunda-feira,
24/9.
Alcançado essa pequena conquista, os
estudantes concentrados na Câmara partiram rumo à Prefeitura para exigir que uma
comissão de manifestantes fosse recebida pelo prefeito para discutir as pautas
e reivindicações populares.
Após negociações, mediadas pela
Guarda Municipal, fomos recebidos pelo sr. Celso, Chefe de Gabinete, e foi
marcado uma reunião para sexta-feira (21), que depois houve um adiantamento
para quinta-feira (20). Os presentes na última reunião foram Paulo Noggerini
Jr. (conselheiro fundador da URE) e Kauê Bordignon (Diretor de Centros
Acadêmicos da URE); também estava na reunião 2 representantes do Sindicato dos
Funcionários Públicos. Na parte da prefeitura a mesa foi composta pelo prefeito
Claudio Góes, Chefe de Gabinete Celso Mello, Departamento de Planejamento e o
Jurídico, assim como Welton, representando a Mirage.
As pautas defendidas pela URE na
reunião com o prefeito foram: Um maior tempo de integração, de tal maneira que
seja compatível com todos os usuários e linhas, nem que para isso seja
necessário fazer a integração na Rodoviária com tempo ilimitado (como era
antes); e o Passe Livre para os estudantes do ensino médio, lembrando que para
IFSP já existe uma lei garantindo isso. Contudo, sabemos que o Passe Livre não
é uma luta de agora, mas um projeto para o futuro, então, levamos a pauta da
redução da tarifa para R$ 3,60 (como era), e buscando meios de reduzir o
drástico aumento de 16% (R$ 4,20).
A planilha com os gastos da empresa
foi entregue pela prefeitura como explicação do aumento, a qual estamos
estudando e formaremos uma comissão popular de estudo e análise, assim como
pretendemos ter acesso a outros documentos que deveriam ser de domínio popular.
Todos as questões estão ainda em negociação e estudo entre nós, Prefeitura e
Empresa.
Devido a isso, reforçamos a
importância de toda população estar presente na Câmara Municipal, nesta
segunda-feira (24) às 13h30. Foi a pressão popular que nos levou a
possibilidade de poder alcançar nossas bandeiras e mudanças no problemático
sistema de transporte público local, por isso é indispensável a participação de
todas e todos. Juntos somos fortes!
União Regional dos Estudantes (URE)

Nenhum comentário:
Postar um comentário