25/08/2023

APEOESP: NOVOS ESCLARECIMENTOS SOBRE REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS AO INSS








De acordo com o INSS, o problema com

repasses previdenciários ocorre devido

à dificuldade do Estado de São Paulo na

transição entre os sistemas de

preenchimento de dados

Órgão informa que busca soluções

junto ao Estado e Municípios para

regularizar a situação

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Secretaria de Comunicação

Tendo em vista o grande número de professoras e professores

temporários(as) que vêm procurando a APEOESP por não localizarem

em seus extratos do INSS o repasse das contribuições previdenciárias

desde setembro de 2022, a APEOESP buscou informações junto ao Governo do Estado e ao INSS.

Após reunião do Sindicato com o Superintendente do INSS na Região

Sudeste, em São Paulo, comprovou-se que, de fato, o problema está na

transição de sistemas, que a SEDUC trata como se fosse a criação de um

fundo comum. Veja abaixo!

Problemas na transmissão de informações

O Estado de São Paulo, assim como outros entes federados, está com

dificuldades na transição da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) para o eSocial, apesar da fixação do

prazo legal para adaptação em setembro de 2022

Ou seja, ficaram evidenciadas a falta de informações de folha de

pagamento, a partir da competência Outubro/2022, de servidores em

atividade vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o que

provoca a ausência de dados das remunerações no Cadastro Nacional

de Informações Sociais (CNIS).

Dessa forma, a comprovação de vínculos/remunerações dos servidores estaduais, principalmente os vinculados ao RGPS, fica prejudicada,

não garantindo reconhecimento de direito a benefícios previdenciários.

A APEOESP solicitou reunião com a Secretaria Estadual da Fazenda

para tratar deste assunto, mas até o momento não obtivemos resposta.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NEM MESMO O INSS ALEGA QUE NÃO ESTÁ

HAVENDO O REPASSE DOS VALORES RETIDOS NOS PAGAMENTOS DOS PROFESSORES PARA O INSTITUTO. O QUE ESTÁ HAVENDO É UM PROBLEMA DE

MIGRAÇÃO DE SISTEMA E ANOTAÇÃO DOS DADOS DOS SEGURADOS NO CNIS.

Em caso de prejuízo iminente, o(a) professor(a)

deve procurar o jurídico na Subsede

O INSS DE SÃO PAULO, CONHECENDO O PROBLEMA, NOS INFORMOU QUE

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Secretaria de Comunicação

VAI DAR ÊNFASE À SUA RESOLUÇÃO e até que os órgãos públicos passem

a encaminhar as informações de folha através do eSocial, alimentando

devidamente o CNIS, visando resguardar o direito aos benefícios previdenciários dos servidores públicos vinculados ao RGPS e ENTENDENDO que pode haver a comprovação dos vínculos/remunerações, QUER

EVITAR QUE HAJA PREJUÍZO PARA NOSSOS PROFESSORES, E ASSIM, QUER

CONHECER O CASOS E RESOLVÊ-LOS ADMINISTRATIVAMENTE.

Para tanto, em caso de prejuízo iminente a qualquer direito previdenciário, incluindo licenças e aposentadorias, o(a) professor(a) deve

procurar o departamento jurídico da APEOESP EM CADA SUBSEDE, RELATAR SEU CASO AO ADVOGADO, QUE O ENCAMINHARÁ À PRESIDÊNCIA

PARA QUE SEJAM TRATADOS JUNTO AO INSS.

CONTINUAREMOS MONITORANDO A SITUAÇÃO JUNTO À SUPERINTENDÊNCIA DO INSS EM SÃO PAULO, ACOMPANHANDO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

AGENDAMENTO DE PERÍCIAS E FALTAS MÉDICAS

PASSAM A SER INFORMADOS POR APP

Conforme Comunicado UCRH 009/2023, os servidores públicos que

necessitarem de licença para tratamento de saúde deverão solicitar às

unidades administrativas (superior imediato) o agendamento da perícia

médica exclusivamente por meio do aplicativo

SOU.SP.GOV.BR.

Esse aplicativo (disponível nas lojas de

aplicativos do celular) terá a funcionalidade

também de “Informar Ausência Médica”, onde

deverá ser anexado atestados e relatórios

médicos. Para acessá-lo, será preciso o login

e a senha do portal Gov.BR.

Também será pelo aplicativo que o governo

informará ao servidor sobre o agendamento e

resultados das perícias médicas pelo DPME.

Veja Comunicado UCRH 009, de 27/07/2023

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