"Em janeiro de 2019, o litro do combustível custava, em média, R$ 3,43", disse Lula. "Três anos e meio depois, o combustível custa R$ 6,89 – um surpreendente aumento de 100,87%!"

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (24) que, durante o seu governo, "os preços dos combustíveis se mantiveram estáveis, mesmo com a crise econômica mundial de 2008. O óleo diesel, por exemplo, só aumentou R$ 0,48 entre janeiro de 2003 e dezembro de 2010, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis)". "O equivalente a um aumento médio anual de 3,93%", disse o petista em nota por meio do Instituto Lula. Ao fazer a comparação entre as duas gestões, Lula afirmou que, "em janeiro de 2019, o litro do combustível custava, em média, R$ 3,43". "Em junho de 2022, apenas três anos e meio depois, o combustível custa R$ 6,89 – um surpreendente aumento de 100,87%!", acrescentou.
Ao fazer a comparação entre as duas gestões, o ex-presidente disse que, em janeiro de 2003, "o litro do diesel custava R$ 1,52". "Mesmo após a alta recorde do barril do petróleo na crise econômica mundial de 2008", afirmou Lula, o governo "manteve o preço dos combustíveis controlados e, em 2010, o combustível chegou a R$ 2,00, 76% do preço da gasolina".
O ex-presidente fez críticas à "recusa de Jair Bolsonaro em reverter a PPI (Política de Paridade Internacional)". "E a conta, quem paga? Os caminhoneiros. E a população – com o diesel caro, o frete fica mais caro, os produtos transportados ficam mais caros e a comida fica mais cara, consequentemente. Que o digam os 33 milhões de brasileiros passando fome", acrescentou.
Preços
A Petrobrás anunciou, na última sexta-feira (17), um reajuste de 5,18% para o litro da gasolina e de 14,21% para o litro do diesel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário